Questões de Literatura - Literatura brasileira - Escolas Literárias - Parnasianismo
325 Questões
Questão 5 9883088
UERR 2023/1Apesar de alegarem nos pronunciamentos a impassibilidade em face das emoções, esses poetas foram na prática carregados de emotividade e paixão, em grande parte de suas obras. Quanto à linguagem,
apegaram-se ao rigor gramatical e restauraram muito da dicção dos clássicos, fazendo deste modo um retorno à tradição. Provavelmente isto contribuiu para lhes dar voga e credibilidade, pois facilitava o entrosamento com as aspirações dominantes da cultura oficial. O mito da pureza da língua, do casticismo vernacular abonado pela autoridade dos autores clássicos, empolgou toda essa fase da cultura brasileira e foi um critério de excelência. É possível mesmo perguntar se a [sua] visão luxuosa, a sua descrição de vasos de porcelana, salas de mármore, metais preciosos, joias, tecidos raros, não representava para as classes dominantes uma espécie de correlativo da prosperidade material, e, para o comum dos leitores, uma miragem compensadora que dava conforto.
Antonio Candido. Iniciação à literatura brasileira. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2007, p.73 (com adaptações).
Consideradas as descrições apresentadas no texto precedente, é correto afirmar que a fase da cultura brasileira a que ele se refere corresponde à produção estética dos poetas
Questão 18 9517342
PUC-GO Medicina 2023/1Leia o fragmento do texto “O Parnasianismo”, retirado da obra De Anchieta a Euclides: breve história da literatura brasileira - I, de José Guilherme Merquior:
Das Sinfonias (1882) de Raimundo Correia às Poesias (1888) de Olavo Bilac, firma-se entre nós a disciplina parnasiana. Com ela se deu a invasão do alexandrino francês, o abandono do verso branco, o recuo dos metros ímpares, o banimento do hiato, a obrigatoriedade da rima rica (rima entre palavras de categoria gramatical diferente) e o império das formas de estrofação rígidas; o parnasianismo institui o reinado do soneto. Hipnotizados pela ginástica versificatória, seduzidos por uma concepção escultural do poema, os nossos parnasianos cuidaram menos de atingir a “impassibilidade” recomendada por Paris do que de assegurar livre curso à tendência, bem ibérica, para o exibicionismo verbal – a mesma a que se entregava, pela mesma época, o mais influente dos poetas em castelhano, o nicaraguense europeizado Rubén Darío (1867-1916).
(MERQUIOR, José Guilherme. De Anchieta a Euclides: breve história da literatura brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1979. p. 121-122. Adaptado.)
A respeito do Parnasianismo, analise as afirmativas a seguir:
I - Os poetas desse movimento literário optavam pelo uso de uma linguagem mais elaborada e objetiva.
II - Algumas das características da poesia produzida por esse movimento eram a preocupação com a forma, gosto pela descrição, uso de vocabulário culto e formal, e referências à mitologia grega e romana.
III - Em muitas obras literárias, evidencia-se a tendência pela exposição de temas que ilustram a tragicidade decorrente do conflito entre razão e fé.
IV - Uso frequente da tônica de subjetividade por parte de alguns autores, evidenciada pela expressão de emoção, sentimentalismo e lirismo.
Em relação às proposições analisadas, assinale a única alternativa cujos itens estão todos corretos:
Questão 39 8464540
UNITINS Caderno 1 2023/1Os movimentos literários tiveram início, no Brasil, durante o século XVI e são divididos em dois grandes momentos: a era colonial e a era nacional. Esses dois períodos ficaram marcados e separados pela emancipação política do Brasil. Relacione as assertivas ao movimento correspondente.
1. Barroco
2. Arcadismo
3. Romantismo
4. Realismo/Naturalismo
5. Parnasianismo
( ) Esse movimento propõe conectar o homem à natureza por meio da arte. Sua essência baseia-se no resgate da Antiguidade clássica, que não separava a arte da técnica. O processo não estaria ligado diretamente à habilidade, mas ao saber fazer.
( ) Com enfoque no ser humano e no seu cotidiano, na crítica social, com linguagem simples e objetiva cujos personagens e ambientes são descritos de forma detalhada, iniciou oficialmente em 1881, com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de seu mais célebre autor, Machado de Assis.
( ) É marcado pela expressão e pela valorização dos sentimentos, com destaque para a dualidade entre o amor e o sofrimento. A liberdade de criação se mistura à fantasia. As marcas principais são sentimentalismo, supervalorização das emoções pessoais, subjetivismo e egocentrismo.
( ) Em meio a um período em que a arte ganha espaço, esse movimento literário estimulou o ser humano a redescobrir a fé. Os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, em que são valorizados os detalhes em jogo de contrastes.
( ) Movimento literário que iniciou na França, em meados do século XIX, com o objetivo de produzir “poesias perfeitas”, valorizando a forma e a linguagem culta, criticando o sentimentalismo. A objetividade, a valorização da metrificação e a presença de impessoalidade também fazem parte de suas principais características.
A sequência correta é
Questão 10 12720607
UECE 1ª Fase 2022/2Texto
Os sapos
(Manuel Bandeira)
Enfunando os papos,
[155] Saem da penumbra,
Aos pulos, os sapos.
A luz os deslumbra.
Em ronco que aterra,
Berra o sapo-boi:
[160] – “Meu pai foi à guerra!”
– “Não foi!” – “Foi!” – “Não foi!”.
O sapo-tanoeiro,
Parnasiano aguado,
Diz: – “Meu cancioneiro
[165] É bem martelado.
Vede como primo
Em comer os hiatos!
Que arte! E nunca rimo
Os termos cognatos.
[170] O meu verso é bom
Frumento sem joio.
Faço rimas com
Consoantes de apoio.
Vai por cinquenta anos
[175] Que lhes dei a norma:
Reduzi sem danos
A fôrmas a forma.
Clame a saparia
Em críticas céticas:
[180] Não há mais poesia,
Mas há artes poéticas…”
Urra o sapo-boi:
– “Meu pai foi rei!”- “Foi!”
– “Não foi!” – “Foi!” – “Não foi!”.
[185] Brada em um assomo
O sapo-tanoeiro:
– “A grande arte é como
Lavor de joalheiro.
Ou bem de estatuário.
[190] Tudo quanto é belo,
Tudo quanto é vário,
Canta no martelo”.
Outros, sapos-pipas
(Um mal em si cabe),
[195] Falam pelas tripas,
– “Sei!” – “Não sabe!” – “Sabe!”.
Longe dessa grita,
Lá onde mais densa
A noite infinita
[200] Veste a sombra imensa;
Lá, fugido ao mundo,
Sem glória, sem fé,
No perau profundo
E solitário, é
[205] Que soluças tu,
Transido de frio,
Sapo-cururu
Da beira do rio…
BANDEIRA, Manuel. Os sapos. In: Estrela da Vida Inteira. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 2009, p. 51-52.
Sobre o poema, é correto afirmar que
Questão 19 7573742
Unioeste Manhã 2022Acerca dos autores e correntes literárias propostas, relacione a coluna e assinale a alternativa que seja a sequência CORRETA.
1. Modernismo
2. Romantismo
3. Parnasianismo
4. Simbolismo
( ) Olavo Bilac
( ) Jorge de Lima
( ) Gonçalves Dias
( ) Cruz e Souza
( ) João Cabral de Melo Neto
( ) Álvares de Azevedo
Questão 11 7217552
PUC-Campinas Demais Cursos 2022Eram de parecer que a poesia (a prosa de ficção fugia dos seus propósitos) devesse autojustificar-se como ato criador de Beleza, sem qualquer intuito pragmático. De onde, por via de uma erudição que não excluía as religiões, o estudo das línguas, mesmo as orientais, a arqueologia, a história, desembocaram na Antiguidade greco-latina.
(Adaptado de: MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo; Cultrix, 1998)
No trecho acima, descrevem-se características do movimento literário conhecido como
Pastas
06