
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Filosofia - Temática
Questão 23 8493651
UNESP 2023/2Leia o excerto, baseado num documento maia do século XVI.
Este é o princípio da concepção dos humanos, de quando se buscou o que devia compor a carne do homem. [...]
De Paxil (Lugar da Fenda), Cayalá (de Água Amarga), esse é seu nome, vieram as espigas de milho amarelo e as espigas de milho branco.
E estes são os nomes dos animais, dos que trouxeram a comida: Yac (Raposa Cinzenta), Utiú (Coiote), Quel (Pe- riquito) e Hoh (Corvo). Esses quatro animais lhes deram a notícia das espigas de milho amarelo e das espigas de milho branco. [...]
Foi assim que eles encontraram o milho — milho que compôs a carne da gente criada, da gente formada —, e a água, que se tornou o sangue, a linfa do ser humano. [...]
E então puseram em palavras a criação, a formação de nossas primeiras mães, de nossos primeiros pais. De milho amarelo e de milho branco se fez sua carne; apenas de ali- mento se fizeram os braços e as pernas do ser humano.
(Popol Vuh, 2019.)
O excerto expõe
Questão 45 6747839
UECE 2° Fase 2° Dia 2022“É impossível que o mesmo atributo, ao mesmo tempo, pertença e não pertença à mesma coisa segundo o mesmo aspecto.”
ARISTÓTELES. Metafísica, IV, 105a15. São Paulo: Loyola, 2002 – Adaptado.
Sobre a citação acima, é correto afirmar que
Questão 40 6303257
UPE 1° Fase 1° Dia 2021A Filosofia aparece na Grécia por volta do século VII, antes de nossa era. Os primeiros filósofos foram designados pré-socráticos; Tales, Heráclito e Parmênides são alguns desses primeiros filósofos. Embora cada um deles tivesse um pensamento bastante peculiar, havia um problema comum que norteava a filosofia em seus primeiros anos de vida.
Assinale a alternativa que corresponde ao debate fundamental dos pré-socráticos.
Questão 58 6324433
UNICENTRO 2021Leia os textos a seguir.
O cientista virou um mito. E todo mito é perigoso, porque ele induz o comportamento e inibe o pensamento. Este é um dos resultados engraçados (e trágicos) da ciência. Se existe uma classe especializada em pensar de maneira correta (os cientistas), os outros indivíduos [senso comum] são liberados da obrigação de pensar e podem simplesmente fazer o que os cientistas mandam.
(Adaptado de ALVES, Rubem. Filosofia da ciência. São Paulo: Brasiliense, 1993. p. 11.)
A ciência é apenas uma parte da tentativa da humanidade de compreender o mundo em todos os seus aspectos. O homem esforça-se por descobrir uma ordem no fluxo da experiência [...]. A busca da ordem na experiência une ciência, literatura, história, religião, filosofia e arte. A ciência procura essa ordem na experiência da natureza adquirida pelo homem; a literatura e a arte procuram-na na experiência interior do homem e em suas relações com os seus semelhantes; a história, no passado humano; a religião, na relação do homem com um Ser Supremo; e a filosofia em todos esses empreendimentos humanos.
(KNELLER, George F. A ciência como atividade humana. Trad. Antonio José de Souza. Rio de Janeiro: Zahar; São Paulo: Edusp, 1980. p. 149.)
Sobre tipos ou formas de conhecimento, relacione os tipos de conhecimento, na coluna de cima, com suas respectivas características, na coluna abaixo.
(I) Conhecimento mítico
(II) Conhecimento filosófico
(III) Conhecimento da fé
(IV) Conhecimento científico
(V) Conhecimento ordinário
(A) Saber de uso que se articula no contato imediato da vida, conhecimento espontâneo.
(B) Saber sistemático, metódico, fático, verificável, orientado por leis, descobre como funciona a natureza.
(C) Inicia pelo espanto e admiração, busca as origens, critica as crenças e os preconceitos.
(D) Intuição da realidade, traduz alegoricamente uma intelecção do ser de validade originária.
(E) Exercido subjetivamente como confiança, esperança e sentido da existência.
Assinale a alternativa que contém a associação correta.
Questão 33 143344
UEMA PAES 2017O corpo sempre foi um problema para o pensamento filosófico. Basta uma visita à história da filosofia para encontrar, em cada época, reflexões interessantes a seu respeito.
Leia a reflexão atual sobre o corpo.
O corpo existe e pode ser pego. É suficientemente opaco para que se possa vê-lo. Se ficar olhando anos você pode ver crescer o cabelo. O corpo existe porque foi feito. Por isso tem um buraco no meio. O corpo existe, dado que exala cheiro. E em cada extremidade existe um dedo. O corpo se cortado espirra um líquido vermelho. O corpo tem alguém como recheio. [...]
ANTUNES, Arnaldo. As coisas. 8 ed. São Paulo: Iluminuras, 2002.
O fragmento do texto de Arnaldo Antunes aponta para uma questão de extrema relevância filosófica que inclui, além do corpo,
Questão 44 152363
ENEM 3ª Aplicação - 1° Dia 2016Todas as coisas são diferenciações de uma mesma coisa e são a mesma coisa. E isto é evidente. Porque se as coisas que são agora neste mundo — terra, água, ar e fogo e as outras coisas que se manifestam neste mundo — , se alguma destas coisas fosse diferente de qualquer outra, diferente em sua natureza própria e se não permanecesse a mesma coisa em suas muitas mudanças e diferenciações, então não poderiam as coisas, de nenhuma maneira, misturar-se umas às outras, nem fazer bem ou mal umas às outras, nem a planta poderia brotar da terra, nem um animal ou qualquer outra coisa vir à existência, se todas as coisas não fossem compostas de modo a serem as mesmas. Todas as coisas nascem, através de diferenciações, de uma mesma coisa, ora em uma forma, ora em outra, retomando sempre a mesma coisa.
DIÓGENES, In: BORNHEIM, G. A. Os filósofos pré-socráticos. São Paulo: Cultrix, 1967.
O texto descreve argumentos dos primeiro pensadores, denominados pré-socráticos.
Para eles, a principal preocupação filosófica era de ordem