Questões de Filosofia - Filosofia moderna - Filosofia Alemã - Hegel
21 Questões
Questão 55 7515763
UFMS PASSE - 3ª Etapa 2019-2021O nacionalismo romântico, cujo ideal de beleza foi pautado na produção humana, excluindo-se o natural, enxerga na exaltação do indivíduo nacional os marcos para a prosperidade. Na concepção estética de um filósofo nacionalista romântico que viveu entre os séculos XVIII e XIX, o belo artístico seria o ideal, pois partiria do espírito consciente e superaria o belo natural, conectando-se à produção e gerando a arte.
De qual filósofo o texto trata?
Questão 59 139354
UNESP 2017/1A genuína e própria filosofia começa no Ocidente. Só no Ocidente se ergue a liberdade da autoconsciência. No esplendor do Oriente desaparece o indivíduo; só no Ocidente a luz se torna a lâmpada do pensamento que se ilumina a si própria, criando por si o seu mundo. Que um povo se reconheça livre, eis o que constitui o seu ser, o princípio de toda a sua vida moral e civil. Temos a noção do nosso ser essencial no sentido de que a liberdade pessoal é a sua condição fundamental, e de que nós, por conseguinte, não podemos ser escravos. O estar às ordens de outro não constitui o nosso ser essencial, mas sim o não ser escravo. Assim, no Ocidente, estamos no terreno da verdadeira e própria filosofia.
(Hegel. Estética, 2000. Adaptado.)
De acordo com o texto de Hegel, a filosofia
Questão 51 409996
UNIMONTES 2011/2Segundo a concepção dialética, a passagem do ser ao não ser não é aniquilamento, destruição ou morte pura e simples, mas movimento para outra realidade. A dialética guarda três momentos que podem ser denominados de
Questão 95 12597626
UECE 2ª Fase 2º Dia 2024/2“De acordo com Hegel, para compreender a dialética da realidade é necessário que a razão se afaste do entendimento comum e se coloque do ponto de vista do absoluto. [...] Desse modo, alcança a unidade entre ser e pensar, harmonizando a subjetividade com a objetividade”.
Gilberto Cotrim. Fundamentos da filosofia. – 4ª ed. São Paulo: Saraiva, 2016, p. 295.
Para Hegel, somente o ponto de vista do absoluto permite o conhecimento adequado da dialética da realidade porque
Questão 83 12597444
UECE 2ª Fase 2º Dia 2024/2Leia atentamente a seguinte passagem em que o filósofo alemão Georg Hegel discute a relação entre essência e aparência na arte:
“A própria aparência é essencial para a essência; a verdade nada seria se não se tornasse aparente e aparecesse. Por isso, nem toda aparência pode ser objeto de censura, pois a aparência é o modo particular de aparecer segundo o qual a arte realiza o que é verdadeiro em si mesmo”.
Georg Hegel. Estética, I: Introdução. Trad. Marco Aurélio Werle. São Paulo: Edusp, 2001, p. 33. – Adaptado.
Dessa passagem, é correto afirmar que, para Hegel,
Questão 19 11439948
Unioeste Tarde 2024Em um texto de suas Preleções sobre a História da Filosofia, o filósofo alemão Hegel (1770-1831) afirma:
I Que a proposição fundamental daquele que é considerado o primeiro filósofo, Tales de Mileto, é filosófica porque afirma a unidade da totalidade dos seres;
II Que essa afirmação da unidade do Todo se distingue do discurso homérico, marcado pelos mitos, porque em Homero supõem-se muitas realidades e princípios, sem unidade clara;
III Que o erro da proposição de Tales está em nomear e entender a unidade absoluta como água, já que água é um dos seres, e não o princípio universal (arkhé).
É indiferente que haja ordem ou desordem no visto, mas o critério para essa ordenação ou para a desordem, ou seja, a possibilidade mesma de que o múltiplo intuído (o “visto imediatamente”) tenha alguma ordem é uma representação prévia ao intuído, que lhe dá forma.
A partir do que se disse, é INCORRETO afirmar.
Pastas
06