Observe as expressões sublinhadas no fragmento do artigo A era da desinformação, de Manoel Lemos:
Não podemos negar que a internet tornou-se um dos principais meios para a disseminação de informações. Em 2018, a rede cruzou a marca dos 4 bilhões de usuários. Mais da metade da população mundial está conectada a ela. [...]
[...]
Mas não é só a escala e a velocidade da internet que são fatos novos. Ao contrário de seus predecessores – TV e rádio –, a internet está ao alcance de todos. Qualquer pessoa pode usá-la para disseminar suas ideias a milhões. Por um lado, foi possível dar voz a milhares de pessoas que não eram representadas e que agora têm como lutar por seus direitos. Do outro, colocamos um canhão nas mãos dos que usam a desinformação como ferramenta.
(LEMOS, Manoel. A era da desinformação. O Estado de S. Paulo. São Paulo, 10 jul. 2019. Caderno de economia, p. B6. Adaptado.)
Assinale a alternativa que corretamente nomeia o tipo de colocação pronominal utilizada:
A colocação pronominal é a posição que os pronomes pessoais oblíquos átonos ocupam na frase em relação ao verbo a que se referem. São pronomes oblíquos átonos: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. Esses pronomes podem assumir três posições na oração em relação ao verbo. Próclise, quando o pronome é colocado antes do verbo, devido a partículas atrativas, como o pronome relativo. Ênclise, quando o pronome é colocado depois do verbo, o que acontece quando este estiver no imperativo afirmativo ou no infinitivo impessoal regido da preposição "a" ou quando o verbo estiver no gerúndio. Mesóclise, usada quando o verbo estiver flexionado no futuro do presente ou no futuro do pretérito. A mesóclise é um tipo de colocação pronominal raro no uso coloquial da língua portuguesa.
No entanto, ainda é encontrada em contextos mais formais, como se observa em:
Leia atentamente a tirinha a seguir para responder à questão 10.
No último quadrinho, há uma oração subordinada substantiva: “Não se esqueçam de que uma mãe cansada bate com menos força”. A oração sublinhada completa o sentido da forma verbal “esqueçam”, pois a regência do verbo encontra-se relacionada ao contexto comunicacional, requisitando o uso da preposição.
A partir dessas reflexões, assinale a alternativa que justifica corretamente o emprego da regência do verbo “esquecer” presente na tirinha.
ENEM estuda.com é um sistema para estudantes que desejam ingressar em um curso de nível superior. Resolva questões através do computador, tablet ou celular. vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem