Questões de Filosofia - Filosofia moderna - Empirismo Britânico - Outros
13 Questões
Questão 66 6748077
UECE 2ª Fase 2° Dia 2022/1A perspectiva teórica política clássica de John Locke (1632-1704) aponta que antes da formação do “contrato social” e do Estado, os seres humanos viviam em um “estado de natureza” com uma relativa paz, mas cada indivíduo não estava livre de inconveniências como o da violação de sua propriedade privada e, assim, de sua vida, de sua liberdade e de seus bens. Daí a propriedade privada, para Locke, já existia assim nesse hipotético “estado de natureza” anterior à formação das sociedades e é, neste sentido, um “direito natural” de todo indivíduo que nasce livre e não pode ser violado pelo Estado ou por outros. Em termos gerais, Locke é um dos pensadores contratualistas que fundamentaram o individualismo liberal ou o liberalismo político do século XVII. Concepção liberal que, ainda nos tempos atuais, reverbera em debates sobre as melhores orientações para o governo das sociedades contemporâneas, defendendo tanto as liberdades individuais como a livre economia.
Acerca dessa concepção liberal, assinale a afirmação verdadeira.
Questão 39 6731898
UNIFENAS Tarde 2021A Escola de Manchester, conhecida também como Escola Clássica, desenvolveu o pensamento econômico dominante na época do capitalismo industrial e liberal. Coube a Adam Smith formular em “A Riqueza das Nações”, que foi publicado em 1776, as ideias iniciais do Liberalismo Econômico, igualmente defendidas por David Ricardo (“Princípios da Economia Política e do Imposto”), Thomas Malthus (“Ensaio sobre o Princípio da População”) e Jean Baptiste Say (“Tratado de Economia Política”).
Aponte a alternativa que não apresenta um princípio defendido pelo Liberalismo Econômico.
Questão 75 6103860
ENEM 1° Dia (Prova Azul) 2021De um lado, ancorados pela prática médica europeia, por outro, pela terapêutica indígena, com seu amplo uso da flora nativa, os jesuítas foram os reais iniciadores do exercício de uma medicina híbrida que se tomou marca do Brasil colonial. Alguns religiosos vinham de Portugal já versados nas artes de curar, mas a maioria aprendeu na prática diária as funções que deveriam ser atribuídas a um físico, cirurgião, barbeiro ou boticário.
GURGEL, C. Doenças 0 cures o Brasá nos pnmeros sócios. São Payio Comento. 2010 (adaptado)
Conforme o texto, o que caracteriza a construção da prática medicinal descrita é a
Questão 59 6102296
ENEM 1° Dia (Prova Azul) 2021No semiárido brasileiro, o sertanejo desenvolveu uma acuidade detalhada para a observação dos fenômenos, ao longo dos tempos, presenciados na natureza, em especial para a previsão do tempo e do clima, utilizando como referência a posição dos astros, constelação e nuvens. Conforme os sertanejos, a estação vai ser chuvosa quando a primeira lua cheia de janeiro “sair vermelha, por detrás de uma barra de nuvens”, mas “se surgir prateada, é sinal de seca”.
MAIA, D. MAIA, A C A uulzoção dos dios Pcoulares e da observação do tempo pars 4 chmtDiogia Escolar nO ensino fundamenta! 1! GeoTentos, n 1, ui 2010 (adaptado)
O texto expõe a produção de um conhecimento que se constitui pela
Questão 95 1360850
UECE 2ª Fase 2° Dia 2019/2Dos parágrafos XLI ao XLIV de seu Novum Organon: instauratio Magna, o inglês Francis Bacon (1561-1621), considerado o fundador da ciência moderna, enumera os quatro ídolos da sua famosa doutrina dos ídolos. São eles: tribo, caverna, mercado e tetro. Com essa doutrina, Bacon pretende dar meios de depuração da razão para que possamos confiar nos sentidos como meios de conhecimento do mundo. Com isso, podemos nos livrar de falsas compreensões, ideias ilusórias, expectativas individuais e tradições enganosas, para extrair da natureza, através da ciência experimental e da verdadeira indução, as suas leis.
A corrente de pensamento inaugurada por Bacon, com essa doutrina, é denominada
Questão 63 325639
CESMAC Demais cursos 2017/1O Período da História da Filosofia que defende que o nosso conhecimento, estando circunscrito unicamente aos sentidos físicos do corpo, apenas capta as aparências e fenômenos das coisas e, jamais, as realidades em si mesmas, ficou conhecido como:
Pastas
06