Questões de Filosofia - Filosofia contemporânea - Liberalismo
14 Questões
Questão 38 110636
UNIFENAS Manhã 2014/1O chamado Liberalismo Econômico, bem como a obra citada no texto, pode ser corretamente relacionado ao seguinte pensador.
Questão 63 13244245
UNICENTRO 2024Leia o texto a seguir.
Ao preferir fomentar a atividade do país e não de outros países, o indivíduo tem em vista sua própria segurança; e orientando sua atividade de tal maneira, visa apenas a seu próprio ganho e, neste caso, é levado como que por mão invisível a promover um objetivo que não fazia parte de suas intenções. Ao perseguir seus próprios interesses, o indivíduo, muitas vezes, promove o interesse da sociedade.
(Adaptado de: SMITH, A. A riqueza das nações: investigação sobre sua natureza e suas causas. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996. p.438.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre Liberalismo, considere as afirmativas a seguir.
I. Embora repensado e ressignificado em diferentes aspectos, o Liberalismo proposto por Smith ofereceu algumas das bases para a estruturação posterior do Neoliberalismo.
II. Utilizando da metáfora da “mão invisível” que regularia o universo econômico, Smith afirma o princípio de não intervenção estatal.
III. No conjunto, os ideais do Liberalismo propostos por Smith constituíam uma defesa do Absolutismo, cujas diretrizes políticas favoreciam sua proposta econômica.
IV. Para Smith, a livre concorrência seria um empecilho ao desenvolvimento do Liberalismo, pois resultaria no desequilíbrio econômico.
Assinale a alternativa correta.
Questão 3 9007758
UEM/CVU Filosofia 2022“O liberalismo clássico é constituído por um conjunto de ideias éticas, políticas e econômicas da burguesia [...]. À burguesia interessava separar Estado e sociedade, entendendo por esta última o conjunto das atividades particulares dos indivíduos, sobretudo as de natureza econômica. Essa separação reduziria igualmente a interferência da esfera privada na esfera pública, já que o poder procurava outra fonte de legitimidade, diferente da tradição e das linhagens de nobreza.” (ARANHA, M. L. de A. Filosofar com textos: temas e história da filosofia. São Paulo: Moderna, 2012, p. 429).
Sobre pressupostos econômicos, éticos e políticos do liberalismo, assinale o que for correto.
01) O liberalismo visa aumentar o controle do Estado sobre o cidadão, pois, sem o Estado forte, o setor produtivo encontra-se ameaçado por forças sindicais, rebeliões e ameaças da sociedade civil.
02) Do ponto de vista político, o liberalismo é contrário ao contratualismo de Thomas Hobbes, John Locke e JeanJacques Rousseau; pois não visava a uma reforma do Estado, nem de suas instituições, mas ao aumento da produtividade da indústria.
04) Constituem elementos formais do liberalismo ético a tolerância religiosa e a crítica aos mecanismos de tortura e de penas cruéis aos condenados.
08) Alicerçado em Adam Smith, o liberalismo econômico é contrário à concessão de monopólios e de privilégios a grupos ou a empresas amigas de quem exerce o poder.
16) Segundo o liberalismo, a livre iniciativa e a autonomia do mercado prejudicam o setor econômico, que funciona melhor sob a tutela do Estado.
Questão 60 6748031
UECE 2ª Fase 2° Dia 2022/1“Segundo Benjamin, a proletarização e a formação de massas na Alemanha de seu tempo são dois aspectos do mesmo processo. O que o fascismo faz é uma tentativa de disciplinamento dessas massas proletarizadas, evitando com isso que haja qualquer perturbação ao regime de propriedade posto. Trata-se de permitir que tais massas se expressem enquanto massas, desde que a ordem social não seja posta em xeque e que quaisquer reivindicações que toquem na estrutura social sejam contidas.”
VIEIRA, R. Modernidade e barbárie: as análises de Walter Benjamin sobre o fascismo alemão. https://www.niepmarx.blog.br/MManteriores/MM2017/anai s2017.pdf. Acessado em 17-10-2021 – Adaptado.
Conforme o trecho acima apresentado, para Walter Benjamin, o fascismo
Questão 6 8740992
UEM/CVU Sociologia 2020A doutrina política liberal do século XVIII defendia um Estado voltado para a defesa do individualismo, da liberdade e da propriedade privada.
Sobre esse modelo de Estado, assinale o que for correto.
01) Ele não deve interferir nas relações interpessoais; deve se responsabilizar pela segurança necessária para os indivíduos agirem livremente.
02) Na administração da coisa pública, esse modelo se orienta pela separação entre interesses públicos e privados.
04) Na economia, limita-se ao estabelecimento de metas de produção necessárias ao desenvolvimento nacional, incentivando e fomentando áreas estratégicas.
08) Esse modelo de estado tem, nas eleições regulares e idôneas, a sua fonte de legitimidade.
16) Trata-se de um modelo representativo para a condução dos interesses públicos.
Questão 59 342974
UNICENTRO 2016Leia o texto a seguir.
O comunitarismo ético contemporâneo constitui uma réplica ao liberalismo, ou ao menos a certas variantes dele que produzem efeitos consideráveis indesejáveis.
(CORTINA, A.; MARTINEZ, E. Ética. Trad. de Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Loyola, 2005. p.94.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre os aspectos concernentes à crítica que o comunitarismo direciona ao liberalismo, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Associação política como um bem meramente instrumental.
( ) Negligência com os valores comumente partilhados na sociedade.
( ) Formação da virtude cívica e solidária dos cidadãos.
( ) Exaltação do indivíduo em detrimento do bem viver social.
( ) Dimensão afetiva e valorativa dos laços interpessoais.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Pastas
06