
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Filosofia - Filosofia medieval
Questão 43 3638193
CESMAC Medicina 1° Dia 2020/2Entre os grandes períodos da História da Filosofia Ocidental, houve um que defendia que a Filosofia devia estar ao serviço da Teologia, para, deste modo, facilitar a compreensão dos dogmas da religião cristã.
Esse Período ficou conhecido como:
Questão 38 4462715
Unichristus 1° Dia 2020/1O “Doutor Angélico” ou “Doutor Universal”, como é chamado, maior nome da escolástica medieval e o mais venerado dos doutores da Igreja, foi responsável por conciliar o aristotelismo e a fé cristã, em uma elaborada apresentação da teologia natural. Foi frade dominicano, discípulo de Santo Alberto Magno e mestre na Universidade de Paris. Sua influência se percebe na vastíssima tradição que se convencionou chamar tomista, a filosofia moderna se definindo, em grande medida, de acordo com a adesão ou a oposição de cada filósofo a tal tradição.
Disponível em: http://estudantedefilosofia.com.br/doutrinas/tomismo.php. Acesso em: 10 jun. 2020.
A partir do texto, pode-se concluir que o “Doutor Angélico” é
Questão 12 5292746
UFU 2° Dia 2020/2O filósofo e monge dominicano São Tomás de Aquino (1225 – 1274 d.C.) elaborou uma filosofia que estava fundada em dois pilares principais: a fé cristã e a filosofia de Aristóteles (384 – 322 a.C.).
A respeito da filosofia tomista, é INCORRETO afirmar que Tomás de Aquino
Questão 52 1429576
ENEM PPL 1° dia 2019Tomás de Aquino, filósofo cristão que viveu no século XIII, afirma: a lei é uma regra ou um preceito relativo às nossas ações. Ora, a norma suprema dos atos humanos é a razão. Desse modo, em última análise, a lei está submetida à razão; é apenas uma formulação das exigências racionais. Porém, é mister que ela emane da comunidade, ou de uma pessoa que legitimamente a representa.
GILSON, E.; BOEHNER, P. História da filosofia cristã. Petrópolis: Vozes, 1991 (adaptado).
No contexto do século XIII, a visão política do filósofo mencionado retoma o
Questão 41 2513595
UPE 2° Fase 1° Dia SSA 2019Sobre a dimensão do saber filosófico no âmbito da história, analise o texto a seguir:
O mundo antigo termina aproximadamente, no século V da nossa era. A Idade Média se considera acabada no século XV. Nesse período, na história do pensamento filosófico, surgem problemas capitais sobre a filosofia e a totalidade do saber no plano do conhecimento.
No tocante ao saber filosófico no âmbito da história, a chamada Idade Média continua predominando na totalidade do conhecimento humano, do saber racional.
Mas a ideia central que polariza a singularidade da filosofia nesse período gira em torno
Questão 3 8784370
UEM/CVU Filosofia - Verão 2019“Se é verdade que a verdade da fé cristã ultrapassa as capacidades da razão humana, nem por isso os princípios inatos naturalmente à razão podem estar em contradição com esta verdade sobrenatural. É um fato que estes princípios naturalmente inatos à razão humana são absolutamente verdadeiros; são tão verdadeiros, que chega a ser impossível pensar que possam ser falsos. Tampouco é possível considerar falso aquilo que cremos pela fé, e que Deus confirmou de maneira tão evidente. Já que só o falso constitui o contrário do verdadeiro, [...] é impossível que a verdade da fé seja contrária aos princípios que a razão humana conhece em virtude de suas forças naturais. [...] Todavia, já que a palavra de Deus ultrapassa o entendimento, alguns acreditam que ela esteja em contradição com ele. Isto não pode ocorrer.”
(AQUINO, T. de. Suma contra os gentios. Apud ARANHA, M. L de. Filosofando. São Paulo: Moderna, 2ª ed. p. 103).
A partir do texto citado e de conhecimentos do pensamento filosófico de Tomás de Aquino, assinale o que for correto.
01) Fé e razão não se opõem, porque seus princípios são verdadeiros.
02) Tomás de Aquino tomou por tarefa compatibilizar, a partir da relação fé e razão, a filosofia aristotélica com a verdade cristã.
04) O âmbito do racionalmente demonstrável é restrito se comparado com a imensidão dos mistérios divinos.
08) Para Tomás de Aquino, o conteúdo da fé é revelado por Deus aos homens, segundo a sua sabedoria.
16) A existência de Deus para Tomás de Aquino é tão somente afirmada pela fé, jamais reconhecida pela razão.