Questões de Filosofia - Filosofia moderna - Filosofia Alemã - Nietzsche
66 Questões
Questão 22 11463556
UEMA 60+ 2023O professor Clademir Araldi, em recente entrevista à mídia de grande circulação, sobre os principais sintomas do niilismo em nossa sociedade, assim o definiu:
Penso que podemos diagnosticar sintomas de uma crise niilista tanto no plano coletivo quanto no plano individual. Parece que os homens há muito deixaram de ser sujeitos autônomos dos processos, valores e leis que regem nossa sociedade contemporânea. Apesar de passar por crises, as democracias liberais oferecem várias opções aos indivíduos nela jogados, mas sempre dentro de uma lógica de produção, circulação e consumo. O mercado, assim, parece encantar de novo o mundo com seus valores e leis invisíveis, com promessas de felicidades imensas para indivíduos empreendedores. O individualismo está no cerne de nossas relações sociais, apesar de um discurso vago e propagado de solidariedade, numa era de democracia digital. Mas é quase sempre o temor de ferir o espaço de jogo individual que move os atores a preocupar-se um pouco com os outros no palco contemporâneo de luta por destaque. O niilismo se insinua através desse individualismo associal. Por mais que o indivíduo se esforce sem refletir sobre o sentido de seus empreendimentos e investimentos pulsionais, o vazio desses valores incomoda muito. Isso porque os bens de consumo são muito fugazes. A satisfação que eles trazem é tão breve que a compulsão por novos produtos e realizações não consegue preencher a necessidade humana por um sentido firme, por afetos que não sejam tão diluíveis nas aparências enganadoras do consumismo. A depressão é um sintoma bem nítido dessa doença em nossos tempos. E principalmente a luta para evitar o desespero latente em não ter nada que fazer para preencher o vazio de uma vida que se consome na superficialidade das relações. A pouca confiança das pessoas nas instituições sociais, a restrição sempre maior dos espaços de práticas sociais solidárias, vinculativas e a preocupação egoísta estreita com os simulacros de si mesmo expressam o vazio niilista de nossa sociedade.
ARALDI, Clademir. O niilismo como doença da vontade humana. Entrevista concedida a Márcia Junges. Niilismo e relativismo de valores. Mercadejo etico ou via da emancipacao e da salvacao? São Leopoldo, RS, Edição 354, 20.
Nesse sentido, o niilismo é
Questão 34 6637780
UFGD 2022No curta-metragem Meu Amigo Nietzsche, dirigido por Fáuston da Silva, o estudante Lucas, personagem principal da trama, experimenta o dilema de não ter um bom desempenho em leitura. De acordo com sua professora, caso não se esforce o suficiente, poderá “repetir o ano”. Sua trajetória de “fracasso” é interrompida após encontrar por acaso em um lixão um dos livros do filósofo alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche, Assim falou Zaratustra (1883). Do mesmo modo que o personagem central da obra nietzscheana, Lucas vive a desconfiança daqueles que estão em seu entorno.
Levando em consideração o curta, bem como os pressupostos da filosofia de Nietzsche e o título do livro, assinale a alternativa que expressa o sentido da principal descoberta de Lucas.
Questão 26 9499754
UnB - PAS 2019/3No filme Meu amigo Nietzsche, de Fáuston da Silva, o protagonista Lucas é uma criança com dificuldades na escola. Sua professora recomenda que ele leia mais. Ao encontrar no lixão um livro de Nietzsche, o jovem inicia a leitura e sofre transformações em sua vida, melhorando suas notas em todas as avaliações. No entanto, essas transformações não são compreendidas por sua família, nem por sua professora. Ele pergunta à sua mãe se Deus está morto. Sua mãe, então, leva-o para uma igreja. A professora, ao falar sobre as boas notas das avaliações, ouve de Lucas: “avaliar é criar, sem avaliação, a existência seria oca”, e a partir disso acredita que o garoto enlouqueceu. No final, a mãe joga o livro no lixo e diz ao filho que fez isso por amor, ao que ele responde: “Mãe, tudo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal”.
Fáuston da Silva. Meu amigo Nietzsche.
Considerando o fragmento de texto apresentado, bem como o filme Meu amigo Nietzsche, de Fáuston da Silva, julgue o item que se seguem.
Há no filme elementos da realidade associados a ideias do filósofo alemão, apresentadas de forma coerente com o projeto nietzschiano de “filosofar com o martelo”.
Questão 11 6195739
UEA-Específico Humanas 2018Se a tragédia havia absorvido e assimilado todas as formas de arte antecedentes, o mesmo se pode dizer do diálogo platônico. Mistura de todos os estilos e de todas as formas precedentes, o diálogo oscila entre a narrativa, o lirismo e o drama, entre a prosa e a poesia. Platão conseguiu realmente legar à posteridade o modelo de uma obra de arte nova, o do “romance”. Neste gênero literário, a poesia existe gradualmente subordinada à filosofia e durante muitos séculos, mais tarde, a mesma filosofia esteve subordinada à teologia.
(Friedrich Wilhelm Nietzsche. A origem da tragédia, 2004. Adaptado.)
Pode-se exemplificar o argumento sobre a submissão da filosofia à teologia, com
Questão 8 7026351
UFU Tipo 2 2017/2Nietzsche escreveu:
E vede! Apolo não podia viver sem Dionísio! O “titânico” e o “bárbaro” eram no fim de contas, precisamente uma necessidade tal como o apolíneo!
NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 38.
Assinale a alternativa que descreve corretamente o dionisíaco e o apolíneo.
Questão 14 7024591
UFU Tipo 1 2017/2Nietzsche escreveu:
E vede! Apolo não podia viver sem Dionísio! O “titânico” e o “bárbaro” eram no fim de contas, precisamente uma necessidade tal como o apolíneo!
NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 38.
Assinale a alternativa que descreve corretamente o dionisíaco e o apolíneo.
Pastas
06