
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Física - Óptica
Questão 18 1290704
CESUPA 2019A figura ilustra um raio de luz incidindo sobre uma massa d’água cuja superfície é perfeitamente plana. Parte da energia da luz penetra a água e parte é refletida de volta para o ar.
O raio refletido e o raio refratado irão atingir respectivamente quais dos pontos indicados na figura?
Questão 42 1131887
Unichristus 2018/2Enquanto bebia sua água, uma menina bem curiosa perguntou à mãe por que a água de seu copo tinha o “poder” de deformar seu canudo, quando imerso nela.
Sua mãe, boa aluna de Física, respondeu corretamente que é apenas uma impressão visual e que tal fenômeno é devido ao fato de
Questão 57 6526554
FASM 2018Quando colocamos um canudo obliquamente em um copo com água, observamos que ele parece estar quebrado, como mostra a figura.
Esse fenômeno deve-se
Questão 10 748899
UEFS Caderno 3 2015/2A refração da luz é o fenômeno que ocorre quando a luz muda seu meio de propagação, podendo ser entendida como a variação da velocidade sofrida pela luz ao mudar de meio. Na figura, estão representados dois raios luminosos: o raio incidente A e o raio refratado B. O ângulo de incidência é igual a θI, enquanto o ângulo de refração é igual a θII.
Considerando-se nI o índice de refração do meio I e nII, o índice de refração do meio II, é correto afirmar que a razão nII/nI é igual a
Questão 42 1549364
PUC-PR Inverno 2013É muito comum o uso das fibras ópticas para transmissão de dados em sistemas de comunicações. Um dos tipos mais utilizados são as “fibras de índice de grau monomodo”, que apresentam uma elevada atenuação ótica. Isso significa que, devido ao material com que é fabricada, a sílica, mais de 95% da luz transmitida consegue ser observada a uma distância superior a 1 km, podendo assim ser empregada em distâncias de até 200 km com grande eficiência.
O fenômeno óptico que ocorre no interior da fibra denomina-se:
Questão 73 8345652
FUVEST 2023A figura ilustra de maneira simplificada o fenômeno da dispersão da luz branca ao incidir sobre um prisma de vidro a partir do ar, mostrando apenas raios refratados correspondentes a três cores diferentes. Um fenômeno análogo é responsável pelo aparecimento do arco-íris após uma chuva.
Na base do fenômeno da dispersão está a refração de raios luminosos quando incidem sobre uma interface que separa dois meios físicos distintos. A descrição matemática da refração é feita pela lei de Snell, conforme apresentada a seguir:
𝑛𝑖,𝜆sen𝜃𝑖 = 𝑛𝑟,𝜆sen𝜃r
em que:
• 𝑛𝑖,𝜆 é o índice de refração da luz de comprimento de onda 𝜆 no meio incidente,
• 𝜃𝑖 é o ângulo que o raio incidente faz com a reta normal à interface,
• 𝑛𝑟,𝜆 é o índice de refração da mesma luz no meio refratado e
• 𝜃𝑟 é o ângulo que o raio refratado faz com a reta normal à interface.
O índice de refração do ar pode ser tomado como igual a 1 para qualquer comprimento de onda.
Com base nessas informações, a relação correta entre os índices de refração dos raios das cores (𝑛1), (𝑛2) e (𝑛3) no vidro é dada por: