Questões de Filosofia - Filosofia antiga - Aristóteles
215 Questões
Questão 39 10788923
UEL Conhecimentos Gerais 2024/1Assim como seu mestre Platão, a visão é valorizada por Aristóteles. Sobre o tema, leia o texto a seguir.
Todos os homens, por natureza, tendem ao saber. Sinal disso é o amor pelas sensações. De fato, eles amam as sensações por si mesmas, independentemente da sua utilidade e amam, acima de todas, a sensação da visão. [...] E o motivo está no fato de que a visão nos proporciona mais conhecimentos do que todas as outras sensações e nos torna manifestas numerosas diferenças entre as coisas. Os animais são naturalmente dotados de sensação; mas em alguns, da sensação não nasce a memória, ao passo que em outros nasce. [...] Nos homens a experiência deriva da memória. De fato, muitas recordações do mesmo objeto chegam a constituir uma experiência única. [...] Com efeito, os homens adquirem ciência e arte por meio da experiência.
Adaptado de: ARISTÓTELES. Metafísica. Trad. Marcelo Perine da tradução italiana de Giovanni Reale. Loyola: São Paulo, 2002. p.3-4. Volume II.
Sobre o processo de conhecimento em Aristóteles, assinale a alternativa correta.
Questão 85 12830628
UECE 2ª fase 2ª dia 2022/2“Aquilo que conhecemos cientificamente não é sujeito a quaisquer variações. Portanto, o objeto do conhecimento científico existe necessariamente. Ele é consequentemente eterno, pois todas as coisas cuja existência é absolutamente necessária são eternas. Além disso, toda ciência pode ser ensinada, e tudo que é cientificamente conhecido pode ser aprendido. Então, o conhecimento científico pode também ser demonstrado. As coisas variáveis são objeto da fabricação e das ações praticadas.”
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco, 1139b. Trad. bras. Mário da Gama Kury. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001. - Adaptado.
Essa definição da ciência (epistéme) por Aristóteles revela bem a diferença entre a concepção grega (antiga) de ciência e a nossa (moderna).
A diferença está em que, para nós, modernos,
Questão 10 6983779
UEL 2022Leia o texto a seguir.
De facto, o homem livre manda no escravo, da mesma forma que o marido na mulher, e o adulto na criança. Nesses casos, as partes da alma estão presentes em todos esses seres, mas dispostas de modo diferente. O escravo não tem faculdade deliberativa; a mulher tem-na, mas não tem faculdade de decisão; a criança tem capacidade de decisão, mas ainda não desenvolvida. Deveríamos necessariamente admitir, então, que o mesmo se passa com as virtudes morais. Todos devem participar delas, embora não da mesma forma mas na medida em que cada um cumpre a função que lhe é
adequada. ARISTÓTELES. Política. Edição bilíngue. Tradução e notas de António C. Amaral e Carlos C. Gomes. Lisboa: Vega, 1998, p. 95.
Com base no texto e no modo como Aristóteles concebia a participação de homens livres, mulheres, crianças e escravos nas deliberações da Pólis ateniense, assinale a alternativa correta.
Questão 45 6747839
UECE 2ª Fase 2° Dia 2022/1“É impossível que o mesmo atributo, ao mesmo tempo, pertença e não pertença à mesma coisa segundo o mesmo aspecto.”
ARISTÓTELES. Metafísica, IV, 105a15. São Paulo: Loyola, 2002 – Adaptado.
Sobre a citação acima, é correto afirmar que
Questão 23 5112712
UEMA 2° Dia PAES 2021O silogismo determina um argumento, formado por três proposições que estão interligadas. Na filosofia, o silogismo é uma doutrina pertencente à lógica aristotélica e que organiza a forma de pensar. Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.) utilizou esse método nos estudos da argumentação lógica.
Vejamos exemplo de um silogismo.
• Todo brasileiro é sul-americano.
• Todo nordestino é brasileiro.
• Logo, todo nordestino é sul-americano.
https://www.todamateria.com.br/silogismo
Como é classificado esse tipo de silogismo?
Questão 1 7143080
UNIMONTES 2° Etapa 2020Texto
O sentido da vida está na vida concreta
Margot Cardoso
Desde os primórdios do pensamento que o homem questiona o sentido da vida. De acordo com os gregos
antigos, o sentido da vida era estar alinhado com o cosmos. Aristóteles levou essa crença para a prática e afirmava
que o sentido da vida era escutar seu projeto interno e exercer os próprios talentos. Antes dele, Platão afirmou
justamente o contrário, que o sentido da vida não estava na enganosa vida material, mas na transcendência, no
mundo invisível, no eterno. Portanto, um caminho a ser percorrido pela alma. E essa fissura entre os dois
[5] pensadores — ironicamente, discípulo e mestre — continua a dividir o mundo até hoje.
Entretanto, apesar da cisão permanecer, o pensamento de Platão — mesclado com o cristianismo — é hoje a
corrente dominante. Assim, o sentido da vida está na transcendência, está fora deste mundo. Contudo, o escritor e
psicanalista Contardo Calligaris estava completamente em desacordo com esse pensamento. Em sua conferência no
Fronteiras do Pensamento 2019, Calligaris afirmou que o sentido da vida está no que é vivido a cada dia. “A questão
[10] do sentido da vida é simples. O sentido da vida é a própria vida concreta”, diz ele. [...]
Disponível em: https://vidasimples.co/ser/o-sentido-da-vida-esta-na-vida-concreta/. Acesso em: 10 out. 2021.
Considere o trecho “Portanto, um caminho a ser percorrido pela alma. E essa fissura entre os dois pensadores — ironicamente, discípulo e mestre — continua a dividir o mundo até hoje.” (Linhas 5-6)
O uso do operador argumentativo “ironicamente” justifica-se pelo fato de
Pastas
06