Questões de Filosofia - Temática
1.827 Questões
Questão 37 14094112
UNIFOR Demais cursos 2025/1Segundo Aristóteles, as qualidades do caráter podem ser dispostas de modo que identifiquemos os extremos e a justa medida. Por exemplo, entre a covardia e a audácia está a coragem; entre a belicosidade e a bajulação está a amizade; entre a indolência e a ganância está a ambição e etc. É interessante notar a consciência do filósofo ao elaborar a teoria do meio-termo. Conforme ele, aquele que for inconsciente de um dos extremos, sempre acusará o outro de vício. Por exemplo, na política, o liberal é chamado de conservador e radical por aqueles que são radicais e conservadores. Isso porque os extremistas não enxergam o meio-termo. Portanto, seguindo o famoso lema grego “Nada em excesso”, Aristóteles formula a ética da virtude baseada na busca pela felicidade, mas felicidade humana, feita de bens materiais, riquezas que ajudam o homem a se desenvolver e não se tornar mesquinho, bem como bens espirituais, como a ação (política) e a contemplação (a filosofia e a metafísica).
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/a-concepcao-felicidade-na-Etica-aristotelica.htm. Acesso em: 01 out. 2024.
Assinale a alternativa que representa a principal ideia proposta pelo filósofo Aristóteles.
Questão 44 14087048
CESMAC Medicina 1º dia 2025.1Para John Locke, a liberdade está ligada a que princípio?
Questão 41 14087044
CESMAC Medicina 1º dia 2025.1Considerando-se a perspectiva de Sócrates sobre o “conhece-te a ti mesmo”, o ato de filosofar consiste em
Questão 12 13240691
UERJ 2º EXAME 2025Capítulo XI
“Faleceu ontem o Sr. Joaquim Borba dos Santos, tendo suportado a moléstia com singular filosofia. Era homem de muito saber, e cansava-se em batalhar contra esse pessimismo amarelo e enfezado que ainda nos há de chegar aqui um dia; é a moléstia do século. A última palavra dele foi que a dor era uma ilusão (...).”
A expressão suportar com filosofia denota o seguinte sentimento:
Questão 3 14032434
UEA - Geral 2024Leia o texto de Debora Pazetto Ferreira para responder à questão abaixo.
Danto1 introduz o problema da interpretação de obras de arte propondo, como de costume, um experimento mental: imaginar duas obras de arte que sejam sensorialmente indiscerníveis, mas que foram produzidas em épocas e lugares diferentes. Esse experimento tem o objetivo de mostrar que, embora os objetos materiais que as corporificam sejam idênticos, as referidas obras são distintas, uma vez que têm significados diferentes. Danto concorda, portanto, com a tese wölffliniana2 de que nem tudo é possível em qualquer época, ou seja, os significados artísticos são condicionados pelo seu contexto histórico. Desse modo, o problema da interpretação está inserido no cerne da definição de arte
(Revista Kriterion, 2018. Adaptado.)
1Arthur Danto (1924-2013): filósofo e crítico de arte estadunidense.
2Heinrich Wölfflin (1864-1945): filósofo e crítico de arte suíço.
“embora os objetos materiais que as corporificam sejam idênticos, as referidas obras são distintas, uma vez que têm significados diferentes.”
Ao falar dos objetos e seus significados, a autora estabelece uma oposição entre
Questão 19 14021550
UEA - SIS 2º Serie 2025/2027 2024A cantora Gaby Amarantos foi às redes sociais afirmar que enfrentou um episódio de preconceito e desvalorização da cultura do Norte do Brasil durante participação em um programa de rádio. Após ser convidada para falar sobre sua carreira e a importância da cultura nortista, a artista, referência do tecnobrega, ficou perplexa quando ouviu que sua música não se adequava ao “público elevado da rádio”
(Valmir Moratelli. https://veja.abril.com.br, 13.05.2024. Adaptado.).
O tema abordado pela notícia pode ser debatido em um campo da Filosofia denominado
Pastas
06