Questões de Português - Gramática - Linguagem - Funções da linguagem
2.252 Questões
Questão 2 13396035
FAME 2024/2INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.
Pelo direito de concluir a educação básica
Em 2022, no Brasil, mais de 9 milhões de jovens de 15 a 29 anos estavam fora da escola, sem completar a educação básica. Os principais motivos que levaram esses jovens a se afastarem incluíram a necessidade de trabalhar, o desinteresse e as necessidades de cuidar de filhos e de outros parentes, além da gravidez, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São mais de 9 milhões de cidadãs e cidadãos que enfrentam inúmeros desafios de empregabilidade e ficam sujeitos, muitas vezes, a postos de trabalho precários e a menos oportunidades de ascensão profissional. É um desafio nacional viabilizar as condições necessárias para reintegrá-los à educação, assegurando o direito constitucional ao ensino básico. E esse deveria ser um compromisso de toda a sociedade.
A violação do direito à educação e a baixa escolaridade agravam o ciclo de pobreza e desigualdades do país. Negar esse direito a essa parcela da população não só impacta as camadas mais vulnerabilizadas da sociedade, mas também amplia as desigualdades sociais já existentes.
Não conseguiremos construir uma nação justa e economicamente forte enquanto dois em cada 10 jovens chegarem à vida adulta sem concluir ao menos o Ensino Médio.
CHAMARELLI, Carla; SOARES, Rosalina. Pelo direito de concluir a educação básica. Correio Braziliense. Opinião, 2024. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/ opiniao/2024/03/6817048-pelo-direito-de-concluir-a-educacaobasica.html. Acesso em: 12 mar. 2024. [Fragmento adaptado]
Releia este período do texto.
“É um desafio nacional viabilizar as condições necessárias para reintegrá-los à educação”.
Considerando o primeiro parágrafo do artigo de opinião, qual é a função do termo destacado no período apresentado?
Questão 5 13185416
UnirG Medicina 2024/1Texto para a questão
MEDO DE AGULHA? TÉCNICAS PROMETEM EFEITO
SEMELHANTE À ACUPUNTURA SEM PERFURAÇÃO
Apesar de especialistas dizerem que a acupuntura, quando realizada da maneira adequada, não deve causar dor, pessoas com fobia de agulhas, ou mesmo as crianças, podem resistir ao procedimento por causa (1) desses objetos.
Na prática, a técnica está diretamente associada às agulhas, “mas existem possibilidades de estimulação de pontos de acupuntura sem fazer o agulhamento”, explica o presidente da Associação Médica Brasileira de Acupuntura, Ruy Yukimatsu Tanigawa.
De acordo com o médico, (2) esses pontos estão associados ao sistema nervoso. O que significa que os estímulos passam pela coluna vertebral e podem chegar até a parte cerebral — provocando a inibição ou o equilíbrio do sistema.
Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/medo-de-agulha-tecnicasprometem-efeito-semelhante-a-acupuntura-sem-perfuracao/
Os pronomes desses (ref 1.) e esses (ref 2), indicados no texto, são elementos que contribuem para a coesão textual.
Sendo assim é correto afirmar que, no contexto em que ocorrem, eles recuperam, respectivamente:
Questão 45 12083756
UNIFOR Medicina 2024/2América Latina é uma definição geográfica e política inventada por europeus a partir do século XV. Ao mesmo tempo que define a localização geográfica dos vinte países, que possuem idioma derivado do latim e que ocupam uma determinada faixa territorial, também define o lugar periférico desse território na economia capitalista. Portanto a origem dessa definição é eurocêntrica.
Renata Andrade. In: Agenda Mundial Lationoamericana, 2024: descolonizar o mundo e a vida: missão libertadora. (fragmento)
A função de linguagem predominante no texto é a
Questão 31 12082714
UNIFOR Medicina 2024/2Uma mulher de cerca de 40 anos foi enterrada em uma caverna há 75 mil anos, colocada para descansar em uma cavidade esculpida para acomodar seu corpo. Sua mão esquerda estava enrolada sob a cabeça, e uma pedra atrás dela pode ter sido colocada como um apoio. Conhecida como Shanidar Z, em referência à caverna no Curdistão Iraquiano, onde foi encontrada em 2018, a mulher era uma neandertal. Ou seja, um tipo de ser humano antigo que desapareceu cerca de 40 mil anos atrás. Cientistas estudando seus restos mortais montaram cuidadosamente seu crânio a partir de 200 fragmentos ósseos, um processo que levou nove meses. Elas usaram os contornos do rosto e do crânio para guiar uma reconstrução e entender como a neandertal poderia ter parecido. No laboratório de Cambridge, as pesquisadoras fizeram microtomografias computadorizadas de cada bloco e usaram as imagens para guiar a extração de fragmentos de ossos. A colega de Emma Pomeroy (paleoantropóloga e professora associada do departamento de arqueologia da Universidade de Cambridge), Lucía López-Polín, uma conservadora arqueológica do Instituto Catalão de Paleontologia Humana e Evolução Social na Espanha, juntou mais de 200 pedaços de crânio manualmente para devolvê-lo à sua forma original.
Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/cientistas-revelam-rosto-de-mulher-neandertal-que-viveu-ha75-mil-anos. Acesso em: 14 mai. 2024.
De acordo com as informações do texto, sobre o uso de novas tecnologias na pesquisa científica, é correto afirmar que
Questão 16 12012571
CEFET MG 2024Disponível em: https://www.instagram.com/p/B2XLBwahQx4/. Acesso em: 13 ago. 2023 (adaptado).
O post no Instagram da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus
Questão 3 12012301
CEFET MG 2024Nessa noite, fui cedo para a cama, preparando-me para madrugar no dia seguinte. E tal era o meu propósito, que peguei logo num sono doce e tranquilo. Eram seis horas e eu já estava no jardim. Como quem desperta de um sono, apatetada, olhei à roda e só vi folhas, folhas e mais folhas verdes! Nem uma flor!
ALMEIDA, Júlia Lopes de. “As rosas”. In.: BORGES et al. (Org). Coletânea de contos fantásticos, de terror e de realismo mágico. Belo Horizonte: LED, 2021. p. 138.
A autora desse trecho recorre à repetição da palavra em destaque como estratégia para
Pastas
06