Questões de Física - Mecânica - Trabalho e Energia - Sistemas Conservativos
64 Questões
Questão 40 14483291
UFVJM 1º Fase - Seriado 2024A energia, estritamente falando, pode ser definida como a capacidade de realizar trabalho, ou seja, de exercer uma força que causa o deslocamento de um objeto. É uma definição um tanto quanto abstrata e, talvez, algo difícil de entender, mas podemos pensar nela como sendo aquilo que faz com que as coisas se movam – o que faz sentido se pensarmos que todos os seres vivos se movimentam, até aqueles que aparentam não se mover. Mesmo a menor unidade de vida, a célula, se move. Dentro dela, as reações bioquímicas são um verdadeiro caldeirão de moléculas em movimento, tudo abastecido pela energia química obtida por meio das moléculas nutrientes utilizadas pelas células.
Fonte: NÉTO, João Victor Lopes da Silva, GARDEN, Nanci Câmara de Lucas. Fotossíntese artificial: um futuro verde e luminoso. Ciência Hoje, dezembro 2022. Disponível em: https://cienciahoje.org.br/artigo/fotossintese-artificial-um-futuro-verde-e-luminoso/ (Adaptado)
A relação expressa entre movimento molecular e energia química refere-se ao princípio físico da:
Questão 143 14452008
ENEM PPL 2° Dia (Amarelo) 2024A transformação entre os tipos de energia cinética (Ec ) e energia potencial (Ep ), em sistemas conservativos, é regida pela lei que afirma que a energia mecânica, dada pela soma Ec + Ep , é constante ao longo do tempo. Assuma que, em um sistema conservativo, a energia mecânica é de 12 kJ (quilojoule), sendo observado que a energia cinética Ec (em quilojoule), dada em função do tempo t (em hora), apresentou o comportamento descrito no gráfico.
Pretende-se avaliar, no período de 0 a 8 horas, qual é o maior valor possível de ser atingido pela energia potencial Ep nesse sistema conservativo.
O valor máximo da energia potencial, em quilojoule, é igual a
Questão 44 11077883
UNIG Medicina (Nova Iguaçu) 2020/2Durante um tiroteio em uma comunidade de uma cidade do Rio de Janeiro, uma bala perdida atingiu um balde, cheio de água, que se encontrava pendurado por uma corda e pendendo do galho de uma árvore. Um morador da comunidade observou que a bala ficou encravada no balde e que o conjunto balabalde se elevou até uma certa altura e começou a oscilar. Lembrando-se, então, da aula de Física sobre pêndulo simples a que havia assistido, resolveu estimar a velocidade da bala ao sair do cano da arma.
Estimando que o balde com água tem uma massa de 2kg, que subiu uma altura de 20cm em relação à posição de equilíbrio, que a massa da bala é igual a 20g e que a aceleração da gravidade local é 10m/s2, ele concluiu que a velocidade com que a bala saiu do cano da arma é igual, em m/s, a
Questão 27 608780
UFT Manhã 2019/1Um bloco de massa 3 kg, inicialmente em repouso, desliza sem atrito de A para B a partir de uma rampa de altura 5 m, conforme a figura que segue. Ao atingir o ponto B o bloco é desacelerado e percorre uma distância de 10 m até parar no ponto C. Desprezando a resistência do ar, o coeficiente de atrito cinético entre o bloco e a superfície, do ponto B até o ponto C, é:
(Adote: g = 10 m/s2 )
Questão 21 1132633
Unichristus 2017/1Leia esta tirinha.
Essa tirinha revela uma discussão entre dois colegas acerca do famoso pêndulo de Newton, o qual trata de choques entre esferas metálicas de mesma massa.
De acordo com a tirinha, o aparato mostrado se baseia
Questão 29 304268
UFRR 2009Uma bola de futebol é largada de uma altura de 30 metros da superfície da terra e toca o solo com uma velocidade não nula. Desprezando os efeitos de atrito, podemos afirmar sobre a energia mecânica que:
Pastas
06