Questões de Física - Mecânica
A pele humana detecta simultaneamente, com uma sensibilidade que sistemas artificiais não conseguem reproduzir, vibrações, forças estáticas, textura e escorregamento de objetos sobre sua superfície. Sensores tácteis que apresentassem respostas análogas à pele humana seriam muito desejáveis. A figura a seguir ilustra um modelo simples, utilizado no estudo da resposta da pele humana. Na referida figura, estão representados o peso do bloco, a força normal
a força de atrito
aplicada pela superfície da pele no bloco de massa m e uma força externa
aplicada na mola. A constante de mola é k = 10 N/m, e a massa do bloco é m = 4 g. Na iminência de movimento, a deformação da mola é ∆x = 3 mm em relação ao seu comprimento de equilíbrio.
Qual é o coeficiente de atrito estático entre o bloco e a pele?
Pinturas na tumba de um faraó do século XIX a.C. sugerem que os antigos egípcios adicionavam água à areia em frente aos trenós utilizados para transportar grandes peças, como pedras para pirâmides. Esse transporte era realizado por carregadores que puxavam os trenós sobre a areia.
Em 2014, cientistas realizaram medidas para testar essa hipótese e, sob certas condições, encontraram os coeficientes de atrito cinético entre o trenó e a areia listados na tabela:
Considerando as informações da tabela, qual conteúdo de água na areia tornaria mais fácil o transporte das peças pelos carregadores?
Um bloco de gelo escorrega sobre uma rampa cuja inclinação é tal que a velocidade do bloco é constante e igual a 4m/s. O coeficiente de atrito entre a rampa e o gelo é de 0,5. Considerando a aceleração da gravidade como 10m/s2 e o calor específico do gelo como 2000 J/Kg ºC, assinale a alternativa que apresenta o tempo aproximado pelo qual o bloco deve escorregar para que sua temperatura aumente em 6 ºC.
Uma comissão de engenheiros necessita fornecer alguns dados técnicos a uma fábrica de pneus.
Para uma curva de raio 120 metros, quando um veículo entra na mesma com velocidade 108 km/h, qual deverá ser o coeficiente de atrito ‘µ’ entre os pneus e o asfalto para o carro não derrapar? Dados: g = 10 m/s2
Em uma autoestrada, uma curva foi originalmente mal projetada, já que sua superfície é absolutamente plana e horizontal. Devido a essa falta de inclinação, conhecida como sobrelevação, os veículos que a percorrem contam apenas com a força de atrito entre a borracha de seus pneus e o concreto da pista para realizar a curva.
Como o erro na construção da curva era irremediável, foi estipulada uma velocidade máxima para tráfego seguro no trecho dessa curva da autoestrada.
Considerando que o coeficiente de atrito estático entre a borracha e o asfalto vale 0,5, que a aceleração da gravidade vale 10 m/s2 e que o raio da curva vale 80 m, o valor absoluto máximo da velocidade estipulada é
Sempre que necessário, use π = 3 e g = 10 m/s2.
A força de atrito cinético entre a agulha e um disco de vinil tem módulo
Sendo o módulo da força normal o coeficiente de atrito cinético, μc, entre a agulha e o disco é igual a