
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Filosofia - Temática
Questão 39 8494217
UNESP 2023/2Ao mostrar que a natureza humana é comum e que a reta razão é compreensível por todos, o jurista holandês Hugo Grotius (1583-1645) defende a hipótese de que o gênero humano nasce provido de direitos e deveres naturais que decorrem da própria capacidade de raciocínio, da própria racionalidade. Para isso, Grotius evoca um estado de natureza pacífico anterior a qualquer história para se opor ao atual estado social dos homens. Se há uma natureza primitiva anterior, o que inaugura a alta civilização é o Estado moderno.
(Ricardo Monteagudo. Filosofia política, 2012. Adaptado.)
A hipótese mencionada no excerto, sobre a constituição de formas de governos, fundamenta-se em uma visão
Questão 26 5313397
UFVJM 2021Sobre a crise nas democracias contemporâneas, Levitsky e Ziblatt (2018) observam que:
A ditadura ostensiva – sob a forma de fascismo, comunismo ou domínio militar – desapareceu em grande parte do mundo. Golpes militares e outras tomadas violentas do poder são raros. A maioria dos países realiza eleições regulares. Desde o final da Guerra Fria, a maior parte dos colapsos democráticos não foi causada por generais e soldados, mas pelos próprios governos eleitos.
Fonte: LEVITSKY, Steve e ZIBLATT, Daniel. Como as democracias morrem. Zahar, 2018. p.92.
De acordo com o texto, para evitar o processo de corrosão interna da democracia, seria necessário ter mecanismos para identificar e afastar do jogo democrático pessoas que demonstrassem comportamentos autoritários do tipo: rejeição das regras do jogo democrático; negação da legitimidade dos oponentes políticos; tolerância ou encorajamento à violência; propensão a restringir liberdades civis de oponentes, inclusive, a mídia.
Assinale a alternativa que contém apenas afirmações que descrevem comportamentos de políticos autoritários:
Questão 67 1358112
UECE 1° Fase 2019/2Sobre a questão da liberdade em Spinoza, a filósofa brasileira Marilena Chauí afirma o seguinte: “[...] o poder teológico-político é duplamente violento. Em primeiro lugar, porque pretende roubar dos homens a origem de suas ações sociais e políticas, colocando-as como cumprimento a mandamentos transcendentes de uma vontade divina incompreensível ou secreta, fundamento da ‘razão de Estado’. Em segundo, porque as leis divinas reveladas, postas como leis políticas ou civis, impedem o exercício da liberdade, pois não regulam apenas usos e costumes, mas também a linguagem e o pensamento, procurando dominar não só os corpos, mas também os espíritos”.
CHAUÍ, Marilena. Espinosa, uma subversão filosófica. Revista CULT, 14 de março de 2010. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/baruch-espinosa/.
O poder teológico-político é violento, porque
Questão 45 40217
ENEM 1° Dia 2010Democracia: “regime político no qual a soberania é exercida pelo povo, pertence ao conjunto dos cidadãos.”
JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
Uma suposta "vacina" contra o despotismo, em um contexto democrático, tem por objetivo
Questão 46 8345577
FUVEST 2023“A Pólis apresenta-se como um universo homogêneo, sem hierarquia, sem planos diversos, sem diferenciação. (...) Segundo um ciclo regulamentado, a soberania passa de um grupo a outro, de um indivíduo a outro, de tal maneira que comandar e obedecer, em vez de se oporem como dois absolutos, tornam-se os dois termos inseparáveis de uma mesma relação reversível”.
VERNANT, Jean-Pierre. As Origens do Pensamento Grego. Rio de Janeiro: Difel, 2002.
Sobre a noção de pólis expressa no texto, é correto afirmar que ela pressupõe
Questão 55 347748
UNICENTRO 2015/2Uma das mais significativas características da sociedade de massas é a sua busca por reconhecimento: a massa quer ser aceita tal como ela é. Mas esse reconhecimento só pode ser tranquilizante se nenhum olhar externo for admitido. Isso se manifesta pelo desprezo das massas em relação a qualquer tipo de mediação – intelectual, política ou cultural –, tendo como consequência a impossibilidade de um equilíbrio das forças presentes nessa sociedade. Além disso, o interesse crescente, através dos meios de comunicação – Internet, reality shows etc. –, pelo vulgar e banal revela o clamor das massas por “espelhos”.
Sobre o modelo de governo que melhor expressa esse tipo de sociedade, assinale a alternativa correta.