Questões de Filosofia - Filosofia antiga - Pólis e Razão
131 Questões
Questão 96 12597658
UECE 2ª Fase 2º Dia 2024/2Giorgio Colli descreve assim a origem da filosofia na Grécia, referindo-se ao papel que Platão desempenhou nela:
“A ‘filosofia’ surge de uma disposição retórica associada a um treinamento dialético, [...] [surge] da primeira manifestação de uma ruptura interior no homem de pensamento, no qual se insinua a presunçosa ambição pelo poder terreno e, finalmente, um talento artístico de alto nível, que se liberta desviando-se tumultuosamente para a invenção de um novo gênero literário”.
Giorgio Colli. O nascimento da filosofia. Trad. Federico Carotti. – 2ª ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1992, p. 96-97. – Adaptado.
No que diz respeito a essa interpretação acerca da origem da filosofia na Grécia, com Platão, assinale a afirmação verdadeira.
Questão 72 11144274
UECE 1ª Fase 2023/2Leia com atenção a seguinte citação:
“É no plano político que a razão, na Grécia, primeiramente se exprimiu, constituiu-se e formou-se. A experiência social pôde tornar-se entre os gregos o objeto de uma reflexão positiva, porque se prestava, na cidade, a um debate público de argumentos. O declínio do mito data do dia em que os primeiros sábios puseram em discussão a ordem humana, procuraram defini-la em si mesma, traduzi-la em fórmulas acessíveis à sua inteligência, aplicar-lhe a norma do número e da medida”.
VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. – 2ª ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Difel, 1977, p. 42.
Considerando a passagem acima, assinale a opção que corresponde à explicação da tese de Jean-Pierre Vernant de que a filosofia “é filha da pólis”.
Questão 31 8491048
UNESP 2023/1No pensamento grego, tudo o que é “musical” se relaciona intimamente com o ritual, sobretudo com as festas, nas quais, evidentemente, o ritual possui sua função específica. Talvez não haja uma descrição mais lúcida das relações entre o ritual, a dança, a música e o jogo do que a das Leis de Platão. Os deuses, diz ele, cheios de piedade pela raça humana, condenada ao sofrimento, ordenaram que se realizassem as festas de ação de graças como descanso para suas preocupações, e deram-lhes Apolo, as Musas e Dionísio como companheiros dessas festas, a fim de que essa divina comunidade festiva restabelecesse a ordem das coisas entre os homens.
(Johan Huizinga. Homo ludens, 2007.)
O excerto, que aborda história e pensamento na Grécia Antiga, caracteriza
Questão 71 8457352
UECE 1ª Fase 2023/1“A relação que constatamos entre o nascimento do filósofo e o aparecimento do cidadão não é para nos surpreender. A Cidade (pólis) realiza no plano das formas sociais uma separação entre a sociedade e a natureza; e essa separação pressupõe, no plano das formas mentais, o exercício de um pensamento racional. Com a Cidade, a ordem política se separou da organização cósmica; a Cidade aparece como objeto de uma constante indagação e reflexão, de uma discussão apaixonada e, ao mesmo tempo, argumentada”.
VERNANT, J.-P. A formação do pensamento positivo na Grécia arcaica. In: Mito e pensamento entre os gregos. Tradução de Haiganuch Sarian. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990, p. 462-263. (Texto adaptado)
Com base na citação anterior, é correto afirmar que a filosofia grega nasceu
Questão 71 12720991
UECE 1ª Fase 2022/2Discutindo sobre a origem da filosofia na Grécia, a filósofa paulista Marilena Chaui explica:
“A filosofia nasce [...] no contexto da pólis e da existência de um discurso (lógos) público, dialogal, compartilhado, decisional [de decisão coletiva], feito na troca de opiniões e na capacidade para encontrar e desenvolver argumentos que persuadam os outros e os façam aceitar como válida e correta a opinião emitida, ou rejeitá-la se houver fraqueza dos argumentos”.
CHAUI, Marilena. Introdução à história da filosofia, 1: Dos pré-socráticos a Aristóteles. – 2. ed. rev. e ampl. – 5ª São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 44.
Segundo a tese de Chaui sobre a origem da filosofia, é correto dizer que a filosofia se desenvolveu no contexto da pólis,
Questão 89 8078524
ENEM 1° Dia (Prova Rosa) 2022Advento da Polis, nascimento da filosofia: entre as duas ordens de fenômenos, os vínculos são demasiado estreitos para que o pensamento racional não apareça, em suas origens, solidário das estruturas sociais e "mentais próprias da cidade grega. Assim recolocada na “história, a filosofia despoja-se desse caráter de revelação absoluta que às vezes lhe foi atribuído, saudando, na jovem ciência dos jônios, a razão intemporal que veio encarnar-se no Tempo. A escola de Mileto não viu nascer a Razão; ela construiu uma Razão, uma primeira forma de racionalidade. Essa razão grega não é a razão experimental da ciência contemporânea.
VERNANT, JP. Origens do pensamento grego. Reo de Janeiro: Difel, 2002.
Os vínculos entre os fenômenos indicados no trecho “foram fortalecidos pelo surgimento de uma categoria de pensadores, a saber:
Pastas
06