
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Português - Gramática
Questão 11 6644118
UFGD 2021Assinale a alternativa cujo texto está corretamente pontuado.
Questão 9 2248562
FACASPER 2020Assinale a opção que não atende corretamente às regras de concordância nominal, de acordo com a norma culta:
Questão 31 1366150
UNEMAT 2019/2Texto para a questão
BRASIL REGISTRA 40 MIL CASOS DE INTOXICAÇÃO POR AGROTÓXICOS EM UMA DÉCADA
“No Paraná, estado com maior número de casos relatados, comunidades se organizam para tentar se livrar dos efeitos dos venenos. Uma das opções é 'corƟna verde'. O agrotóxico é uma ferramenta de trabalho comum na agricultura, mas esses produtos podem ser perigosos e muitas vezes são usados de maneira errada. De 2007 a 2017, data do último levantamento oficial, foram notificados cerca de 40 mil casos de intoxicação aguda por causa deles. Quase 1.900 pessoas morreram. Segundo maior produtor de grãos do país, o Paraná é o estado com o maior número de casos relatados – e também o que tem o sistema mais eficiente de notificações. Muitas comunidades paranaenses estão se organizando para tentar se livrar dos efeitos dos venenos agrícolas. Em alguns casos, ele chega pelo ar. “A gente sente o cheiro do veneno entrando pela janela”, conta Mauritânia Guedes, que mora em Luiziana. Na cidade cercada por lavouras, apenas a rua separa as casas da plantação em alguns bairros. Luiziana se tornou um dos primeiros municípios do Paraná a fazer valer uma lei que impõe regras para o uso de agrotóxicos ao redor da cidade. A regra entrou em vigor no final de 2017 e determina que os agricultores que quiserem produzir perto de núcleos habitacionais têm que implantar "cortinas verdes". "Cortinas verdes" são duas fileiras de árvores, uma arbórea e uma arbustiva, para o controle do agrotóxico. Elas têm que ser implantadas há 50 metros da divisa da propriedade com o núcleo urbano.”
Disponível em: https://g1.globo.com/economia/agronegocios/globorural/noÆŸcia/2019/0 3/31/brasil-tem-40-milcasos-de-intoxicacao-por-agrotoxicos-em-umadecada.ghtml Acesso em: mar. 2019.
No trecho “Muitas comunidades paranaenses estão se organizando para tentar se livrar dos efeitos dos venenos agrícolas. Em alguns casos, ele chega pelo ar”.
A respeito dos aspectos linguísticos do texto, assinale a alternativa correta.
Questão 10 1123439
Unichristus 2018/2Observe cada item a seguir que corresponde a um comentário adaptado sobre o câncer de próstata. O comentário que obedece inteiramente à norma-padrão da Língua Portuguesa é:
Questão 7 6108190
UEA - Geral 2018Leia o texto de Jorge Coli para responder à questão.
Dizer o que seja a arte é coisa difícil. Um sem-número de tratados de estética debruçou-se sobre o problema, procurando situá-lo, procurando definir o conceito. Mas, se buscamos uma resposta clara e definitiva, decepcionamo-nos: elas são divergentes, contraditórias, além de frequentemente se pretenderem exclusivas, propondo-se como solução única. Desse ponto de vista, a empresa é desencorajadora.
Entretanto, se pedirmos a qualquer pessoa que possua um mínimo contato com a cultura para nos citar alguns exemplos de obras de arte ou de artistas, ficaremos certamente satisfeitos. Todos sabemos que a Mona Lisa, que a Nona Sinfonia de Beethoven, que a Divina Comédia, que Guernica de Picasso ou o Davi de Michelangelo são, indiscutivelmente, obras de arte. Assim, mesmo sem possuirmos uma definição clara e lógica do conceito, somos capazes de identificar algumas produções da cultura em que vivemos como “arte”.
É possível dizer, então, que arte são certas manifestações da atividade humana diante das quais nosso sentimento é admirativo, isto é: nossa cultura possui uma noção que denomina solidamente algumas de suas atividades e as privilegia. Portanto, podemos ficar tranquilos: se não conseguimos saber o que a arte é, pelo menos sabemos quais coisas correspondem a essa ideia e como devemos nos comportar diante delas.
(O que é arte, 2010. Adaptado.)
Assinale a alternativa que expressa, com correção gramatical, a ideia central do texto.
Questão 13 3357310
UFMS PASSE - 3ª Etapa 2017-2019Considere o excerto a seguir para responder à questão.
O que é o jongo?
O jongo é uma prática com versos, dança, ritmos e crenças africanas, originalmente cultivada pelos escravos nas fazendas de café do Vale do Paraíba, durante o período colonial. Os senhores de escravos achavam que era só festa, mas os versos dos(as) jongueiros(as) traziam mensagens que só eles(as) entendiam, com alusão às entidades (espíritos dos “pretos velhos”) e protestos, por exemplo. Com o fim da escravidão, sem uma política de distribuição de terras, muitos(as) negros(as) foram morar nas áreas mais periféricas do Rio de Janeiro, como os morros de São Carlos, Salgueiro, Mangueira e Serrinha, e lá mantiveram essa tradição. Na medida em que eles(as) foram morrendo, o jongo foi desaparecendo. Na Serrinha, o músico Darcy Monteiro, filho de Pedro Monteiro e da mãe de santo e jongueira Vovó Maria Joana Rezadeira, passou a ensinar a dança para as crianças e levou o jongo para os palcos de teatros do Brasil e do exterior. Para alguns, ele salvou o jongo do desaparecimento; para outros, desrespeitou a tradição”.
(BALTHASAR; GOULART. Singular & Plural: leitura, produção e estudos de linguagem. São Paulo: Moderna, 2018).
O trecho “Com o fim da escravidão, sem uma política de distribuição de terras, muitos(as) negros(as) foram morar nas áreas mais periféricas do Rio de Janeiro, como os morros de São Carlos, Salgueiro, Mangueira e Serrinha, e lá mantiveram essa tradição” poderia ser reescrito, sem alteração de sentido na alternativa: