
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Português - Gramática
Questão 6 7825255
IMEPAC 2019Leia este texto.
O humor dos quadrinhos decorre da reação do policial relativa ao uso de um sinal de pontuação
Com base na leitura desse texto, infere-se que o emprego da vírgula em “Ajuda, um ladrão!”
Questão 8 156774
UNIFAE 2017Há uma apatia geral, as coisas não andam, todo mundo está esperando não se sabe o quê para decidir o rumo a tomar. Quem sabe ver nota em certas pessoas uma preocupação em apagar pistas, como se de uma hora para outra muita gente tivesse se regenerado e resolvido começar vida nova. Isso é bom, nunca é tarde para o pecador se arrepender; mas também pode ser esperteza, precaução para não ser lembrado quando a bomba estourar.
Por enquanto vou vivendo com uns atrasados que ainda estou recebendo dos Armazéns Proibidos. Fico sentado aqui a manhã inteira e não vejo ninguém passar, nem as crianças que costumavam vir brincar no buraco que nos obrigaram a abrir aí em frente.
Mas a natureza, essa não para. O vento está aí sacudindo as folhas, levantando poeira, trazendo cheiros exóticos que antigamente nesta época do ano deixavam as pessoas alvoroçadas, prontas a disparar como cavalos fogosos. Hoje parece que ninguém sente esses cheiros; se sente, não reage como antes.
Os passarinhos é que estão aproveitando ao máximo a temporada. Desde que amanhece começa o estardalhaço deles, nunca vi tantos reunidos num lugar só, parece que os pássaros do mundo inteiro combinaram congresso aqui. Se eles escolheram este lugar, é porque isto aqui vai ficar bom; eles sabem.
(José J. Veiga. Os pecados da tribo, 2005.)
O período “Hoje parece que ninguém sente esses cheiros; se sente, não reage como antes.” (3o parágrafo) está corretamente reescrito, de acordo com a norma-padrão e o sentido do texto, em:
Questão 2 1951519
UnirG 2016/1Assinale a opção em que está corretamente indicada a ordem dos sinais de pontuação que devem preencher as lacunas da frase abaixo:
“Quando se trata de trabalho científico___duas coisas devem ser consideradas___uma é a contribuição teórica que o trabalho oferece___a outra é o valor prático que possa ter”.
Questão 6 80801
UNITAU Medicina Verão - 1ª Fase 2014Assinale a opção em que o texto foi transcrito sem erro de pontuação.
(As frases foram adaptadas do jornal Folha de S. Paulo - 1º/10/2013).
Questão 15 1767839
EN 2° Dia 2018TEXTO
Leia o texto abaixo e responda a questão.
Do Diário do Imperador
Acabo de ler o Diário do Imperador D. Pedro II, escrito exatamente há um século. Por essas pequenas anotações, pode-se acompanhar um ano da sua vida, amostra suficiente das dificuldades com que o Brasil tem lutado sempre para entrar no bom caminho, para melancolia e desânimo de seus mais devotados servidores.
Assim mesmo se exprimiu o Imperador: “Muitas coisas me desgostam; mas não posso logo remedia-las e isso me aflige profundamente. Se ao menos eu pudesse fazer constar geralmente como penso! Mas pra quê - se tão poucos acreditariam nos embaraços que encontro para que eu faça o que julgo acertado! Há muita falta de zelo, e o amor da pátria só é uma palavra - para a maior parte!”
A respeito de certo boato que se espalhara, comenta, com desgosto: “Tudo inventam; e triste política é a que vive de semelhantes embustes quando tantos meios honestos havia de fazer oposição; mas para isso é necessário estudar as necessidades da Nação - e onde está o zelo?”
(A palavra ZELO ocorre numerosas vezes neste diário: é essa “dedicação ardente”, essa “diligência”, que o Imperador não encontra na maior parte dos que, no entanto, por função, estão encarregados dos problemas nacionais. E isso lhe causa sofrimento.)
Os moços de hoje deviam ler estas palavras, e entendê-las: “Na educação da mocidade é que sobretudo confio para regeneração da pátria. Gritam que se não pode chegar ao poder senão fazendo oposição como a fazem; mas, quando no poder, não sofrem do mal que fomentaram? À imprensa é inteiramente livre, como julgo deva ser, e na Câmara e no Senado a oposição tem representantes; mas que fazem estes pela maior parte?”
Os homens públicos também deveriam meditar sobre esta passagem:”...Mas tudo custa a fazer em nossa terra e a instabilidade de ministério não dá tempo aos ministros para iniciarem, depois do necessário estudo, as medidas mais urgentes. E preciso trabalhar, e vejo que não se fala quase senão em política, que é, as mais das vezes, guerra entre interesses individuais.”
Há neste pequeno diário, de um ano e cinco dias, variadas observações sobre agricultura, teatro, ciência, educação; impressões de visitas a diferentes estabelecimentos educacionais e industriais; breves apontamentos sobre ministros e personalidades do tempo. Terminada a leitura, parece-nos que estamos na mesma, que o século não passou; apenas as pessoas mudaram de nome. E o Imperador, hã cem anos, escrevendo: “A falta de zelo; a falta de sentimento do dever é nosso primeiro defeito moral. Força é contudo aceitar suas consequências, procurando, aliás, destruir esse mal que nos vai tornando tão fracos.”
D. Pedro II deixou fama de sabedoria, e comparando- se as modestas (mas importantíssimas) observações de seu diário com a verborragia demagógica de que ainda somos vitimas, e dos males que a acompanham, compreende-se que muita gente desesperada até pense em tornar-se monarquista.
Mas convém não esquecer estas palavras do próprio imperador: “Nasci para consagrar-me às letras e as ciências; e, a ocupar posição política, preferiria a de presidente da República ou ministro à de Imperador”.
Sejamos, pois, republicanos, democratas, estudiosos, honestos, justiceiros, e cultivemos o ZELO de bem servir à pátria, aos homens, às instituições. Neste particular, estamos com um século de atraso.
MEIRELES, Cecilia. Escolha o seu sonho. São Paulo: Global, 2016 (Texto adaptado)
Leia o trecho abaixo .
“Tudo inventam; e triste política é a que vive de semelhantes embustes quando tantos meios honestos havia de fazer oposição;[...]" (3º§)
Assinale a opção em que a reescritura do trecho citado mantém seu sentido original e respeita a norma padrão da linguá.
Questão 8 304456
FCM PB 2018/2Sobre o emprego dos sinais de pontuação, NÃO é correto afirmar: