Questões de Física - Termologia - Dilatação - Dilatação dos Líquidos
20 Questões
Um líquido a 10°C é aquecido até 150°C, estando originalmente dentro de um recipiente de 250 cm3 de volume, enchendo-o completamente. Após ser aquecido transborda 12 cm3 , qual o coeficiente de dilatação aparente do líquido?
Um recipiente tem capacidade de 3.000 cm3 a 20 °C e está completamente cheio de um determinado líquido. Ao aquecer o conjunto até 120 °C, transbordam 27 cm3.
O coeficiente de dilatação aparente desse líquido, em relação ao material de que é feito o recipiente é, em °C–1, igual a
Com relação aos fenômenos da Dilatação Térmica, analise as afirmativas abaixo.
I. Uma barra metálica com coeficiente de dilatação térmica linear igual a 3,0 x 10-5 °C -1, inicialmente a 10 °C e com comprimento de 4 metros, ao ser aquecida até uma temperatura de 160 °C, aumenta o seu comprimento em 1,8 cm.
II. Quando aquecemos um recipiente metálico totalmente preenchido com um líquido, verificamos o transbordamento do líquido correspondente à dilatação real sofrida por ele.
III. No caso de aquecimento de recipiente metálico totalmente preenchido com um líquido, ocorre transbordamento desse líquido, pois a expansão provocada por ele é maior que o ocorrido com o recipiente metálico.
IV.O aquecimento do conjunto chapa + parafuso é um dos procedimentos para se conseguir inserir, com facilidade, um parafuso de alumínio com coeficiente de dilatação térmica linear igual a 2,3 x 10-5 °C -1 em um furo circular de mesma área que a haste do parafuso, em temperatura ambiente, sobre uma chapa de aço com coeficiente de dilatação térmica linear igual a 1,1 x 10-5 °C -1 .
V. A água possui um comportamento anômalo e, caso seja aquecida de 1 °C a 3 °C, apresenta uma diminuição de seu volume.
Estão CORRETAS, apenas, as afirmativas
Entre 0 e 4ºC, a água tem um comportamento térmico diferente da maioria das outras substâncias, denominado de comportamento anômalo da água. Quando aquecida de 0 a 4ºC, ela se contrai, atingindo um volume mínimo, para uma determinada amostra, a 4ºC, e volume máximo a 0ºC. E graças a esse comportamento anormal da água que em alguns países onde o inverno é rigoroso os lagos e rios ficam congelados apenas em suas superfícies. Para explicar melhor, imagine que a temperatura do ar inicialmente a 15ºC, por exemplo, comece a cair. Ao atingir 4ºC, a água da superfície em contato com o ar, fica mais densa que a água do fundo. Essa diferença de densidade provoca a movimentação da água: sobe água “quente” e desce água “fria”. No entanto, ao ser atingida a temperatura de 4ºC, essa movimentação cessa, pois, nessa temperatura, a água tem densidade máxima. Se o esfriamento continuar, a água da superfície fica menos densa que a água do fundo, não mais sendo possível a troca de posição. A água superficial pode chegar a congelar, mas a do fundo mantém-se líquida. Esse fato é fundamental para a preservação da fauna e flora destes lugares. Se a água não apresentasse esta irregularidade na dilatação, os rios e lagos se congelariam totalmente, causando danos irreparáveis às plantas e animais aquáticos.
Disponível em:http://www.iguiecologia.com/por-que-no-inverno-os-lagos-nao-congelam-totalmente/ Acesso em: 02/09/2018
Suponha que a 4ºC uma determinada amostra de água tenha densidade d. Marque o item que corresponderá à densidade dessa amostra quando sua temperatura for igual a 0ºC.
Considere que o coeficiente de dilatação volumétrica da água seja igual a γ e que o recipiente que contenha essa amostra seja indeformável para essa variação de temperatura.
Considere um copo de metal completamente cheio de água. Sendo o coeficiente de dilatação do metal maior do que o da água, ao se elevar a temperatura de ambos, sem atingir o ponto de ebulição da água, é correto afirmar que
Um cidadão parou às 22h em um posto de combustível para encher o tanque de seu caminhão com óleo diesel. Neste horário, as condições climáticas eram tais que um termômetro, bem calibrado fixado em uma das paredes do posto, marcava uma temperatura de 10º C. Assim que acabou de encher o tanque de seu veículo, percebeu o marcador de combustível no nível máximo. Descansou no mesmo posto até às 10h do dia seguinte, quando o termômetro do posto registrava a temperatura de 30º C. Observou, no momento da saída, que o marcador de combustível já não estava marcando nível máximo. Qual afirmação justifica melhor, do ponto de vista da física, o que aconteceu? Desconsidere a possibilidade de vazamento do combustível.
Adicionar à pastas
06
Faça seu login GRÁTIS
Minhas Estatísticas Completas
Estude o conteúdo com a Duda
Estude com a Duda
Selecione um conteúdo para aprender mais: