Questões de Física - Termologia - - Volumétrica
83 Questões
Questão 109 9511837
UnB - PAS 2020/2A terebintina é um líquido incolor que flutua na água; é volátil, produz um vapor irritante de odor penetrante e desagradável e é altamente inflamável. A tabela a seguir contém características físico-químicas da terebintina.
características físico-químicas da terebintina
A seguir, a figura ilustra um recipiente de vidro, de 1 litro, completamente preenchido com terebintina e cuja superfície superior está exposta ao ar atmosférico; no gráfico, é mostrado o comportamento do volume de um litro de terebintina em função da temperatura.
Tendo como referência as informações precedentes e sabendo que o índice de refração do ar é igual a 1 e que 1 litro corresponde a 1.000 cm3, julgue o item a seguir.
A partir do gráfico, infere-se que o coeficiente de dilatação volumétrica da terebintina é 9 × 10–4 °C–1.
Questão 26 318742
UNESC 2018Uma substância, ao ser submetida a uma variação de temperatura de 80°C, sofreu dilatação, aumentando seu volume em 10 litros. Calcule o coeficiente de dilatação volumétrica dessa substância. Considere o volume inicial Vi = 500 litros.
Questão 18 6193572
UEA-Específico Exatas 2016Um anel de cobre tem diâmetro interno ligeiramente menor que o diâmetro de um cilindro também de cobre.
É possível encaixar o anel no cilindro, sem danificá-los,
Questão 26 1366264
UFAL 2014/2Para abrir um pote de geleia que possui tampa de aço do tipo rosca e corpo de vidro, com mais facilidade, basta despejar sobre a tampa água quente.
Esse procedimento é eficaz porque
Questão 11 105155
FAMEVAÇO Tipo A 2014/1À temperatura ambiente, o diâmetro do eixo é um pouco maior que o diâmetro do orifício do anel.
Para conseguir encaixar o eixo no anel, Paulo deve
Questão 15 104952
UnB 2° Dia 2009/2
Na construção do aparato necessário para a projeção de um filme, utilizam-se princípios da óptica, da termodinâmica, da mecânica e do eletromagnetismo. Na figura I, é mostrado um esquema simplificado de um projetor cinematográfico. Esse projetor, constituído por uma lâmpada que consome 500 W de potência elétrica, está posicionado em uma sala de projeção cuja temperatura inicial é de 20 ºC. Essa sala, que tem a forma de um paralelepípedo, com dimensões iguais a 10 m × 5 m × 4 m, contém matéria de densidade média igual a 1,4 g • cm-3 e calor específico igual a 0,3 cal • g-1 • ºC-1. Nesse esquema, a variável representa a distância entre a película e a lente do projetor, e a variável , a distância entre essa lente e a tela de projeção.
O motor do projetor cinematográfico pode ser representado, simplificadamente, pelo diagrama da figura II, em que é mostrada a espira E conduzindo a corrente i. Essa espira é alimentada pela bateria F, que, por sua vez, é ligada às escovas S1 e S2, que fazem contato elétrico com duas peças de formato cilíndrico que estão rigidamente atreladas à espira. A espira, que se encontra no entreferro de um ímã, está livre para girar ao redor do eixo que passa pelo centro da roldana R, de raio r1, conforme mostrado nas figuras I e II.
Os projetores cinematográficos utilizam lâmpadas que contêm uma mistura de átomos dos elementos Ne, Ar, Kr e Xe.
A partir das informações apresentadas no texto, julgue o item.
Eventualmente, uma película cinematográfica pode ter de ser substituída devido à ação de processos físicos que causem a sua dilatação.
Pastas
06