
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Física - Mecânica
Questão 28 8416605
Unaerp 2023Uma tampa de refrigerante na forma de tronco de cone é impulsionada, o que a faz girar, como mostra a figura. Durante a rotação, o peso pode ser decomposto em uma força vertical P’ e outra Fc, uma força centrípeta. À medida que rola, ela perde gradualmente velocidade até parar.
Sua trajetória será
Questão 91 8151256
ENEM 2° Dia 2022Um pai faz um balanço utilizando dois segmentos paralelos e iguais da mesma corda para fixar uma tábua a uma barra horizontal. Por segurança, opta por um tipo de corda cuja tensão de ruptura seja 25% superior à tensão
máxima calculada nas seguintes condições:
• O ângulo máximo atingido pelo balanço em relação a vertical é igual a 90°;
• Os filhos utilizarão o balanço até que tenham uma massa de 24 kg.
Além disso, ele aproxima o movimento do balanço para o movimento circular uniforme, considera que a aceleração da gravidade é igual a 10 m/s2 despreza forças dissipativas.
Qual é a tensão de ruptura da corda escolhida?
Questão 56 6308749
FUVEST 2021O canhão de Newton, esquematizado na figura, é um experimento mental imaginado por Isaac Newton para mostrar que sua lei da gravitação era universal. Disparando o canhão horizontalmente do alto de uma montanha, a bala cairia na Terra em virtude da força da gravidade. Com uma maior velocidade inicial, a bala iria mais longe antes de retornar à Terra. Com a velocidade certa, o projétil daria uma volta completa em torno da Terra, sempre “caindo” sob ação da gravidade, mas nunca alcançando a Terra. Newton concluiu que esse movimento orbital seria da mesma natureza do movimento da Lua em torno da Terra.
Qual deveria ser a velocidade inicial de um projétil lançado horizontalmente do alto do Everest (a uma distância aproximada de 6.400 km do centro da Terra) para colocá-lo em órbita em torno da Terra?
Note e adote:
Despreze a resistência do ar. Aceleração da gravidade: g = 10 m/s2 .
Questão 17 5292845
UFU 2° Dia 2020Um episódio impressionante passou despercebido durante o treino oficial do GP da Austrália de Fórmula 1. Durante a volta rápida que lhe rendeu a pole position, Lewis Hamilton foi submetido a uma força g de surreais 6,5 g na curva 11 do circuito de rua de Melbourne. O gráfico comparativo da transmissão indicou um aumento de 1,2 g em relação ao pico registrado na mesma prova da temporada anterior, conforme indicado no canto inferior esquerdo da figura.
Considerando-se o trecho da pista plano e horizontal e um observador em repouso no solo e na lateral da pista, é correto afirmar que a força de 6,5 g possui
Questão 5 211259
UNEMAT 2017/2O valor da aceleração da gravidade (g) na superfície terrestre é geralmente utilizado para comparar acelerações, como por exemplo, a que fica submetido um piloto de corrida ou nos chamados ‘Arrancadão’ (Top Fuel – Dragsters). A ‘Esquadrilha da Fumaça’ em suas apresentações efetua diversas manobras, entre elas, o Loop, o qual poderá ser direto – de baixo para cima – ou invertido – de cima para baixo. Esta é uma manobra arriscada, pois se a aceleração estiver entre 4g e 5,5g positivos, o piloto poderá perder completamente a visão, chegando à inconsciência se a duração superar os 5s. A figura abaixo representa os dois Loops relatados.
Tendo em vista o exposto, escolha a alternativa que melhor preenche os espaços em branco do trecho a seguir.
No Loop Direto, a aceleração se caracteriza por ser _______________ e o efeito fisiológico no piloto caracteriza-se por concentrar o sangue __________________. No Loop Invertido, a aceleração se caracteriza por ser ________________ e o efeito fisiológico no piloto caracteriza-se por concentrar o sangue __________________.
Questão 80 2263801
EEAR 2015Uma partícula de massa igual a 500 g está ligada por um fio de massa desprezível ao centro da trajetória e executa M.C.U. em um plano vertical, ou seja, perpendicular ao solo, descrevendo uma circunferência de raio igual a 10 m. Sabe-se que, a partícula ao passar pelo ponto A apresenta uma velocidade angular de 1 rad/s. Determine a tração no fio, em N, quando a partícula estiver exatamente no ponto B, considerando o fio ideal, o módulo da aceleração da gravidade no local igual a 10m/s2 e o ponto B exatamente no ponto mais alto da trajetória.
Todo movimento foi observado por um observador fixo no solo.