Questões de Física - Física moderna
13 Questões
Questão 20 14559322
UEA-Específico Biologicas 2025A figura representa, de forma comparativa, o poder de pene tração de três tipos distintos de radiação, numeradas de 1 a 3, no corpo humano e em dois tipos de metais.
(www.preproom.org. Adaptado.)
A emissão que é formada por uma partícula de carga negativa e a emissão que tem carga zero correspondem, respectivamente, aos números
Questão 24 14558904
UEA-Específico Exatas 2025Reações de decaimento possuem diversas aplicações cientí ficas e tecnológicas. A reação apresentada na figura a seguir faz parte de uma série de decaimentos que são utilizados para a determinação da idade de rochas.
A tabela indica alguns dos núcleos atômicos e partículas que podem estar envolvidos em decaimentos desse tipo.
Com base nos dados da tabela, conclui-se que a reação apresentada na figura é descrita por:
Questão 39 14433135
ACAFE Verão 2025Leia o trecho a seguir, parte do livro “Devoradores de Estrelas”, do autor Andy Weir.
O trecho acima fala sobre as reações de fusão e fissão nuclear, comumente associadas às bombas atômicas
Sobre estas reações nucleares e suas características, assinale a alternativa CORRETA.
Questão 42 14018097
UFAM PSC 3º etapa 2025Um detector Geiger (figura a seguir) é usado para medir a taxa de contagem perto de uma fonte radioativa:
Considerando que, inicialmente, a leitura era de 4000 contagens⁄𝑚𝑖𝑛 e que, após 30 minutos, a taxa de contagem caiu para 500 contagens⁄𝑚𝑖𝑛, podemos afirmar que a meia-vida da fonte radiativa, desconsiderando os efeitos da radiação de fundo (background), é igual a:
Questão 60 14596841
UFGD 2024O decaimento radioativo do Iodo-131 é descrito pela seguinte função exponencial:
D(t) = P· 2-a·t
em que P é a concentração inicial do elemento (medida em pCi/l), t é o tempo transcorrido (em dias) desde que foi medida a concentração e a é uma constante real positiva.
Sabendo-se que a meia-vida do Iodo-131 é de 8 dias (isto é, que a concentração desse composto químico em uma amostra cai pela metade em 8 dias), então o valor da constante a é igual a
Questão 30 14590861
FATEC 2024/2Leia o texto para responder à questão.
Em 1977, o Centro Médico Especializado de Ciudad Juárez adquiriu um equipamento médico para diagnóstico que continha material radioativo. Após seis anos, um técnico de manutenção, inadvertidamente, desmontou parte desse equipamento e extraiu de lá uma peça em cujo interior havia 6 mil grânulos do radioisótopo cobalto-60.
Os grânulos desse radioisótopo são minúsculos e podem ser descritos como cilindros circulares retos que possuem diâmetro e altura com a mesma medida de 1,0 mm. Todavia, mesmo pequenos, esses grânulos representam uma fonte de radioatividade cuja meia vida é estimada em 5 anos.
Aparentemente, o objetivo do técnico era vender as peças da unidade de tratamento como sucata. No entanto, a maneira como o dispositivo foi perfurado e transportado fez com que uma quantidade indefinida de grânulos fosse espalhada na caminhonete usada, nos demais veículos comerciais e até em ruas de Ciudad Juárez.
Esse é um dos maiores incidentes nucleares registrado nas Américas.
Fonte dos dados: e Acesso em: 10.01.2024. Adaptado.
Meia-vida é o tempo necessário para que a atividade radioativa de um elemento seja reduzida pela metade.
Levando em consideração que um ano possui 365 dias, verifica-se que a atividade radioativa do radioisótopo diminuiu, num período de 7300 dias, um percentual equivalente a
Pastas
06