Questões de Português - Gramática - Sintaxe - Verbo Transitivo
95 Questões
Questão 14 11310174
PUC-MG Medicina 2022/2Leia com atenção o texto a seguir:
Fonte: https://www.otempo.com.br/charges/charge-o-tempo-15-02-2022-1.2613280
Dicionário
Definições de Oxford Languages· Saiba mais
verbo
1. transitivo direto fazer ir longe; arremessar, lançar. "d. flechas"
2. transitivo direto POR METÁFORA lançar, enviar (olhar). "disparou um olhar furioso"
https://www.google.com/search?q=disparar&rlz=1C1GCEB_enBR991BR991&oq=disparar&aqs=chrome..69i57j0i512l9.2385j1j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8
Assinale a afirmativa CORRETA sobre o verbo disparar e suas cognatas:
Questão 36 6195358
UEA-Específico Humanas 2019Leia o trecho de Galvez, Imperador do Acre, de Márcio Souza, para responder à questão.
Juno e Flora e outras divindades mitológicas
O cabaré não primava pela decoração, mas o ambiente era simples e acolhedor. Era bem conceituado pelos anos de serviços prestados. Uma sala pequena cheia de sofás, algumas mesas redondas de mármore encardido. Meia penumbra. Fomos sentar numa mesa perto da orquestra. A casa começava a esvaziar e estavam apenas os clientes mais renitentes. Duas meninas dançavam um can-can desajeitado e deviam ser paraenses. As duas meninas suavam sem parar. Fomos atendidos por Dona Flora, gorda e oxigenada proprietária que bem poderia ser a deusa Juno. Recebemos as vênias de sempre e Trucco pediu uísque. A música já estava com o andamento de fim de festa e o garçom veio servir nossas bebidas. Trucco perguntou se Lili ainda iria apresentar-se e o garçom respondeu que o número dela era sempre à meia-noite. Havia um ar de familiaridade, e duas polacas vieram sentar em nossa mesa. Afastei a cadeira para elas sentarem e notei que eram bem velhas e machucadas. Decidi dar uma observada no ambiente enquanto Trucco trocava gentilezas com as duas cocottes1.
(Galvez, Imperador do Acre, 1977.)
1cocotte: mulher jovem e atraente.
A oração “Fomos atendidos por Dona Flora” está na voz passiva.
A oração correspondente na voz ativa, que mantém o sentido original, contém a forma verbal
Questão 10 3373903
UFMS PASSE - 2ª Etapa 2018-2020Leia atentamente a tirinha a seguir para responder à questão 10.
No último quadrinho, há uma oração subordinada substantiva: “Não se esqueçam de que uma mãe cansada bate com menos força”. A oração sublinhada completa o sentido da forma verbal “esqueçam”, pois a regência do verbo encontra-se relacionada ao contexto comunicacional, requisitando o uso da preposição.
A partir dessas reflexões, assinale a alternativa que justifica corretamente o emprego da regência do verbo “esquecer” presente na tirinha.
Questão 9 12739959
UFAM PSI - CG 1 2023Em “Devemos ensinar aos alunos o mais elementar”, o verbo destacado em negrito é:
Questão 8 9751066
UFT manhã 2023/2Leia o texto a seguir para responder a QUESTÃO
Texto
As Crianças Chatas Não posso.
Não posso pensar na cena que visualizei e que é real. O filho está de noite com dor de fome e diz para a mãe: estou com fome, mamãe. Ela responde com doçura: dorme. Ele diz: mas estou com fome. Ela insiste: durma. Ele diz: não posso, estou com fome. Ela repete exasperada: durma. Ele insiste. Ela grita com dor: durma, seu chato! Os dois ficam em silêncio no escuro, imóveis. Será que ele está dormindo? - pensa ela toda acordada. E ele está amedrontado demais para se queixar. Na noite negra os dois estão despertos. Até que, de dor e cansaço, ambos cochilam, no ninho da resignação. E eu não aguento a resignação. Ah, como devoro com fome e prazer a revolta.
Fonte: LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999, p. 23.
Sobre aspectos morfossintáticos e semânticos, assinale a alternativa INCORRETA.
Questão 7 9580106
Unilago 2022/1Leia o texto a seguir e responda à questão.
A vivência e o inconformismo do físico Sérgio Mascarenhas (1928-2021) diante de um distúrbio que elevou sua pressão intracraniana foram o ponto de partida do que pode ser uma revolução na medicina. O professor rompeu um paradigma da neurociência – o de que o crânio é totalmente rígido – e lançou as sementes para a criação de uma tecnologia não invasiva capaz de inferir o volume e a pressão dentro da cabeça.
Antes do sensor, desenvolvido pela startup brain4care, a única forma de acessar esses dados era com um procedimento que fura o crânio. O novo dispositivo consegue flagrar, por meio de ondas específicas, alterações até mais sutis que sinalizam problemas.
“Hoje já visualizamos 20 diferentes aplicações para a tecnologia”, conta Plinio Targa, CEO da Brain4care. Além de desordens neurológicas como hidrocefalia e AVC, o sensor é estudado em contextos como anestesia e doenças cardíacas.
Sinal vital
A tecnologia da brain4care fica de olho no que os cientistas chamam de complacência cerebral, que é influenciada pelo volume e pela pressão dentro do crânio. Alterações ali sugerem desequilíbrios e danos neurológicos. Doenças diversas, como hidrocefalia, AVC e meningite, interferem nesse marcador, que, a exemplo de temperatura e pressão, pode virar um novo sinal vital do corpo.
Ação e reação pelo crânio
Dispositivo já é utilizado por clínicas e hospitais brasileiros. Entenda como funciona:
1. Captação: o sensor é posicionado na cabeça do paciente, onde passa a captar ondas que indicam a pressão intracraniana.
2. Relatório: o resultado fica na nuvem e pode ser acessado em tempo real e remotamente pelos profissionais de saúde.
3. Análise: o device atua como uma ferramenta preditiva e diagnóstica, podendo ser usado tanto em clínicas como UTIs.
4. Conduta: a medição da pressão intracraniana auxilia o médico a tomar decisões imediatas para preservar a saúde cerebral do paciente.
(Adaptado de: SPONCHIATO, Diogo. Sensor mede pressão dentro da cabeça sem furo nem dor. Veja Saúde. Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/sensor-mede-pressao-dentro-da-cabeca-sem-furo-nem-dor/ Acesso em: 28/08/2021.)
Sobre o primeiro parágrafo do texto, assinale a alternativa correta.
Pastas
06