Questões de Filosofia - Filosofia moderna - Filosofia Alemã - Marx
58 Questões
Questão 28 11036156
UTFPR Verão 2024O alemão Karl Heinrich Marx em conjunto com Friedrich Engels produziu em 1847 o “Manifesto Comunista”, documento considerado o primeiro esboço da teoria que seria chamada posteriormente de “Marxismo”. Marx tornou-se o principal idealizador do socialismo e do comunismo revolucionários. Dentre as suas obras, a principal e mais importante delas foi publicada, em diversos volumes, entre os anos de 1867 e 1894.
Assinale dentre as alternativas a seguir, aquela que apresenta o nome desta obra de Karl Marx:
Questão 68 12720988
UECE 1ª Fase 2022/2O filósofo cearense Alcântara Nogueira (1918-1989) afirma o seguinte sobre o materialismo histórico:
"Marx considera o processo histórico significando uma atividade que se exerce em contínua transformação e que, no final, se realiza como ação em constante modificação renovadora. [...] Existe a realidade objetiva, mas é preciso que esta seja modificada, porque só assim haverá condições para alcançar sua compreensão [...]."
NOGUEIRA, Francisco Alcântara. Poder e humanismo. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1989, p.147.
Em outras palavras, a compreensão da realidade
Questão 129 6754279
UECE 2ª Fase 2° Dia 2022/1As sucessivas transformações espaciais engendradas pela reprodução do capital e pela ação humana que ocorrem em escala planetária, a partir das determinações econômicas do modo de produção capitalista, em suas manifestações críticas e contraditórias, mediadas pela generalização do mercado e da propriedade privada, podem ser adequadamente compreendidas sob a perspectiva da
Questão 42 9537670
UEG 2021/1Leia o texto a seguir.
Marx, Freud, Einstein, todos transmitiram a mesma mensagem para a década de 20: o mundo não era o que parecia ser. Os sentidos, cujas percepções empíricas moldaram as nossas ideias de tempo e espaço, certo e errado, lei e justiça, e a natureza do comportamento do homem não eram confiáveis. Além disso, a análise marxista e freudiana se juntaram para minar, cada uma a sua maneira, o sentimento de responsabilidade pessoal e de dever para com o código da verdadeira moral, que era o centro da civilização europeia do século XIX.
JOHNSON, P. Tempos modernos. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1990. p. 9.
A obra do filósofo alemão Karl Marx contribuiu para minar o sentimento de responsabilidade pessoal com ocódigo moral vigente na sociedade europeia ao mostrar que
Questão 83 12538411
UECE 2ª Fase - 2º Dia 2020/1Relacione, corretamente, os pensadores com seus respectivos pensamentos acerca da forma como o conhecimento da realidade se verifica, numerando os parênteses abaixo, de acordo com a seguinte indicação:
1. Immanuel Kant
2. Karl Marx
3. Renè Descartes
4. G.W.F Hegel
( ) A reflexão filosófica deve partir de um exame da formação da consciência e a experiência da consciência não é só uma experiência teórica: é necessariamente histórica.
( ) Não é a consciência que determina a vida, mas a vida que determina a consciência. É a ideologia a responsável por produzir uma alienação da consciência humana de sua situação real.
( ) É sempre possível duvidar de um princípio, questionar as bases de uma teoria. É preciso colocar em questão todo o conhecimento adquirido.
( ) O conhecer é um ato de autodeterminação do sujeito, é anterior a toda experiência, e trata não tanto dos objetos, mas dos conceitos a priori sobre os objetos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Questão 57 7144553
UNIMONTES 2° Etapa 2020De acordo com Marx, as grandes transformações históricas deram-se primeiramente no campo da economia, causadas por contradições geradas no interior do próprio modo de produção. Diferentemente de Hegel, no entanto, Marx não concebe uma história que anda sozinha, guiada por uma razão ou um espírito, mas sim uma história feita pelos seres humanos, que interferem no processo histórico e podem, dessa forma, transformar a realidade social, sobretudo se alterarem seu modo de produção.
Fonte: COTRIM, Gilberto; FERNANDES, Mirna. Fundamentos de filosofia. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2013. p. 296.
O excerto acima, ao afirmar que Marx adota uma perspectiva totalmente oposta ao pensamento de Hegel acerca da concepção da história, coloca em evidência o antagonismo entre duas correntes filosóficas.
Aponte quais são elas.
Pastas
06