Questões de Literatura - Textos Literários
6.481 Questões
Questão 48 13272927
UERJ 2º EXAME 2025O criado esperava teso e sério. Era espanhol; e não foi sem resistência que Rubião o aceitou das mãos de Cristiano; por mais que lhe dissesse que estava acostumado aos seus crioulos de Minas, e não queria línguas estrangeiras em casa, o amigo Palha insistiu, demonstrando-lhe a necessidade de ter criados brancos. Rubião cedeu com pena. O seu bom pajem, que ele queria pôr na sala, como um pedaço da província, nem o pôde deixar na cozinha, onde reinava um francês, Jean, foi degradado a outros serviços.
MACHADO DE ASSIS Quincas Borba. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2024.
O romance Quincas Borba, publicado em livro em 1891, possui como cenário o Rio de Janeiro, na segunda metade do século XIX.
A passagem transcrita indica, por parte de Rubião, o apego ao seguinte aspecto do contexto da época:
Questão 18 13240849
UERJ 2º EXAME 2025Capítulo CXLVIII
Uma só pessoa, o Dr. Camacho, posto julgasse que os bigodes e a pera ficavam muito bem ao amigo, ponderou que era de bom aviso não alterar o rosto, verdadeiro espelho da alma, cuja firmeza e constância devia reproduzir.
Com o comentário acima, o narrador sintetiza um conflito presente em todo o romance.
Esse conflito se estabelece entre os seguintes aspectos:
Questão 64 13479284
UFU 1ª Fase 2024/2Ela [Germa] não respondeu, pôs-se de súbito a baloiçar-se desastradamente, como uma criança que explora o perigo dum jogo; a cadeira esquiava pelo soalho, embatendo contra as ripas que sustinham os montes de pero-pipo, das enormes três-num-prato que enrugavam a sua pele ferrugenta, ou as maçãs eivadas de vermelho, que o povo chama machiadas e desprendem um activo perfume, fresco e selvagem.
BESSA-LUÍS, Agustina. A Sibila. Lisboa: Guimarães Editores, 2009. p. 248.
Em A Sibila, de Agustina Bessa-Luís, o objeto cadeira de balanço assume papel simbólico na construção da narrativa, pois representa a
Questão 62 13479224
UFU 1ª Fase 2024/2As personagens são importantes operadores de leitura de um texto literário, pois elas colocam o enredo de uma história em movimento. Em relação às personagens femininas presentes em diferentes obras literárias, é correto afirmar que em
Questão 9 13396482
FAME 2024/2Era um bar da moda naquele tempo em Copacabana e eu tomava meu uísque em companhia de uma amiga. O garçom que nos servia, meu velho conhecido, a horas tantas, se aproximou:
— Não leve a mal eu sair agora, que está na minha hora, mas o meu colega ali continuará atendendo o senhor.
Ele se afastou, e eu voltei ao meu estado de vaguidão habitual. Alguns minutos mais tarde, vejo diante de mim alguém que me cumprimentava cerimoniosamente, com um movimento de cabeça:
— Boa noite, Dr. Sabino.
SABINO, Fernando. Chaves da vaguidão. Disponível em: https://contobrasileiro.com.br/chaves-da-vaguidao-cronica-de-fernando-sabino/. Acesso em: 8 mar. 2024. [Fragmento]
Nesse fragmento de uma crônica de Fernando Sabino, destaca-se o foco narrativo
Questão 69 13224486
UFPR 2024Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus, apresenta o relato de sua vida na favela, na forma de um diário. Considerando o trecho seguinte e a integridade do livro, assinale a alternativa correta.
3 de fevereiro (1959) Tenho de dizer que não escrevi nos dias que decorreram porque eu fiquei doente. Vou recapitular o que
ocorreu comigo nestes dias (...) A Fernanda veio e perguntou-me se eu sei onde está o cigano. É a mesma coisa que ela
perguntar-me onde é a casa do vento.
Disse que ele é muito bonito e que ela ia lá comprar pimenta só para vê-lo.
Durante os dias que eu estive doente o senhor Manoel não me deixou sem dinheiro.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014. p. 159.
Pastas
06