Questões de Física - Mecânica - Estática - Centro de Gravidade
34 Questões
Questão 69 9474567
UnB - PAS 2019/1A estátua do discóbolo, realizada por Míron, representa o corpo de um atleta em seu momento de máxima tensão. Esse esforço, porém, não é refletido na face do atleta. Observa-se, além disso, na escultura, harmonia, balanceamento e simetria das proporções corporais. Assim como ocorreu com tantas outras obras gregas, perdeu-se o original da estátua do discóbolo feito de bronze e restaram apenas cópias romanas.
Internet: (com adaptações).
Tendo como referência os textos anteriores, assumindo 12/7 como valor aproximado para e considerando que o modelo na posição do discóbolo seja uma situação ideal de equilíbrio estático, julgue o item.
A disposição bidimensional de forças em um modelo na posição do discóbolo é ilustrada na figura a seguir, em que Pa = 780 N é o peso do atleta, que segura um disco de peso Pd = 20 N. O centro de massa do atleta (CM) está alinhado com o ombro, e o braço se estende por 0,7 m até o centro do disco, fazendo um ângulo de 30° com a horizontal. Os pés do atleta se apoiam nos pontos P1 e P2, que distam, respectivamente, 0,6 m e 0,2 m da projeção do centro de massa e, nesses pontos, há as reações R1 e R2
Considerando-se sistema homogêneo e aceleração da gravidade uniforme, no modelo apresentado, o centro de massa coincide com o centro de gravidade.
Questão 25 125954
EsPCEx 1° Dia 2013Um portão maciço e homogêneo de 1,60 m de largura e 1,80 m de comprimento, pesando 800 N está fixado em um muro por meio das dobradiças “A”, situada a 0,10 m abaixo do topo do portão, e “B”, situada a 0,10 m de sua parte inferior. A distância entre as dobradiças é de 1,60 m conforme o desenho abaixo. Elas têm peso e dimensões desprezíveis, e cada dobradiça suporta uma força cujo módulo da componente vertical é metade do peso do portão.
Considerando que o portão está em equilíbrio, e que o seu centro de gravidade está localizado em seu centro geométrico, o módulo da componente horizontal da força em cada dobradiça “A” e “B” vale, respectivamente:
Questão 33 9099529
UFPR 2023O texto a seguir é referência para a questão.
Em todas as questões, as medições são feitas por um referencial inercial. O módulo da aceleração gravitacional é representado por g.
Onde for necessário, use g = 10 m/s2 para o módulo da aceleração gravitacional.
A figura a seguir mostra uma prancha retilínea AB que deve ser mantida na horizontal, em equilíbrio estático.
O peso da prancha pode ser desprezado em comparação com as outras forças envolvidas. A prancha está apoiada num suporte triangular no ponto C, e sobre ela está colocado um objeto (que pode ser considerado pontual) de massa 𝒎 = 𝟐, 𝟎 kg a uma distância 𝒅𝟏 = 𝟑, 𝟎 m do suporte em C. Do outro lado do suporte, há uma força vertical 𝑭 orientada para baixo, de módulo 𝑭 = 𝟏𝟓 N, que está aplicada na prancha num ponto que está a uma distância 𝒅𝟐 do suporte em C.
Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor da distância 𝒅𝟐 para que a prancha seja mantida em equilíbrio estático.
Questão 28 7112982
UNIMONTES 1° Etapa 2020INSTRUÇÃO: Um atleta faz flexões de braço, conforme figura abaixo. O centro de gravidade está na linha vertical que passa pelo ponto G. A massa do atleta é de 90 kg. A aceleração da gravidade local é g = 10 m/s2.
A força que o solo exerce sobre suas mãos, em N, é:
Questão 116 1276568
ENEM 2° Dia (Cinza) 2019Slackline é um esporte no qual o atleta deve se equilibrar e executar manobras estando sobre uma fita esticada. Para a prática do esporte, as duas extremidades da fita são fixadas de forma que ela fique a alguns centímetros do solo. Quando uma atleta de massa igual a 80 kg está exatamente no meio da fita, essa se desloca verticalmente, formando um ângulo de 10º com a horizontal, como esquematizado na figura. Sabe-se que a aceleração da gravidade é igual a 10 m s-2, cos (10°) = 0,98 e sen(10°) = 0,17.
Qual é a força que a fita exerce em cada uma das árvores por causa da presença da atleta?
Questão 77 604489
UNESP 2019/1Duas caixas, A e B, estão apoiadas, em repouso, sobre uma barra homogênea reta presa pelo seu ponto médio (ponto O) ao teto por meio de um fio inextensível. A caixa A está colocada a uma distância x do ponto O e a caixa B a uma distância y desse ponto. Nessa situação, a barra exerce sobre a caixa A uma força e, sobre a caixa B, uma força
.
Uma matriz quadrada M é construída de forma que seus elementos são as intensidades de e e as distâncias x e y, tal que , Sendo Mt a matriz transposta de M e considerando-se o sentido anti-horário como o positivo para a rotação, para que a barra permaneça em equilíbrio na horizontal é necessário que
Pastas
06