
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Física - Mecânica
Questão 29 1951967
UnirG 2016/1A procura por um estilo de vida saudável tem levado um grande percentual da população à prática de atividades físicas regulares. Contudo, essa prática precisa ser orientada para se evitar lesões.
Segundo o Portal Net, a força máxima tolerada pelo tendão de aquiles é de 4000 N.
Questão 49 6673608
FEMA 2022Em um jogo de tênis, a bola de massa 60 g chega a um dos jogadores com velocidade de 20 m/s. Após o jogador rebatê-la, a bola volta na mesma direção com velocidade de 30 m/s, mas em sentido contrário, conforme representado na figura.
A módulo da variação da quantidade de movimento da bola, devido à rebatida do tenista, foi de
Questão 33 7338218
PUC-GO 2022Considere as informações apresentadas no fragmento de texto a seguir:
Toyota Yaris decepciona em teste de colisão do Latin NCap; sedã e hatch têm apenas uma estrela
Nova rodada de crash test da entidade rebaixa de quatro para uma estrela ambas as versões do carro. Modelo da Suzuki, que não é vendido no Brasil, zerou na avaliação.
Desta vez, o hatch e sedã vendidos no Brasil obtiveram apenas uma das cinco estrelas disponíveis. Na avaliação feita, há dois anos, o Toyota havia recebido quatro estrelas. No teste de colisão frontal com o veículo a 64 km/h, a Latin NCap afirma que a estrutura do habitáculo, especificamente na área dos pés, foi considerada instável. [...].
(Disponível em: https://autoesporte.globo.com/servicos/ noticia/2021/10/toyota-yaris-decepciona-em-teste-decolisao-do-latin-ncap-seda-e-hatch-tem-apenas-umaestrela.ghtml. Acesso em: 28 out. 2021. Adaptado.)
Suponha que o carro na versão hatch, no fragmento de texto mencionado, possua uma massa de 1100 kg e que, no teste de colisão frontal que foi realizado, atinja um obstáculo, em um choque perfeitamente elástico, permanecendo em contato com o obstáculo por 0,1 s.
Marque a única alternativa que dá corretamente a força aproximada aplicada pelo carro no obstáculo, durante a colisão:
Questão 132 8156840
ENEM 2° Dia 2022Em um autódromo, os carros podem derrapar em uma curva e bater na parede de proteção. Para diminuir o impacto de uma batida, pode-se colocar na parede uma barreira de pneus, isso faz com que a colisão seja mais demorada e o carro retorne com velocidade reduzida. Outra opção é colocar uma barreira de blocos de um material que se deforma, tornando-a tão demorada quanto a colisão com os pneus, mas que não permite a volta do carro após a colisão.
Comparando as duas situações, como ficam a força média exercida sobre o carro e a energia mecânica dissipada?
Questão 31 3639425
ACAFE Medicina Verão 2021Em uma simulação de colisão, esquematizada da figura abaixo, um carro a 90 km/h, transportando um boneco de 80 Kg, bate frontalmente com uma parede. O tempo de colisão foi de 0,10 s.
A alternativa correta que apresenta o módulo da força média que o cinto de segurança exerce sobre o boneco durante a colisão, em Newtons, é:
Questão 29 5104816
UEMA 1° Dia 2021São Luís tem uma média mensal de 550 acidentes de trânsito segundo dados da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). A capital maranhense tem como principais causas de acidentes o excesso de velocidade e a falta de obediência às normas de trânsito. A maioria dos acidentes ocorrem nos grandes corredores de trânsito da capital maranhense. Foi o que aconteceu em um cruzamento, conforme imagem abaixo.
Um carro com massa de 1600 kg que se deslocava de oeste para leste, com uma velocidade de módulo igual a 72 km/h, colidiu com uma caminhonete de massa igual a 2400 kg que se deslocava do sul para o norte, com uma velocidade em módulo de 36 km/h. Em virtude da colisão, os dois veículos seguiram engavetados como um único corpo, na direção nordeste.
https://imirante.com/oestadoma/noticias/2015/07/09/550-acidentesde-transito-ocorrem-por-mes-em-avenidas-de-sao-luis/ (Adaptada)
Considerando a situação descrita acima e que, no momento da colisão, estava chovendo muito e, por isso, o atrito entre os veículos e a estrada pode ser desprezado, o módulo da velocidade, no momento em que os dois veículos movem-se juntos, na direção nordeste, em m/s, é igual a