Questões de Português - Gramática - Ortografia - Empregos do hífen com prefixos
46 Questões
Questão 2 8838453
UFV 2018A questão serão respondidas com base na leitura do TEXTO.
TEXTO
“(...)
Juridicamente, o ato de espionar diz respeito à prática de obter informações confidenciais de governos ou organizações, de forma não autorizada, para alcançar vantagens militares, políticas, econômicas, tecnológicas ou sociais. Os tipos de espionagem mais comuns são a industrial, a militar, a tecnológica, a econômica, a financeira, a política e a eleitoral.
Embora o método se revele antigo, computadores e conexões digitais em rede elevaram a espionagem a níveis inimagináveis nas últimas duas décadas. Tempos atrás, as máquinas eram usadas apenas para quebrar códigos espiões em documentos arquivados nas extensas estantes das polícias secretas. Hoje, discos rígidos, nuvens de dados, telefones celulares e objetos conectados se transformaram em verdadeiros cofres informacionais, por onde circulam riquezas, segredos empresariais e governamentais, além de articulações criminosas e terroristas.
Desse modo, a chamada espionagem cibernética – o uso malicioso de internet, redes, computadores e objetos conectados para capturar informações – também tem se modificado rapidamente. No início dos anos 2000, por exemplo, os cibercafés e as lan-houses eram o refúgio daqueles que não queriam ter suas máquinas identificadas e rastreadas. Rapidamente, também se tornaram espaços de espionagem administrados pelos próprios governos, conforme revelou Edward Snowden, ex-técnico da NSA, hoje exilado na Rússia, que tornou públicos os detalhes de vários programas e informações do sistema de vigilância global norte-americano.
Segundo Snowden, os cibercafés londrinos foram amplamente usados, pelos serviços de inteligência, para monitorar o encontro do G-20, na cidade de Londres, em 2009. Desde então, vários foram fechados, e agentes plantados em tais locais tiveram que mudar de identidade por questões de segurança. (...)”
Revista Minas faz ciência, uma publicação da Fundação de amparo à pesquisa do estado de Minas Gerais – FAPEMIG, Nº 71 – Set a Nov de 2017, p. 21.
O uso do hífen foi um dos tópicos contemplados na reforma ortográfica de 2016.
O uso ou não desse sinal nos substantivos CIBERCAFÉ e LAN-HOUSE estão explicados de forma CORRETA, respectivamente, em:
Questão 16 1575233
IFRR Subsequente 2017/1Texto, para as questão:
Como o desemprego e a crise geram um círculo vicioso?
Samy Dana
[...]
O desemprego pode ser entendido de duas formas: estrutural e friccional. O primeiro ocorre quando há disparidade entre a quantidade de vagas ofertadas e a quantidade de trabalhadores disponíveis. Mesmo com todas as oportunidades de investimento sendo realizadas, parte da ___________ não conseguirá encontrar uma ocupação. Um desemprego estrutural alto pode estar relacionado à dificuldade do trabalhador em se especializar para outros tipos de trabalho com demanda maior. Já o desemprego friccional é caracterizado pelo período de _________ entre dois empregos. O tempo que este tipo de desemprego dura depende da especialização do trabalhador ou da atividade econômica de sua área.
Hoje, os dois tipos de desemprego crescem. É fácil justificar e entender o efeito que a crise pode ter nos níveis de desemprego. A crise costuma diminuir o retorno de investimentos no país e aumentar os riscos dos mesmos. O resultado é uma queda no volume total de investimentos. Em consequência, o nível de crescimento cai, bem como a geração de empregos. Além disso, as empresas tentam se proteger da crise aumentando as _________ para reduzir custos.
O desemprego já chegou a níveis alarmantes nos últimos meses e, infelizmente, a tendência não é de mudanças positivas. Considerando ainda a demora do mercado em se adaptar a atividade econômica – estimativas para a economia apontam um _______ de cerca de 3 meses -, a situação do mercado de trabalho não irá melhorar em um futuro próximo. A recuperação do emprego poderá ser auxiliada por cursos técnicos que melhorem a capacitação dos desempregados. Ainda assim, por enquanto, os dados não dão margem ao otimismo e nem mesmo o alívio da inflação que o desemprego gera serve de consolo.
