Questões de Filosofia - Filosofia contemporânea - Filosofia Analítica
14 Questões
Questão 37 8494187
UNESP 2023/2O homem que não tem a menor noção da filosofia caminha pela vida afora preso a preconceitos derivados do senso comum, das crenças habituais da sua época e do seu país, e das convicções que cresceram na sua mente sem a cooperação ou o consentimento deliberado de sua razão. Para tal homem, o mundo tende a tornar-se finito, definido, óbvio. Ao contrário, quando começamos a filosofar, imediatamente nos damos conta de que mesmo as coisas mais vulgares levantam problemas para os quais só podemos dar respostas muito incompletas. A filosofia livra-nos da tirania do hábito.
(Bertrand Russell. Os problemas da filosofia, 1972. Adaptado.)
De acordo com o filósofo Bertrand Russell nesse excerto, o enfrentamento da “tirania do hábito” pela filosofia contribui para
Questão 20 7573948
Unioeste Tarde 2022Edmund Husserl é conhecido como fundador da Fenomenologia. A raiz do pensamento husserliano reside na meditação sobre o modo de ser da consciência, cuja marca principal, para o autor, é a intencionalidade. Esta pode ser assim resumida: toda consciência é consciência de algo, tem algo sob atenção. Logo, não é aqui determinante que de fato haja algo perante nós: a consciência preenche-se de conteúdo significacional, isto é, intenciona algo, “pensamos em algo”. Dentro de uma sala de aula, imaginamos um campo aberto – o campo aberto é o conteúdo significacional, o objeto intencionado. Quando, porém, por exemplo, deixamos a sala de aula e vemo-nos em meio ao campo aberto, diz-se haver a intuição (visão direta) do objeto. A intuição preenche a intenção – o antes intencionado é, agora, diretamente intuído. Por fim, a consciência da intuição é nomeada “evidência”. Evidência apodítica seria aquela em que se verificasse perfeita coincidência entre intencionado e intuído – o que não é possível para nós.
Com base nos esclarecimentos acima, considere as afirmações a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I É possível, para Husserl, obtermos evidência apodíctica apenas de intuições empíricas.
II Sempre coincidem o conteúdo significacional de uma intenção e as intuições.
III A intenção preenche a intuição: intuímos algo e, em seguida, a consciência se permite intencionar um objeto.
IV Intencionalidade é uma característica eventual da consciência, irrompendo quando imaginamos algum objeto.
Questão 34 10041435
UNISC Medicina Verão 2021Martin Heidegger e Ludwig Wittgenstein são dois importantes filósofos do século XX. Suas ideias influenciaram fortemente os filósofos pós-modernos, entre eles Jacques Derrida, Michel Foucault, Jean- François Lyotard e Richard Rorty.
Assinale a alternativa que indica o principal tema enfocado por Heidegger e por Witgentsein em suas obras, respectivamente
Questão 57 215784
UNESP 2018/1Texto 1
Victor Frankl descrevia o fanático por dois traços essenciais: a absorção da própria individualidade na ideologia coletiva e o desprezo pela individualidade alheia. “Individualidade” é a combinação singular de fatores que faz de cada ser humano um exemplar único e insubstituível. O que o fanático nega aos demais seres humanos é o direito de definir-se nos seus próprios termos. Só valem os termos dele. Para ele, em suma, você não existe como indivíduo real e independente. Só existe como tipo: “amigo” ou “inimigo”. Uma vez definido como “inimigo”, você se torna, para todos os fins, idêntico e indiscernível de todos os demais “inimigos”, por mais estranhos e repelentes que você próprio os julgue.
(Olavo de Carvalho. O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota, 2013. Adaptado.)
Texto 2
É necessário questionar a função de amparo identitário de todas as formas de organização de massas – partidos, igrejas, sindicatos – independente de seu objetivo político manifesto, de esquerda ou de direita. Não é descabido supor que qualquer organização de massas tenha o potencial de favorecer em seus membros a adesão à identidade de vítimas, sendo um sério obstáculo à luta pela autonomia e pela liberdade de seus membros.
(Maria Rita Kehl. Ressentimento, 2015. Adaptado.)
Os dois textos
Questão 58 369082
UNIMONTES 2° Etapa 2017O filósofo austríaco Wittgenstain (1994, p. 245), ao afirmar que “Os limites de minha linguagem significam os limites de meu mundo”, quis demonstrar que linguagem e mundo estão intrinsecamente ligados. Assinale a alternativa INCORRETA.
Questão 26 211300
UNEMAT 2017/2“O medo invade, por não se saber medo de que, o imaginário do indivíduo de forma tão voraz que não se percebe, verdadeiramente, suas profundas razões. Esse sentimento de insegurança e de medo é que justifica ao Estado tomar medidas simbólicas cada vez mais autoritárias, fortalecendo o imaginário da ordem, causando uma diminuição dos espaços sociais, o isolamento gradativo e voluntário das vítimas [...], exacerbando o individualismo, característicos da sociedade contemporânea”.
GRAZIANO SOBRINHO, Sergio Francisco Carlos. Globalização e sociedade de controle: a cultura do medo e o mercado da violência. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2010. p. 149.
No texto acima, o autor faz uma reflexão sobre uma das facetas da atualidade que se expressa em torno do medo. Ao fazê-lo, sugere que
Pastas
06