Questões de Português - Gramática - Figuras de Linguagem - Onomatopeia
39 Questões
Questão 9 11308777
FAMEMA 2024/2Leia o conto “Diálogo das notas”, de Carlos Drummond de Andrade, para responder à questão.
A nota de cinco mil cruzeiros estava preocupada. Anunciaram para breve a sua entrada em circulação, e já passavam muitos sóis sem que a retirassem do almoxarifado. No almoxarifado, chega-lhe o zum-zum de que continuamente as coisas sobem de preço e as notas baixam de valor. Embora os algarismos continuem os mesmos, cada dia significam uma realidade menor. Quando chegar minha vez de andar por aí — receia a nota de cinco mil — quanto valerão meus cinco mil?
Ao ser desenhada, sentira-se toda garbosa, cheia de minhocas na cabeça. Iria suplantar as coleguinhas, dando a vera ideia de grandeza. Mas até agora nada, e a nota inquieta-se:
— Quando vejo o cruzeiro metálico passar do tamanho de medalha de chocolate ao de botão de manga de camisa (e amanhã ele chegará talvez a semente de tangerina), sinto que meu futuro não será nada fagueiro. Vão-me reduzir às proporções de ficha de ônibus, feita de papel, e servirei para pagar a passagem de um coletivo circular. No máximo.
Estava nessa tristeza quando lhe apareceu, ainda em forma de neblina futura, o projeto da nota de cinco milhões, com efígie de cabeça para baixo, e sussurrou-lhe:
— Maninha, depois de mim virá a cédula de cinco trilhões, e assim sucessivamente, pois infinito é o número dos números. Até que um dia o homem se cansará de escrever no papel grandezas que são insignificâncias, e passará a escrever insignificâncias que valham grandezas. Já pressinto no horizonte maravilhosa nota zero, que nos resumirá a todas e alcançará o máximo valor metafísico.
(Carlos Drummond de Andrade. Contos plausíveis, 2012.)
O Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa define “onomatopeia” como “formação de uma palavra a partir da reprodução aproximada, com os recursos de que a língua dispõe, de um som natural a ela associado”.
Ocorre onomatopeia no seguinte trecho:
Questão 9 11035542
UTFPR Verão 2024Observe a figura a seguir:
Figuras de linguagem, também chamadas figuras de estilo, são recursos estilísticos usados para dar maior ênfase à comunicação e torná-la mais bonita como também dar mais sonoridade às palavras.
O texto da tirinha da Mônica foi construído por meio da figura de linguagem chamada:
Questão 5 11462390
UEMA 60+ 2023Leia com atenção o texto a seguir para responder à questão.
Graciliano Ramos (1892/1953), jornalista e político, exerceu o cargo de prefeito da cidade Palmeiras dos Índios, interior de Alagoas. Estreou em 1933, com o romance “Caetés”. “Vidas Secas” – publicado em 1938 – é o último romance desse autor. Leia um pequeno fragmento dessa obra. Trata-se de episódio muito importante que caracteriza o protagonista Fabiano.
— Você é um bicho, Fabiano.
Isto para ele era motivo de orgulho. Sim senhor, um bicho, capaz de vencer dificuldades. Chegara naquela situação medonha - e ali estava forte, até gordo, fumando seu cigarro de palha.
— Um bicho, Fabiano. Era. Apossara-se da casa porque não tinha onde cair morto, passara uns dias mastigando raízes de imbu e sementes de mucunã.
Viera a trovoada e, com ela, o fazendeiro, que o expulsara. Fabiano fizera-se desentendido e oferecera os seus préstimos, resmungando, coçando os cotovelos, sorrindo aflito. O jeito que tinha era ficar. E o patrão aceitara-o, entregara-lhe as marcas de ferro.
[...]
Às vezes utilizava nas relações com as pessoas a mesma língua com que se dirigia aos brutos - exclamações, onomatopeias. Na verdade, falava pouco. Admirava as palavras compridas e difíceis da gente da cidade, tentava reproduzir algumas, em vão, mas sabia que elas eram inúteis e talvez perigosas.
RAMOS, Graciliano. Vidas secas. Rio de Janeiro: Record, 2014.
No trecho “Às vezes utilizava nas relações com as pessoas a mesma língua com que se dirigia aos brutos - exclamações, onomatopeias.”.
A figura de linguagem onomatopeia, usada no trecho acima, significa
Questão 15 11310446
PUC-MG Medicina 2022/2Leia com atenção o texto a seguir:
Fonte: https://www.otempo.com.br/charges/charge-o-tempo-15-02-2022-1.2613280
Dicionário
Definições de Oxford Languages· Saiba mais
verbo
1. transitivo direto fazer ir longe; arremessar, lançar. "d. flechas"
2. transitivo direto POR METÁFORA lançar, enviar (olhar). "disparou um olhar furioso"
https://www.google.com/search?q=disparar&rlz=1C1GCEB_enBR991BR991&oq=disparar&aqs=chrome..69i57j0i512l9.2385j1j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8
A figura de linguagem que aparece no 1º quadrinho é denominada:
Questão 140 6927176
UnB 1° Dia 2022A questão da origem da linguagem é altamente controvertida, dada a inexistência de provas e de testemunhos factuais. Isso tornou o tema sujeito às mais inusitadas divagações e propostas fantasiosas. Uma das primeiras teorias sobre a origem da linguagem humana é que as palavras surgiram da tentativa de imitar os sons produzidos pelos animais e os sons da natureza circundante. Essa teoria é conhecida como teoria onomatopaica. Outra possibilidade proposta, muito semelhante à explicação onomatopaica, foi a de identificar o germe da linguagem nas interjeições. Os primeiros sons produzidos pelos seres humanos teriam sido exclamações de dor, alegria, desespero, espanto, surpresa.
Uma teoria um pouco mais elaborada sugere que o esforço muscular exagerado ou difícil e especialmente os esforços rítmicos são geralmente acompanhados por ação intermitente da glote, da língua, dos lábios e do palato mole. A alternância dos movimentos de segurar e soltar a respiração, algumas vezes fazendo as cordas vocais vibrarem, produziu a voz.
Bruna Franchetto e Yonne Leite. Origens da linguagem. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004, p. 12-13 (com adaptações)
Tendo como referência o fragmento de texto anterior, suas ideias e seus aspectos linguísticos, julgue o item seguinte.
Os termos “às mais inusitadas divagações e propostas fantasiosas” (segundo período do primeiro parágrafo) e “à explicação onomatopaica” (quinto período do primeiro parágrafo) desempenham diferentes funções sintáticas no texto
Questão 28 10950896
APMBB 2021ATENÇÃO: A QUESTÃO DEVE SER RESPONDIDA A PARTIR DO TEXTO.
TEXTO
GONSALES, Fernando. Níquel Náusea. www1.folha.uol.com.br. 05/2020.
Ao longo do Texto, encontram-se as seguintes figuras de linguagem:
Pastas
06