Questões de Filosofia - Filosofia moderna - Ciência Moderna e Racionalismo - Isaac Newton
5 Questões
Questão 60 1476497
UNESP 2020A grande síntese da ciência moderna, estabelecendo as leis físicas do movimento por meio de equações matemáticas e respondendo a todas as questões surgidas com a cosmologia de Copérnico, foi obra de Isaac Newton. Com ela, a física adquiriu um caráter de previsibilidade capaz de impressionar o homem moderno. A evolução do pensamento científico, iniciada por Galileu e Descartes, em direção à concepção de uma natureza descrita por leis matemáticas chegava, assim, a seu grande desabrochar.
(Claudio M. Porto e Maria Beatriz D. S. M. Porto. “A evolução do pensamento cosmológico e o nascimento da ciência moderna”. In: Revista brasileira de ensino de física, vol. 30, no 4, 2008. Adaptado.)
A base da grande síntese newtoniana foi, de certa forma, preparada pelo humanismo renascentista, que
Questão 23 275031
UniCesumar Medicina 2018Por meio de ideias e princípios como a divisão estatal em três poderes, o contrato social, a soberania, a vontade geral, a democracia, a forma e o conteúdo das constituições nacionais, o exercício do governo, a sociedade civil, dentre outros, diversas obras contribuíram para moldar os Estados modernos e contemporâneos. Considere as duas colunas abaixo sobre autores e obras clássicas de teoria política.
Autor
1. Alexis de Tocqueville
2. Montesquieu
3. Thomas Hobbes
4. Nicolau Maquiavel
5. Jean-Jacques Rousseau
6. John Locke
Obra
I. Dois Tratados sobre o Governo (1681)
II. O príncipe (1532)
III. Do Contrato Social (1762)
IV. Da Democracia na América (1835)
V. Leviatã (1651)
VI. O Espírito das Leis (1748)
A alternativa que contém todas as associações corretas entre autor e obra é:
Questão 64 50566
UCS Vestibular de Inverno 2012O século XVII é conhecido por sua larga produção cultural nas áreas da filosofia, da matemática, da astronomia e da ciência política. Os estudos realizados nesse período consolidaram novos métodos de produção do conhecimento.
Relacione os pensadores, apresentados na COLUNA A, às características que os identificam, elencadas na COLUNA B.
COLUNA A
Francis Bacon (1561-1626)
René Descartes (1596-1650)
Isaac Newton (1642-1727)
John Locke (1632-1707)
COLUNA B
( ) Filósofo e político inglês, não acreditava nas ideias inatas, ou seja, próprias das pessoas. Para ele, as ideias tinham origem nos sentidos humanos. Contrário à teoria do direito divino dos reis, afirmava que os governos eram criações humanas.
( ) Nasceu na França e, quando jovem, seguiu a carreira militar. Ao abandonar esse ofício, dedicou-se ao estudo da física, da matemática e, sobretudo, da filosofia. Nesse campo, procurou desenvolver um método que produzisse verdades absolutas, inquestionáveis.
( ) Matemático, astrônomo, físico e filósofo inglês, entre suas contribuições mais significativas está a formulação da lei da gravitação universal.
( ) Filósofo inglês, desenvolveu o método experimental, no qual enfatizava a importância da experimentação para o desenvolvimento do conhecimento.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
Questão 40 290346
UPE 3° Fase 1° Dia 2018Considere o texto a seguir sobre o paradigma da Modernidade.
Não nos esqueçamos de outra não menos importante verdade histórica: a Revolução Científica foi profetizada por Bacon, realizada por Galileu, tematizada por Descartes, mas só concluída e sistematizada por Newton.
(JAPIASSU, HIlton. Como Nasceu a Ciência Moderna. Rio de Janeiro: Imago, 2007, p. 112. Adaptado.)
O autor acima retrata, com singularidade, alguns dos expoentes do pensamento moderno. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.
Questão 23 4673216
Unilago 2017/2No iluminismo europeu, personagens históricos tiveram elevada importância para o desenvolvimento da ciência.
Sobre esses personagens, assinale a alternativa correta.
Pastas
06