
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Filosofia - Filosofia moderna
Questão 55 6748001
UECE 2° Fase 2° Dia 2022“A extrema desigualdade na maneira de viver, o excesso de ociosidade por parte de uns, o excesso de trabalho de outros, [...] os alimentos demasiadamente requintados, que nos nutrem de sucos abrasantes e nos sobrecarregam de indigestões, a má alimentação dos pobres, [...]: eis, pois, as funestas garantias de que a maioria dos males é fruto de nossa própria obra, e de que seriam quase todos evitados se conservássemos a maneira simples, uniforme e solitária de viver, que nos foi prescrita pela Natureza.”
Rousseau, J.-J. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1999, p. 61 – Coleção Os Pensadores.
Por meio do trecho acima, é correto concluir que, para Rousseau,
Questão 18 8527313
Unisinos Medicina Verão 2021Os contratualistas, pensadores do contrato social para regular as relações entre o homem em estado de natureza e o Estado, entendiam que o poder emanava de um contrato humano; que a legitimidade emanava de um contrato entre homens, entre a sociedade e o Estado.
Qual das alternativas a seguir apresenta contratualistas?
Questão 89 4289537
ENEM PPL 1° Dia 2020Antes que a arte polisse nossas maneiras e ensinasse nossas paixões a falarem a linguagem apurada, nossos costumes eram rústicos. Não era melhor, mas os homens encontravam sua segurança na facilidade para se reconhecerem reciprocamente, e essa vantagem, de cujo valor não temos mais a noção, poupava-lhes muitos vícios.
ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre as ciências e as artes. São Paulo: Abril Cultural, 1983 (adaptado).
No presente excerto, o filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) exalta uma condição que teria sido vivenciada pelo homem em qual situação?
Questão 66 1358110
UECE 1° Fase 2019/2No Brasil, na Argentina e em outros países da América Latina, os governos estão promovendo mudanças econômicas e de políticas públicas, mudanças essas conhecidas como liberais ou neoliberais. Nessas mais recentes políticas governamentais, o poder público transfere à economia de mercado a satisfação de determinadas carências dos cidadãos, que devem provê-las a partir do próprio esforço individual em uma economia mais fortemente caracterizada pela concorrência entre os indivíduos e por menos direitos sociais. Em seu tempo, o filósofo contratualista Jean-Jacques Rousseau, em seu Do Contrato Social, afirma que quanto menos felicidade a República é capaz de proporcionar aos cidadãos, mais eles terão que buscar, individualmente, a felicidade. A consequência é uma sociedade cada vez mais egoísta, desinteressada pela política e, por fim, agrilhoada por um déspota qualquer ou pela cobiça.
O texto acima apresenta duas opiniões conflitantes sobre a condução das políticas públicas.
Considerando essas opiniões, assinale a afirmação verdadeira.
Questão 56 4521003
Unichristus 2019/2Observe a imagem a seguir:
Os “memes” de internet são imagens, frases, ideias que apresentam uma temática bem-humorada que se espalham rapidamente entre os internautas.
No caso desse “meme”, na discussão entre os dois personagens, são apresentadas algumas ideias de importantes filósofos da Idade Moderna representando as frases originais “O homem é o lobo do homem” e “O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe”, as quais se referem respectivamente às teorias de
Questão 23 275031
UniCesumar Medicina 2018Por meio de ideias e princípios como a divisão estatal em três poderes, o contrato social, a soberania, a vontade geral, a democracia, a forma e o conteúdo das constituições nacionais, o exercício do governo, a sociedade civil, dentre outros, diversas obras contribuíram para moldar os Estados modernos e contemporâneos. Considere as duas colunas abaixo sobre autores e obras clássicas de teoria política.
Autor
1. Alexis de Tocqueville
2. Montesquieu
3. Thomas Hobbes
4. Nicolau Maquiavel
5. Jean-Jacques Rousseau
6. John Locke
Obra
I. Dois Tratados sobre o Governo (1681)
II. O príncipe (1532)
III. Do Contrato Social (1762)
IV. Da Democracia na América (1835)
V. Leviatã (1651)
VI. O Espírito das Leis (1748)
A alternativa que contém todas as associações corretas entre autor e obra é: