Questões de Física - Eletromagnetismo - - Força Magnética
58 Questões
Em uma demonstração, um ímã de neodímio é colocado dentro de um cilindro plástico. Desconsiderando a resistência do ar, nota-se que a queda do ímã se dá de acordo com a influência da gravidade, perfazendo um movimento retilíneo uniformemente variado. Repetindo-se o experimento e substituindo-se o cilindro plástico por um cilindro de cobre, percebe-se que o ímã agora cai lentamente. Esse fenômeno pode ser explicado pela eletrodinâmica, uma vez que o campo magnético produzido pelo ímã caindo produz correntes elétricas no cobre e, por sua vez, essas correntes elétricas geram campos magnéticos opostos ao campo original.
Essa diferença no comportamento do ímã em cada um dos tubos é explicada pelas leis
Um elétron E de massa m e carga q executa um movimento circular uniforme devido à ação de um campo magnético constante de intensidade B = 3 × 10−5 T. Observe no esquema a orientação do campo e o sentido do deslocamento do elétron.
Admita que a razão q/m = 1,6 × 1011 C/kg.
Nessas condições, a velocidade angular ω, em rad/s, desenvolvida pelo elétron, é igual a:
Considere os seguintes casos envolvendo cargas elétricas:
CASO 1: Uma carga elétrica Q em repouso.
CASO 2: Uma corrente elétrica percorrendo um fio de cobre.
Assinale a opção que contém o caso no qual (ou os casos nos quais) há produção de campo magnético.
Fluidos magneto-reológicos são fluidos que apresentam uma alteração reversível em suas propriedades reológicas, viscosidade, elasticidade e plasticidade, quando expostos a um campo magnético. Esses fluidos consistem em um óleo que possui micropartículas magnetizáveis em suspensão e estão sendo utilizados em amortecedores automotivos. Como os glóbulos vermelhos contêm ferro, a técnica magneto- -reológica também tem sido utilizada em pesquisas que objetivam reduzir a viscosidade do sangue humano. A resposta magneto-reológica resulta da interação entre as partículas ferromagnéticas suspensas no fluido com um campo magnético externo.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a equação que expressa a força magnética.
Um corpúsculo de 10 g está eletrizado com carga de 20 μC e penetra perpendicularmente em um campo magnético uniforme e extenso de 400 T a uma velocidade de 500 m/s, descrevendo uma trajetória circular.
A força centrípeta (Fcp), em N, e o raio da trajetória (rt), em m, são:
Três partículas eletricamente carregadas movem-se, separadamente, em regiões distintas onde existem campos magnéticos perpendiculares às suas velocidades. Complete as lacunas na tabela abaixo, que indica os sentidos das quantidades listadas. Use sinais do referencial abaixo, como convenção.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a tabela.
Adicionar à pastas
06
Faça seu login GRÁTIS
Minhas Estatísticas Completas
Estude o conteúdo com a Duda
Estude com a Duda
Selecione um conteúdo para aprender mais: