Questões de Filosofia - Filosofia moderna - Ciência Moderna e Racionalismo - Outros
27 Questões
Questão 2 8445539
UEM/CVU Filosofia 2021“Os fatos ou objetos científicos não são dados empíricos espontâneos de nossa experiência cotidiana, mas são construídos pelo trabalho da investigação científica. Esta é um conjunto de atividades intelectuais, experimentais e técnicas, realizadas com base em métodos que permitem e garantem que a principal marca da ciência seja o rigor.” (CHAUI, M. Iniciação à filosofia: ensino médio, volume único. São Paulo: Ática, 2010, p. 299).
Sobre o conhecimento científico, assinale o que for correto.
01) O método científico está fundamentado na subjetividade do cientista, cujas inclinações pessoais são determinantes para a edificação teórica.
02) O rigor científico é proveniente da demonstração de resultados obtidos a partir de relações verificáveis e constantes nos fenômenos.
04) O conhecimento científico é uma soma de afirmações baseada em hábitos e em tradições do senso comum.
08) O conhecimento científico elabora progressivamente instrumentos técnicos para análise e investigação dos fenômenos.
16) A construção do método científico é determinada pela mitologia da natureza, segundo a qual os fenômenos devem ser compreendidos pela imaginação humana.
Questão 59 6102296
ENEM 1° Dia (Prova Azul) 2021No semiárido brasileiro, o sertanejo desenvolveu uma acuidade detalhada para a observação dos fenômenos, ao longo dos tempos, presenciados na natureza, em especial para a previsão do tempo e do clima, utilizando como referência a posição dos astros, constelação e nuvens. Conforme os sertanejos, a estação vai ser chuvosa quando a primeira lua cheia de janeiro “sair vermelha, por detrás de uma barra de nuvens”, mas “se surgir prateada, é sinal de seca”.
MAIA, D. MAIA, A C A uulzoção dos dios Pcoulares e da observação do tempo pars 4 chmtDiogia Escolar nO ensino fundamenta! 1! GeoTentos, n 1, ui 2010 (adaptado)
O texto expõe a produção de um conhecimento que se constitui pela
Questão 20 2584382
FIP-Moc Medicina 2020/1(...) Na visão do mundo medieval no qual Filippo nasceu, era Deus, e apenas Deus, que podia olhar o mundo, e era a Igreja que revelava ao homem como Deus via o mundo. Entretanto, aquela visão do mundo estava mudando justamente no tempo em que Filippo crescia e se transformava em artista e pensador. Intelectuais, perseguindo a sabedoria da Grécia e de Roma, fizeram do homem uma força capaz de criar e transformar, não substituindo Deus, mas trabalhando dentro do plano divino (...).
Fonte: WALKER, Raul Robert. A disputa que mudou a Renascença. Rio de Janeiro: Record, 2002.
Essa atitude dos renascentistas relaciona-se:
Questão 40 2559124
UPE 3ª Fase 1° Dia SSA 2019Sobre o Paradigma da Modernidade, leia o texto a seguir:
A partir do século XVI, começam as grandes mudanças no campo do saber humano, aliás, não é um fato isolado, mas está plenamente inserido no cenário das grandes transformações que marcam o fim da Idade Média. A área das ciências é apenas mais uma que entra em crise frente às inovações que explodem em todas as direções.
(SANTIN, Silvino. Educação Física: uma abordagem filosófica da corporeidade. Rio Grande do Sul: Unijuí, 2003, p. 16.) Adaptado.
A Revolução Científica dos séculos XVI - XVII foi um dos períodos mais relevantes e expressivos das crises de paradigmas. Mudanças no campo do saber humano ocorreram e podem ser consideradas um dos principais fatores desencadeantes do pensamento da Modernidade.
Nessa linha de raciocínio, é CORRETO afirmar que
Questão 85 1254037
ENEM 1° Dia (Amarela) 2019TEXTO I
Os segredos da natureza se revelam mais sob a tortura dos experimentos do que no seu curso natural.
BACON, F. Novum Organum, 1620. In: HADOT, P. O véu de fais: ensaio sobre a história da ideia de natureza. São Paulo: Loyola, 2006.
TEXTO II
O ser humano, totalmente desintegrado do todo, não percebe mais as relações de equilíbrio da natureza. Age de forma totalmente desarmônica sobre o ambiente, causando grandes desequilíbrios ambientais.
GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. Campinas: Papirus, 1995.
Os textos indicam uma relação da sociedade diante da natureza caracterizada pela
Questão 24 90708
UnB 1° Dia 2014[1] As realizações científicas da física no século XVII, em
parte inspiradas em um revivescimento do interesse pelo
atomismo grego e pela filosofia epicurista, muito contribuíram
[4] para incentivar tentativas cada vez mais complexas de explicar
a ação humana sem recorrer às crenças, aos desejos, às
intenções e aos julgamentos morais dos agentes. Por que não
[7] estender ao estudo das criaturas vivas os métodos e modos de
abstração que se haviam revelado tão úteis na explicação e
previsão de fenômenos físicos que iam dos corpos celestes ao
[10] movimento local e à reflexão da luz? O iluminismo setecentista
foi além e usou o crescimento do conhecimento científico
como antídoto contra o veneno do dogma teológico imposto e
[13] a autoridade arbitrária nas questões de crença.
Eduardo Giannetti. O mercado das crenças – filosofia econômica e mudança social. São Paulo: Companhia das Letras, 2003, p. 41.
Considerando os sentidos e as estruturas do texto acima e outros aspectos por ele suscitados, julgue o item que se segue.
Na pergunta iniciada na linha 6, é apresentada proposta de aplicação dos métodos da física a outras áreas do conhecimento.
Pastas
06