Disponível em: http://g1.globo.com/economia/blog/samydana/post/como-o-desemprego-e-crise-geram-um-circulo-vicioso.html Acesso em 27 out 2016.
Assinale a alternativa que preenche as lacunas no texto, na ordem da leitura:
Questão 3 599786
FCMSJF - Suprema 2017/2Texto
Febre amarela – por que o cenário atual é muito preocupante?
Artur Timerman1 /17 jan 2017 (Adaptado).
Em 12 de janeiro deste ano o governo de Minas Gerais decretou situação de emergência em saúde pública por 180 dias nas áreas do estado onde há surto de febre amarela. O decreto contempla 152 cidades no entorno de Coronel Fabriciano, Governador Valadares, na região leste do estado, Manhumirim, na Zona da Mata, e Teófilo Otoni, no Vale do Jequitinhonha e Mucuri.
Em Minas, trinta pessoas morreram com sintomas da doença neste ano. A situação atual e preocupante das arboviroses no Brasil reflete um complexo contexto, no qual interagem entre si ineficácias gerais de atuação do poder público e da sociedade em geral.
Os condicionantes da expansão das arboviroses nas Américas e no Brasil são similares e referem-se em grande parte ao modelo de crescimento econômico implementado na região, caracterizado pelo crescimento desordenado dos centros urbanos. O Brasil concentra mais de 80% de sua população em áreas urbanas, com importantes lacunas no setor de infraestrutura, tais como dificuldades para garantir o abastecimento regular e contínuo de água, assim como também é deficiente a coleta e destinação adequada dos resíduos sólidos. [...]. Dentro desse contexto, é com enorme preocupação que deparamos com as notícias que revelam o ressurgimento de casos de febre amarela em nosso país.
Como apontado em Boletim da Organização Mundial da Saúde de maio de 2016, “grandes epidemias de febre amarela ocorrem quando pessoas infectadas introduzem o vírus em áreas densamente povoadas onde exista elevada densidade de mosquitos transmissores e onde a maioria da população apresente pouca ou nenhuma imunidade, tendo em vista a baixa cobertura vacinal. Sob tais condições, mosquitos infectados transmitem o vírus de pessoa a pessoa”.
Essa é situação prevalente no Brasil atualmente [...]. A vacina constitui-se o mais importante meio de combate à febre amarela; é produto seguro, eficaz e relativamente barato, sendo uma única dose suficiente para induzir imunidade de longo prazo. No Brasil, vem sendo empregada a estratégia de “vacinação de contenção”, isto é, vacinação de toda a população em regiões onde foram descritos casos suspeitos e/ou confirmados de febre amarela. Como os dados relatados vêm evidenciando uma rápida progressão da doença, talvez essa estratégia não esteja se mostrando suficiente.
Em resumo, temos de encarar o problema como sendo de enorme relevância; não podemos menosprezá-lo, sob risco de nos depararmos com mais um expressivo problema de saúde pública em nosso já combalido país.
Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/letra-de-medico/febre-amarela-por-que-o-cenario-atual-e-muito-preocupante/ Acesso em: 19 abr. 2017.
A ausência do hífen na palavra INFRAESTRUTURA está de acordo com as normas ortográficas vigentes na Língua Portuguesa. Assinale a alternativa em que o uso do hífen é obrigatório no vocábulo destacado.
Questão 6 319046
UNESC 2014Indique a alternativa na qual TODAS as palavras correspondem às regras da nova ortografia da Língua Portuguesa:
Questão 8 1008641
UEA - SIS 2ª Etapa 2013Considere duas orientações estabelecidas pelo Novo Acordo Ortográfico quanto ao emprego do hífen.
• Se o primeiro elemento terminar por vogal diferente daquela que inicia o segundo elemento, escreve-se junto, sem hífen. Portanto, se as vogais forem iguais, emprega-se hífen.
• Emprega-se o hífen quando o primeiro elemento terminar por consoante igual à que inicia o segundo elemento.
As frases que exemplificam, correta e respectivamente, as orientações são:
Questão 2 300086
UFRR 2012Em consonância com o Novo Acordo Ortográfico, que entrou em Vigor em 1º de Janeiro de 2009, ocorreram modificações Significativas no modo de como escrever muitas palavras em nossa língua. Com base no exposto, identifique em qual alternativa todos os vocábulos estão grafados em obediência a nova ortografia.
Pastas
06