
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Física - Ondulatória
Questão 92 6308089
EEAR 2022Durante a pandemia da COVID-19, passou-se a usar na entrada dos lugares públicos um termômetro digital óptico para verificar se a pessoa que vai entrar no local não está no estado febril. Esse termômetro não necessita estar em contato com a pele da pessoa examinada, pois o mesmo mede a radiação térmica do corpo da pessoa
É costume apontar para a testa de quem será examinado, pois normalmente é uma área que está descoberta. Porém, vários vídeos circularam nas redes sociais dizendo que essa prática era perigosa, pois os raios “emitidos” pelo termômetro, segundo os vídeos, poderiam prejudicar os neurônios das pessoas examinadas. Isso não tem nenhum fundamento, pois o termômetro não emite, mas sim, mede a irradiação eletromagnética emitida pela pessoa, através de um sensor ajustado para a faixa de frequência, cujo valor é proporcional à temperatura.
No espectro das ondas eletromagnéticas essa faixa de funcionamento do sensor do termômetro é chamada de
Questão 36 5949801
PUC-MG 2021Atualmente temos notado a utilização de um certo tipo de termômetro em muitos estabelecimentos para aferir a temperatura do nosso corpo. A foto dele é mostrada abaixo.
Esse tipo de termômetro afere a nossa temperatura capturando
Questão 131 6167300
ENEM 2° Dia 2021O eletrocardiograma é um exame cardíaco que mede a intensidade dos sinais elétricos advindos do coração. A imagem apresenta o resultado típico obtido em um paciente saudável e a intensidade do sinal (VEC) em função do tempo.
De acordo com o eletrocardiograma apresentado, qual foi o número de batimentos cardíacos por minuto desse paciente durante o exame?
Questão 21 5292907
UFU 2° Dia 2020/2Um efeito que, às vezes, se observa em dias de chuva é a emissão de luz característica de relâmpagos seguido da audição do respectivo barulho do trovão após decorrido um intervalo de tempo.
Qual é o motivo, nesse caso citado, de haver essa diferença de tempo entre a observação da luz e a audição do som do trovão?
Questão 27 5392720
FAG Medicina 2020/1Analise as proposições com relação às ondas eletromagnéticas e às ondas sonoras.
I. As ondas eletromagnéticas podem se propagar no vácuo e as ondas sonoras necessitam de um meio material para se propagar.
II. As ondas eletromagnéticas são ondas transversais e as ondas sonoras são ondas longitudinais.
III. Ondas eletromagnéticas correspondem a oscilações de campos elétricos e de campos magnéticos perpendiculares entre si, enquanto as ondas sonoras correspondem a oscilações das partículas do meio material pelo qual as ondas sonoras se propagam.
IV. As ondas eletromagnéticas sempre se propagam com velocidades menores do que as ondas sonoras.
V. As ondas eletromagnéticas, correspondentes à visão humana, estão na faixa de frequências de 20 Hz a 20.000 Hz, aproximadamente, e as ondas sonoras, correspondentes à região da audição humana, estão na faixa de frequência 420 THz a 750 THz aproximadamente.
Assinale a alternativa correta.
Questão 24 5949988
PUC-GO Geral 2020/1Leia o texto seguinte sobre os impactos do sonar de navios e seus efeitos na vida marinha:
Não é de hoje que cientistas sabem que o sonar de navios impacta a vida marinha, mas só recentemente é que um novo estudo publicado pela Royal Society B explica as causas e o impacto desse som nas baleias.
Os mamíferos marinhos são os que mais sofrem com o sonar. Atordoados com o barulho, os animais nadam milhares de metros e oscilam, mergulhando em direção ao fundo do mar e de volta à superfície. O resultado, segundo o estudo, é a união de um efeito doloroso de descompressão e bolhas de nitrogênio no sangue. O sonar de um navio pode produzir um barulho ensurdecedor, variando entre 170 e 196 decibéis.
(Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/ Meio-Ambiente/noticia/2019/01/sonar-de-navios-pode-literalmente- -matar-baleias-de-medo-mostra-estudo.html. Acesso em: 17 jul. 2019. Adaptado.)
Assinale a resposta que corretamente indica os principais fenômenos ondulatórios, envolvidos na utilização de sonares nos navios e submarinos que fazem o mapeamento do fundo marinho, localizam a posição e a velocidade de cardumes ou outros objetos submersos que se aproximam ou que se afastam e que têm impactado a vida marinha