Questões de Literatura - História da Literatura
501 Questões
Questão 9 8457843
Albert Einstein 2023Essa vanguarda baseia-se na crença na realidade superior das formas específicas de associação, antes negligenciadas, na onipotência dos sonhos e no jogo desinteressado do pensamento. André Breton, seu principal teórico, afirmou que o propósito dessa vanguarda era “resolver a contradição até agora vigente entre sonho e realidade pela criação de uma realidade absoluta, uma supra-realidade.”
(Ian Chilvers (org.). Dicionário Oxford de arte, 2007. Adaptado.)
O texto trata de uma vanguarda que influenciou inúmeros escritores do Modernismo brasileiro, qual seja,
Questão 27 8553364
ESA 2022Qual alternativa apresenta uma característica do Modernismo?
Questão 26 8553360
ESA 2022Machado de Assis, um dos autores mais importantes da literatura do Brasil, produziu uma obra de ficção extensa, que pode ser dividida em duas fases: uma, chamada de aprendizagem, de que é representativa a obra Helena; outra, dita de maturidade, inaugurada com a obra Memórias póstumas de Brás Cubas.
Tais fases se associam, respectivamente, às seguintes escolas literárias
Questão 4 7100630
Unichristus 2022Depois de 1924, sucede a fase das declarações e descobertas, predomina a exploração do inconsciente, as narrações dos sonhos, as experiências com o sono hipnótico e, também, a partir de 1925, a fase de conscientização política, quando a frase de Marx (“transformar o mundo”) vinha completar e substituir a de Rimbaud. Desejavam agora levar a poesia à ação: de método de investigação do subconsciente, a poesia ia passar a instrumento de agitação social. Para Breton, a arte autêntica era a que estava ligada à atividade revolucionária, coisa com que alguns elementos do grupo não concordaram.
TELLES, Gilberto Mendonça. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro. 19. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. P.217.
Esse fragmento está relacionado ao
Questão 7 6766792
UFRR 3° Etapa 2022O romance Ponciá Vicêncio - EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. 3ªedição. Rio de Janeiro: Pallas, 2017, p.70-72, narra uma parte da estória de vida da protagonista que dá título ao livro. É uma mulher negra, de família pobre, que, após a morte do pai, sai da casa na roça pra procurar outras oportunidades na cidade. O mesmo ocorre com os demais personagens de seu núcleo familiar – o irmão também sai à procura de uma vida melhor na cidade e a mãe, por último, sai em busca dos 2 filhos, porque estava envelhecendo sozinha. O romance cria um mosaico-miniatura de uma diáspora familiar, repetindo o destino de negros africanos escravizados em África e trazidos ao Brasil, famílias separadas. A procura por identidade e pertencimento atinge os personagens de maneira semelhante, embora tenham sonhos diferentes. Percebemos o sofrimento e a angústia que levam Ponciá à insatisfação e desesperança, porque sentia falta dos familiares mais próximos com quem conviveu na roça – mãe e irmão, cada um deles num local diferente, buscando um novo destino.
Com base na descrição acima, pode-se afirmar que:
Questão 27 7900609
UNIEVA Medicina 2021/1Em 1924, Tarsila do Amaral, adere ao movimento modernista.
A obra Abaporu, um símbolo do movimento antropofágico, é uma homenagem a:
Pastas
06