Questões de Física - Óptica - Lentes Esféricas - Óptica da Visão
170 Questões
Questão 51 14255410
UNICENTRO Vestibular 2025Os óculos e as lentes de contato têm a função de resolver problemas associados à focalização, a qual, na maior parte dos casos, é responsável pelos problemas relacionados à visão, isto é, o olho não produz imagens nítidas dos objetos ou das cenas. Esse tipo de distúrbio é denominado ametropia. Sobre o tipo de lentes de correção dos quatro tipos de ametropias mais comuns, considere as afirmativas a seguir.
I. O olho míope forma a imagem antes da retina e, para a sua correção, usa-se lente esférica convergente.
II. A hipermetropia corresponde a uma ametropia em que a imagem nítida é formada "atrás" da retina e, para a sua correção, utiliza-se lente esférica divergente.
III. A correção do astigmatismo, ametropia que consiste na perda de focalização em determinadas direções, é feita com o uso de lentes cilíndricas.
IV. Para pessoas portadoras de presbiopia, o problema está na visão de objetos próximos. A correção desse problema é obtida pelo uso de lentes esféricas convergentes para leitura.
Assinale a alternativa correta.
Questão 48 14030173
UEA - SIS 3º Serie 2025/2027 2024Na correção dos defeitos da visão, devem ser utilizadas lentes apropriadas para cada caso. Assim, para a miopia, que é um defeito da visão causado pelo grande distanciamento do cristalino até a retina, acarretando a formação das imagens em uma região muito à frente da retina, são utilizadas lentes ____________. Para a hipermetropia, situação oposta à da miopia, as lentes corretivas devem ser ____________. No caso do astigmatismo, defeito da visão caracterizado pelo formato irregular da superfície ocular, as lentes corretivas devem ser ____________.
Os nomes das lentes que preenchem as lacunas do texto são, respectivamente:
Questão 52 13507690
UPF Inverno 2024Em uma pessoa com visão normal (emetrope), a luz proveniente de um objeto é refratada pela córnea e pelo cristalino do olho e é focalizada diretamente na retina, onde uma imagem nítida é formada. Em indivíduos com hipermetropia, a luz é focalizada atrás da retina, em vez de diretamente sobre ela. Em contraste, na miopia, a luz é focalizada antes da retina. Ambas as condições podem ser corrigidas com o uso de lentes esféricas.
Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir.
As pessoas hipermetropes devem usar óculos com lentes esféricas __________ e as pessoas míopes devem usar óculos com lentes esféricas __________.
Questão 43 10836112
UERR 2024/1O olho humano, apresentado no esquema da figura a seguir, forma imagens por meio do fenômeno físico chamado de refração. No olho, existe o cristalino, uma lente biconvexa que fica localizada no interior do globo ocular. No fundo do globo ocular, encontra-se a retina, que é sensível à luz e serve como anteparo das imagens. Por todos esses fatores, o olho humano pode ser considerado um instrumento óptico. Existem casos em que as imagens não se formam exatamente sobre a retina, o que origina os denominados defeitos de visão.
Internet: www.parquecientec.usp.br (com adaptações).
Tendo como referência o texto precedente, assinale a opção correta, a respeito dos defeitos da visão.
Questão 35 11461503
FAME Medicina 2023/1Ao completar seus 18 anos de idade, uma estudante entrou na autoescola com o objetivo de passar no exame de direção para obter a carteira nacional de habilitação (CNH). No entanto, ao realizar o teste de visão, foi observado que ela apresentava dificuldade para enxergar objetos distantes. A estudante, então, foi informada que a liberação de sua habilitação estava condicionada ao uso de óculos ou lentes de contato e que, portanto, deveria realizar uma consulta com um oftalmologista.
De acordo com a situação descrita, qual era o problema de visão apresentado pela estudante e qual é o tipo de lente corretora que o oftalmologista deveria indicar para ela?
Questão 67 9895767
UNIEVA Medicina 2022/2A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou seu primeiro relatório sobre a visão da população global. A entidade estima que ao menos 2,2 bilhões de pessoas têm algum déficit nesse departamento. E quase metade, 1 bilhão de casos, são evitáveis ou passíveis de correção.
"Isso é inaceitável. A inclusão de atendimento oftalmológico é uma parte importante da jornada de todos os países em direção à cobertura universal de saúde", afirmou em comunicado à imprensa, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.
Esses números refletem a condição socioeconômica precária que diversos vivem no mundo, mas outros fatores também afetam a visão como os problemas da idade. No texto, a entidade destaca o envelhecimento populacional como outro enorme fator de risco para diversas doenças oftalmológicas. Em 2030, teremos 1,4 bilhão de pessoas maiores de 60 anos no mundo, agora são 922 milhões.
Escrito por: Chloé Pinheiro - 21 de out 2019. Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/por-que-22-bilhoes-depessoas-nao-enxergam-direito-no-mundo-segundo-oms/ Acesso em: 23 mar. 2022. [Adaptado]
Diversas pessoas com idade mais avançada utilizam lente de aumento para leitura, pois à medida que as pessoas envelhecem o cristalino se torna menos flexível e sua capacidade de acomodação se reduz.
Esse fenômeno se chama:
Pastas
06