Questões de Filosofia - Filosofia antiga
671 Questões
Questão 12 13240691
UERJ 2º EXAME 2025Capítulo XI
“Faleceu ontem o Sr. Joaquim Borba dos Santos, tendo suportado a moléstia com singular filosofia. Era homem de muito saber, e cansava-se em batalhar contra esse pessimismo amarelo e enfezado que ainda nos há de chegar aqui um dia; é a moléstia do século. A última palavra dele foi que a dor era uma ilusão (...).”
A expressão suportar com filosofia denota o seguinte sentimento:
Questão 96 12597658
UECE 2ª Fase 2º Dia 2024/2Giorgio Colli descreve assim a origem da filosofia na Grécia, referindo-se ao papel que Platão desempenhou nela:
“A ‘filosofia’ surge de uma disposição retórica associada a um treinamento dialético, [...] [surge] da primeira manifestação de uma ruptura interior no homem de pensamento, no qual se insinua a presunçosa ambição pelo poder terreno e, finalmente, um talento artístico de alto nível, que se liberta desviando-se tumultuosamente para a invenção de um novo gênero literário”.
Giorgio Colli. O nascimento da filosofia. Trad. Federico Carotti. – 2ª ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1992, p. 96-97. – Adaptado.
No que diz respeito a essa interpretação acerca da origem da filosofia na Grécia, com Platão, assinale a afirmação verdadeira.
Questão 45 12326789
UECE 2ª Fase 2º Dia 2024/1“O trabalho de Jean-Pierre Vernant tem como fio condutor mostrar como a razão grega era política, isto é, como a reflexão ligava-se ao exercício da cidadania. Para tal, Vernant traz à cena as estruturas comuns que engendraram a cidade e o pensamento racional [...]. Tratase de mostrar, nas palavras de Vernant, como ‘a viragem do séc. VIII a.C. ao séc. VII a.C. assegura, pela laicização do pensamento político, o advento da filosofia’. O aparecimento da polis (a cidade, no sentido grego) constitui, no mundo grego, um acontecimento decisivo.”
(UOL Educação. As Origens do Pensamento Grego. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/resenhas/asorigens-do-pensamento-grego.htm.)
Essa resenha do livro de Jean-Pierre Vernant nos lembra que, para esse pensador francês, a filosofia nasce na Grécia clássica
Questão 39 12063016
UNIFOR Medicina 2024/1Sêneca (4 a.C. – 56 d.C.) foi um importante filósofo, advogado e escritor da antiguidade clássica. Para ele, “sofremos mais na imaginação do que na realidade”.
O que o referido intelectual defendia?
Questão 39 10788923
UEL Conhecimentos Gerais 2024/1Assim como seu mestre Platão, a visão é valorizada por Aristóteles. Sobre o tema, leia o texto a seguir.
Todos os homens, por natureza, tendem ao saber. Sinal disso é o amor pelas sensações. De fato, eles amam as sensações por si mesmas, independentemente da sua utilidade e amam, acima de todas, a sensação da visão. [...] E o motivo está no fato de que a visão nos proporciona mais conhecimentos do que todas as outras sensações e nos torna manifestas numerosas diferenças entre as coisas. Os animais são naturalmente dotados de sensação; mas em alguns, da sensação não nasce a memória, ao passo que em outros nasce. [...] Nos homens a experiência deriva da memória. De fato, muitas recordações do mesmo objeto chegam a constituir uma experiência única. [...] Com efeito, os homens adquirem ciência e arte por meio da experiência.
Adaptado de: ARISTÓTELES. Metafísica. Trad. Marcelo Perine da tradução italiana de Giovanni Reale. Loyola: São Paulo, 2002. p.3-4. Volume II.
Sobre o processo de conhecimento em Aristóteles, assinale a alternativa correta.
Questão 31 10769435
UEMA PAES 2024Em A República, diálogo de Platão (séc. IV a. C.), mais especificamente no Livro V, é apresentada, pela primeira vez, uma visão sobre gêneros, na qual o referido filósofo vai destacar o papel da mulher na estrutura da pólis (cidade). Para ele, se a alma é só uma, enquanto constituição, não se difere em suas potencialidades, independente do corpo ser masculino ou feminino.
[...] Portanto - prossegui eu - se se evidenciar que, ou o sexo masculino, ou o feminino, é superior um ao outro no exercício de uma arte ou de qualquer outra ocupação, diremos que se deverá confiar essa função a um deles. Se, porém, se vir que a diferença consiste apenas no facto de a mulher dar à luz e o homem procriar, nem por isso diremos que está mais bem demonstrado que a mulher difere do homem em relação ao que dizemos, mas continuaremos a pensar que os nossos guardiões e as suas mulheres devem desempenhar as mesmas funções. (A República, V, 454d-e).
Se, para o referido filósofo, as potências dos gêneros são as mesmas, de que forma, em sua filosofia, Platão propõe solucionar as funções a serem desempenhadas pelos dois gêneros?
Pastas
06