
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Física - Mecânica
Questão 25 91444
UnB 2° Dia 2014Terraformação é um conceito que se baseia no pressuposto de que o ambiente de um planeta pode ser modificado por meios artificiais, com o objetivo de torná-lo favorável ao assentamento humano. A colonização de um corpo planetário que não seja a Terra é tema frequente na ficção científica. O planeta Marte tem sido o candidato mais provável para as primeiras experiências, não apenas por estar mais próximo da Terra, mas também pelas condições da sua superfície, mais semelhantes às da Terra, comparativamente às de outros planetas do Sistema Solar. Destaca-se, ainda, a disponibilidade de águas superficiais, embora congeladas. A gravidade de Marte é inferior à da Terra, a temperatura média varia de -63 ºC a 20 ºC e a pressão atmosférica, que depende do local de medição, é da ordem de 0,008 atm. A tabela a seguir apresenta, em porcentagem, os principais componentes da atmosfera de Marte.
* em quantidade de matéria
Tendo como referência o texto e a tabela acima, julgue o item.
A partir das informações do texto, infere-se que a velocidade de escape de um corpo é menor em Marte que na Terra.
Questão 73 1373551
FUVEST 2020A velocidade de escape de um corpo celeste é a mínima velocidade que um objeto deve ter nas proximidades da superfície desse corpo para escapar de sua atração gravitacional. Com base nessa informação e em seus conhecimentos sobre a interpretação cinética da temperatura, considere as seguintes afirmações a respeito da relação entre a velocidade de escape e a atmosfera de um corpo celeste.
I. Corpos celestes com mesma velocidade de escape retêm atmosferas igualmente densas, independentemente da temperatura de cada corpo.
II. Moléculas de gás nitrogênio escapam da atmosfera de um corpo celeste mais facilmente do que moléculas de gás hidrogênio.
III. Comparando corpos celestes com temperaturas médias iguais, aquele com a maior velocidade de escape tende a reter uma atmosfera mais densa.
Apenas é correto o que se afirma em
Questão 65 5826008
FGV-RJ Economia 2020/1Conseguimos ver o que achávamos que era invisível
Cientistas do mundo todo vibraram com a primeira imagem de um buraco negro, graças a uma rede de poderosos telescópios espalhada pelo planeta, no âmbito do projeto Event Horizon Telescope.
A grande dificuldade para "ver" um buraco negro e registrar sua imagem é que ele é, essencialmente, invisível.
É como se fosse um grande ralo, constituído
Questão 29 6308959
IME 2020Considere um planeta hipotético X com massa 4 MT, onde MT e a massa da Terra.
Considerando os planetas esféricos, se a velocidade de escape do planeta X for o dobro da velocidade de escape da Terra, a razão entre a densidade do planeta X e a densidade da Terra é, aproximadamente:
Questão 94 9500540
UnB - PAS 2019/3Os satélites de comunicação, em sua maioria, são geoestacionários (GEO), ou seja, orbitam ao redor da Terra, no mesmo sentido e velocidade de rotação da Terra. Dessa forma, eles parecem estar estacionários em relação a um ponto específico da Terra, o que permite a utilização de antenas fixas apontadas para o satélite. A órbita geoestacionária está localizada na linha do equador a uma altitude de aproximadamente 36.000 km da superfície da Terra.
Internet: www.teleco.com.br (com adaptações).
Tendo como referência o texto precedente e considerando 6 ∙ 106 m como o valor do raio da Terra, julgue o item.
Um satélite de massa maior deverá ter velocidade de escape maior para que atinja uma mesma posição orbital de um satélite de massa menor.
Questão 63 5724933
UNIEVA Medicina 2018/1A velocidade de escape do planeta Terra é de aproximadamente 11 km/s. A Lua tem uma massa 81 vezes menor que a da Terra e seu raio médio é também aproximadamente 4 vezes menor.
Nessas condições, a velocidade de escape da Lua, em km/s, será, aproximadamente: