
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Literatura - Literatura brasileira
Questão 39 8464540
UNITINS Caderno 1 2023Os movimentos literários tiveram início, no Brasil, durante o século XVI e são divididos em dois grandes momentos: a era colonial e a era nacional. Esses dois períodos ficaram marcados e separados pela emancipação política do Brasil. Relacione as assertivas ao movimento correspondente.
1. Barroco
2. Arcadismo
3. Romantismo
4. Realismo/Naturalismo
5. Parnasianismo
( ) Esse movimento propõe conectar o homem à natureza por meio da arte. Sua essência baseia-se no resgate da Antiguidade clássica, que não separava a arte da técnica. O processo não estaria ligado diretamente à habilidade, mas ao saber fazer.
( ) Com enfoque no ser humano e no seu cotidiano, na crítica social, com linguagem simples e objetiva cujos personagens e ambientes são descritos de forma detalhada, iniciou oficialmente em 1881, com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de seu mais célebre autor, Machado de Assis.
( ) É marcado pela expressão e pela valorização dos sentimentos, com destaque para a dualidade entre o amor e o sofrimento. A liberdade de criação se mistura à fantasia. As marcas principais são sentimentalismo, supervalorização das emoções pessoais, subjetivismo e egocentrismo.
( ) Em meio a um período em que a arte ganha espaço, esse movimento literário estimulou o ser humano a redescobrir a fé. Os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, em que são valorizados os detalhes em jogo de contrastes.
( ) Movimento literário que iniciou na França, em meados do século XIX, com o objetivo de produzir “poesias perfeitas”, valorizando a forma e a linguagem culta, criticando o sentimentalismo. A objetividade, a valorização da metrificação e a presença de impessoalidade também fazem parte de suas principais características.
A sequência correta é
Questão 10 6312533
FCMSCSP 2022O era a apoteose do sentimento; o é a anatomia do caráter. É a crítica do homem. É a arte que nos pinta a nossos próprios olhos — para nos conhecermos, para que saibamos se somos verdadeiros ou falsos, para condenar o que houve de mau na nossa sociedade.
(Eça de Queirós apud Domício Proença Filho. Estilos de época na literatura, 1978. Adaptado.)
As lacunas no texto devem ser preenchidas, respectivamente, por
Questão 8 6431539
UEA - SIS 2° Etapa 2022Leia o poema “Terza rima” (em tradução livre: “Terceira rima”), de Álvares de Azevedo, para responder à questão.
É belo dentre a cinza ver ardendo
Nas mãos do fumador um bom cigarro,
Sentir o fumo em névoas recendendo...
Do cachimbo alemão no louro barro
Ver a chama vermelha estremecendo
E até... perdoem... respirar-lhe o sarro1!
Porém o que há mais doce nesta vida,
O que das mágoas desvanece o luto
E dá som a uma alma empobrecida,
Palavra d’honra, és tu, ó meu charuto!
(Álvares de Azevedo. Lira dos vinte anos, 1996.)
1sarro: resíduo de fumo e nicotina que adere aos tubos de cachimbo.
No poema, o eu lírico dirige-se diretamente a seus leitores no seguinte verso:
Questão 3 6766390
UFRR 2° Etapa 2022CANÇÃO DO TAMOIO, de Antonio Gonçalves Dias, um poema laudatório de qualidades idealizadas do indígena brasileiro, que simboliza o herói nacional, conforme ideário do Romantismo do século XIX, se dirige a um guerreiro Tamoio, enaltecendo sua coragem e ousadia para lutar por conquistas e honrar o nome do pai, mesmo diante da morte. Construído em redondilha menor (5 sílabas métricas) em todos os versos das 10 estrofes, o ritmo rápido e acelerado da musicalidade poética ajuda a produzir a ambientação frenética diante da preparação para o combate.
No início do século XIX, esta visão idealizada das nações indígenas foi promovida como marca de valorização da busca pelo:
Questão 6 6766783
UFRR 3° Etapa 2022CANÇÃO DO TAMOIO, de Antonio Gonçalves Dias, um poema laudatório de qualidades idealizadas do indígena brasileiro, que simboliza o herói nacional, conforme ideário do Romantismo do século XIX, se dirige a um guerreiro Tamoio, enaltecendo sua coragem e ousadia para lutar por conquistas e honrar o nome do pai, mesmo diante da morte. Construído em redondilha menor (5 sílabas métricas) em todos os versos das 10 estrofes, o ritmo rápido e acelerado da musicalidade poética ajuda a produzir a ambientação frenética diante da preparação para o combate.
No início do século XIX, esta visão idealizada das nações indígenas foi promovida como marca de valorização da busca pelo:
Questão 43 6786677
UNITINS Medicina 2022Leia o poema a seguir para responder a questão.
O sol e o povo
O sol, do espaço Briaréu gigante,
P’ra escalar a montanha do infinito,
Banha em sangue as capinas do levante.
Então em meio dos Saarás — o Egito
Humilde curva a fronte e um grito errante
Vai despertar a Esfinge de granito.
O povo é como o sol! Da treva escura
Rompe um dia co’a destra iluminada,
Como o Lázaro escala a sepultura!...
Oh! Temei-vos da turba esfarrapada,
Que salva o berço à geração futura,
Que vinga a campa à geração passada.
ALVES, Castro. Os escravos In: Obra Completa. Rio de Janeiro: Ed. Nova Aguilar, 1996. p. 228.
Sobre o poema apresentado, assinale a alternativa correta.