Questões de Filosofia - Filosofia moderna - Iluminismo Francês - Denis Diderot
4 Questões
Questão 38 12752517
UFAM PSI - CG 1 2023"Constituída por uma ‘sociedade de gente de letras’, ela não era concebida como obra de um único indivíduo [...]. Mas sua verdadeira importância decorre de outro fato: ela ocupa na história das ideias e na história social um lugar único, resultado de seu papel antropológico e político e do espírito militante que a inspirava. Ela foi, de fato, o ‘laboratório’ em que se preparavam mudanças de toda espécie, sobretudo de mentalidade, e foi graças a tais mudanças que puderam ser inseridos diversos aspectos daquilo que é possível chamar de ‘mundo moderno’.”
PATY, M. D’Alembert, ou a razão físico-matemática no século do iluminismo. São Paulo: Estação Liberdade, 2005. p. 21. In: ALVES, A.; OLIVEIRA, L. F. Conexões com a História 2. São Paulo: Moderna, 2016. p. 89.
A obra referida acima foi organizada pelo filósofo Denis Diderot e pelo matemático Jean D’Alembert, e foi concebida e elaborada para ser uma síntese de todo o saber acumulado.
Ela é considerada a obra mais representativa dos ideais iluministas. Essa obra é o(a):
Questão 61 5776035
PUC- RJ Verão 2019Com 72.000 verbetes, distribuídos em 17 volumes, a Enciclopédia, ou Dicionário razoado das ciências e dos ofícios (1751- 1772), editada por Denis Diderot e Jean le Rond d’Alembert, é considerada o texto mais representativo do movimento iluminista francês. Em relação à Enciclopédia e ao Iluminismo francês, analise as afirmações abaixo:
I - Considerando como conhecimento válido apenas aquele baseado na Revelação bíblica, a Enciclopédia incluía a maior parte das doutrinas ortodoxas da Igreja.
II - Entre as diferentes formas de conhecimento, a Enciclopédia dava enorme destaque àquelas vinculadas à prática, como as artes e os ofícios, em conformidade com a crença iluminista na capacidade da técnica em dominar a natureza em prol da melhoria da condição humana.
III - A Enciclopédia apresenta uma visão otimista da história como um contínuo progresso material e moral da espécie humana e dos clérigos como os principais agentes desse progresso.
IV - Ao buscar compilar todo o conhecimento humano útil numa obra acessível, a Enciclopédia mostrava-se fi el à convicção iluminista de que a instrução seria capaz de libertar os homens da superstição, do fanatismo e da violência, tornando-os melhores e mais virtuosos.
Estão corretas APENAS as afirmações
Questão 1 1543786
PUC-PR Inverno 2014“Achamos que o maior serviço a prestar aos homens é ensiná-los a usar a razão, a somente aceitar como verdade aquilo que verificaram e comprovaram”.
Esse pensamento é de Denis Diderot e expressa o cerne do movimento:
Questão 22 10527140
FUVEST (USP) 2024“A Enciclopédia conseguiu destronar a antiga rainha das ciências e elevar a filosofia para o seu lugar. Longe de ser um compêndio neutro de informações, a obra modelava o conhecimento de tal maneira que o tirava do clero e o colocava nas mãos de intelectuais comprometidos com o Iluminismo. (...) Mas o combate mais importante ocorreu na década de 1750, quando os enciclopedistas reconheceram que conhecimento era poder e, mapeando o universo do saber, partiram para a conquista.”
DARNTON, Robert. O grande massacre de gatos. Rio de Janeiro: Graal, 1986. p.270. Adaptado.
Segundo o excerto, a Enciclopédia preparada pelos pensadores Diderot e D’Alembert propunha um novo papel para os filósofos e uma reordenação do conhecimento científico.
Tal proposta se caracterizou pela
Pastas
06