
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Filosofia - Temática
Questão 39 8494217
UNESP 2023/2Ao mostrar que a natureza humana é comum e que a reta razão é compreensível por todos, o jurista holandês Hugo Grotius (1583-1645) defende a hipótese de que o gênero humano nasce provido de direitos e deveres naturais que decorrem da própria capacidade de raciocínio, da própria racionalidade. Para isso, Grotius evoca um estado de natureza pacífico anterior a qualquer história para se opor ao atual estado social dos homens. Se há uma natureza primitiva anterior, o que inaugura a alta civilização é o Estado moderno.
(Ricardo Monteagudo. Filosofia política, 2012. Adaptado.)
A hipótese mencionada no excerto, sobre a constituição de formas de governos, fundamenta-se em uma visão
Questão 129 6754279
UECE 2° Fase 2° Dia 2022As sucessivas transformações espaciais engendradas pela reprodução do capital e pela ação humana que ocorrem em escala planetária, a partir das determinações econômicas do modo de produção capitalista, em suas manifestações críticas e contraditórias, mediadas pela generalização do mercado e da propriedade privada, podem ser adequadamente compreendidas sob a perspectiva da
Questão 10 6983779
UEL 2022Leia o texto a seguir.
De facto, o homem livre manda no escravo, da mesma forma que o marido na mulher, e o adulto na criança. Nesses casos, as partes da alma estão presentes em todos esses seres, mas dispostas de modo diferente. O escravo não tem faculdade deliberativa; a mulher tem-na, mas não tem faculdade de decisão; a criança tem capacidade de decisão, mas ainda não desenvolvida. Deveríamos necessariamente admitir, então, que o mesmo se passa com as virtudes morais. Todos devem participar delas, embora não da mesma forma mas na medida em que cada um cumpre a função que lhe é
adequada. ARISTÓTELES. Política. Edição bilíngue. Tradução e notas de António C. Amaral e Carlos C. Gomes. Lisboa: Vega, 1998, p. 95.
Com base no texto e no modo como Aristóteles concebia a participação de homens livres, mulheres, crianças e escravos nas deliberações da Pólis ateniense, assinale a alternativa correta.
Questão 27 7573976
Unioeste Tarde 2022Entre os séculos XVI e XVIII prevaleceu na teoria política clássica a compreensão de que a origem do Estado ou Sociedade Civil (nesta doutrina os dois termos ainda se equivalem) seria o resultado de um entendimento estabelecido entre os seres humanos. Antes da constituição da Sociedade Civil os homens viveriam no estado de natureza e só então, após estabelecido este pacto coletivo, as regras do convívio social e do ordenamento político seriam estabelecidas.
Com base no enunciado, assinale a alternativa CORRETA que indique a denominação desta doutrina ou teoria política.
Questão 39 6731898
UNIFENAS Tarde 2021A Escola de Manchester, conhecida também como Escola Clássica, desenvolveu o pensamento econômico dominante na época do capitalismo industrial e liberal. Coube a Adam Smith formular em “A Riqueza das Nações”, que foi publicado em 1776, as ideias iniciais do Liberalismo Econômico, igualmente defendidas por David Ricardo (“Princípios da Economia Política e do Imposto”), Thomas Malthus (“Ensaio sobre o Princípio da População”) e Jean Baptiste Say (“Tratado de Economia Política”).
Aponte a alternativa que não apresenta um princípio defendido pelo Liberalismo Econômico.
Questão 7 8446007
UEM História 2021Duas importantes características do Estado democrático contemporâneo são: a separação entre a esfera da vida pública e o campo dos interesses privados e o estabelecimento da laicidade do Estado.
A respeito dessas características, assinale o que for correto
01) Em Estados como Arábia Saudita, Afeganistão, Irã, Israel e Vaticano, os governantes mantêm um profundo respeito ao caráter laico do Estado e não há interferência da religião no exercício do poder político.
02) O chamado patrimonialismo, ou Estado Patrimonial, é a forma de Estado em que a separação entre as esferas pública e privada é rigorosamente obedecida, como ocorre no Brasil atual.
04) Desde a Antiguidade Clássica até os dias atuais os diferentes países do mundo ocidental estabeleceram a separação entre as esferas pública e privada como um ideal a ser atingido, embora nem sempre isso se torne realidade.
08) A constituição brasileira, em vigor desde 1988, afirma que o estado brasileiro é laico, não é vinculado a nenhum deus ou religião; assegura a liberdade religiosa e tem como princípio a separação entre as esferas pública e privada.
16) Ao longo da Época Moderna, as monarquias nacionais europeias desconheciam a separação entre as esferas pública e privada. Dessa forma, os cargos públicos eram distribuídos segundo critérios pessoais, e o dinheiro arrecadado com impostos era tratado como propriedade pessoal do Rei.