
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Literatura - Literatura brasileira
Questão 14 1524554
ACAFE Medicina 2020/1Relacione as colunas, considerando as especificidades e os diferentes aspectos apontados relativamente às obras e aos respectivos autores.
( 1 ) Guimarães Rosa fundiu neste romance elementos do experimentalismo linguístico da primeira fase do modernismo e a temática regionalista da segunda fase do movimento, para criar uma obra única e inovadora.
( 2 ) Romance de Graciliano Ramos, publicado em 1938, retrata a vida miserável de uma família de retirantes sertanejos obrigada a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas pela seca.
( 3 ) A relação entre Martim e a protagonista significa a união entre o branco colonizador e o índio, entre a cultura europeia, civilizada, e os valores indígenas, apresentados como naturalmente bons. É uma espécie de mito de fundação da identidade brasileira.
( 4 ) Retratando o movimento de tropas, Euclides da Cunha constantemente se prende à individualidade das ações e mostra casos isolados marcantes que demonstram bem o absurdo massacre dos “monarquistas” de Canudos, liderado pelo “famigerado e bárbaro” Antônio Conselheiro.
( 5 ) Um homem vai a uma loja de antiguidade e se depara com um quadro com uma imagem de mãos decepadas. A loja “... tinha o cheiro de uma arca de sacristia com seus panos embolorados e livros comidos de traça”.
( ) Os Sertões
( ) “A caçada”, de Lygia Fagundes Telles.
( ) Grande Sertão: Veredas
( ) Iracema, romance de José de Alencar
( ) Vidas Secas
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Questão 58 2481595
UPE 3° Fase 2° Dia SSA 2020Leia o texto a seguir:
A valorização da vasta cultura popular existente no Nordeste se torna, hoje, uma constante no campo intelectual. Cada vez mais se torna frequente recorrer ao universo popular. E foi com a proposta de resgate e valorização da cultura local que, no dia 18 de outubro de 1970, no Pátio de São Pedro, no Recife, é lançado para o Brasil e para o mundo o Movimento Armorial, (...) tendo como proposta central, (...), o intuito de realizar uma arte brasileira erudita a partir das raízes populares de nossa cultura. O dia da “inauguração” do movimento contou com a participação da Orquestra Armorial e exposição de artes plásticas.
COIMBRA, Ana Luisa de Castro et all. O Movimento Armorial reafirmando as raízes da cultura popular.
Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2007/resumos/R0259-1.pdf Acesso em: 15/06/2019
Quem foi o fundador do movimento cultural apresentado no texto?
Questão 44 2596335
FIP-Moc Medicina 2020/1Psicologia de um vencido
Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênese da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.
Profundissimamente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância...
Sobe-se à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.
Já o verme – este operário das ruínas –
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e à vida em geral declara guerra,
Anda a espreitar meus olhos para roê-los,
E há de deixar-me apenas os cabelos,
Na frialdade inorgânica da terra!
ANJOS, Augusto. Eu e Outras Poesias. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.
A propósito do texto, seguem as afirmativas:
I. O emprego de termos científicos representa uma característica desse autor, representante do Realismo.
II. A angústia diante da vida está presente em todo o poema, destacando-se no título e no verso “Sofro, desde a epigênese da infância.”
III. A imagem da decomposição da carne nas duas últimas estrofes revela a influência naturalista no texto.
IV. O poema apresenta uma característica literária que antecipa o modernismo: a desvinculação da palavra poética de seu compromisso com o belo.
Está correto o que se afirma apenas em:
Questão 8 7236679
IMEPAC 2020/1Texto
Como ocorre com os emojis e stikers, a visualidade é também explorada na composição de textos poéticos, tomando parte em sua significação.
No poema concreto de Décio Pignatari, há um jogo fonético e visual, pela troca das vogais, nos vocábulos LIXO e LUXO, com intenção de:
Questão 13 1366948
UnB 1° dia 2019Se, na Grécia antiga, o teatro começou com os rituais para Dionísio, no Brasil, a história do teatro nasce com os rituais indígenas e suas celebrações antropofágicas. Depois chegaram os jesuítas e seus autos de catequização, os escravos e seus rituais para celebrar divindades, a Corte e o luxo das óperas estrangeiras. O teatro com grupos formados por atores brasileiros se estabeleceu a partir do século XIX, o que propiciou o desenvolvimento da comédia de costumes e do teatro burlesco. No século XX, com os grupos universitários, o teatro se modernizou; nos anos 60 e 70, viveu-se um ápice criativo urgente e penetrante.
Internet: www.redeglobo.globo.com (com adaptações).
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue os itens a seguir, a respeito do teatro brasileiro.
A peça Macunaíma, dirigida por Antunes Filho, pode ser considerada o marco instaurador da pós-modernidade no Brasil, na medida em que a direção de Antunes Filho revolucionou a narrativa e renovou o padrão da teatralidade, por meio da incorporação de recursos como a intertextualidade, a paródia, a ironia e o humor.
Questão 30 482169
UniAtenas Sete Lagoas 2018/1ASSOMBRAMENTO
E quem não fosse vaqueano naqueles sítios iria, sem dúvida, estacar diante da grande porteira escancarada, inquirindo qual o motivo por que a gente da fazenda era tão esquiva que nem ao menos aparecia à janela quando a cabeçada da madrinha da tropa, carrilhonando à frente dos lotes, guiava os cargueiros pelo caminho a fora.
Entestando com a estrada, o largo rancho de telha, com grandes esteios de aroeira e mourões cheios de argolas de ferro, abria-se ainda distante da casa, convidando o viandante a abrigar-se nele. No chão havia ainda uma trempe de pedra com vestígios de fogo e, daqui e dacolá, no terreno acamado e liso, esponjadouros de animais vagabundos.
Muitas vezes os cargueiros das tropas, ao darem com o rancho, trotavam para lá, esperançados de pouso, bufando, atropelando-se, batendo uns contra os outros as cobertas de couro cru; entravam pelo rancho adentro, apinhavam-se, giravam impacientes à espera da descarga até que os tocadores a pé, com as longas toalhas de crivo enfiadas no pescoço, falavam à mulada, obrigando-a a ganhar o caminho.
Pelo sertão, de Afonso Arinos
http://www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?action=download&id=2926(Fragmentado)
Afonso Arinos, advogado, contista, romancista, nasceu em Paracatu, MG, em 1º de maio de 1868. Foi acadêmico da Academia Brasileira de Letras e renomado escritor Pré-Modernista. Pode-se inferir que no trecho predomina uma característica do Pré-Modernismo que é: