
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Português - Leitura e interpretação de textos
Questão 2 93732
PUC-SP Verão 2014TEXTO I
Custo alto do novo pacto social tira competitividade do país
MANSUETO ALMEIDA
Especial para a Folha
A Constituição Federal da República Federativa do Brasil de 1988, a chamada Constituição cidadã, está completando vinte e cinco anos. Essa nova Constituição trouxe vários avanços, em especial na área social.
O regime de universalização de atendimento aos idosos e inválidos do meio rural, o estabelecimento do piso de um salário mínimo para as aposentadorias, a universalização do sistema público de saúde, a garantia de acesso à educação pública e gratuita e a montagem de uma ampla rede de assistência social são exemplos do novo pacto social estabelecido na Constituição de 1988.
[...]
Um agravante do nosso pacto social é que, apesar da queda da desigualdade de renda e da pobreza desde a estabilização da economia, em 1994, o nosso gasto social ainda é pouco distributivo, ou seja , gastamos muito para ter uma redução pequena na desigualdade de renda.
E a mudança demográfica em curso é um novo fator de pressão sobre gastos da previdência e de saúde.
Assim, é provável que a manutenção da estabilidade econômica com crescimento e inclusão social exija um ajuste do nosso pacto social, como, por exemplo , uma reforma da previdência, redefinição da regra atual de reajuste do salário mínimo e de alguns programas sociais (seguro desemprego e abono salarial).
Sem esses ajustes, será difícil aumentar o investimento público, reduzir a carga tributária e manter as conquistas sociais da Constituição cidadã no século 21.c
TEXTO II
Constituição mudou muito, mas não no essencial, diz
pesquisa
DE SÃO PAULO
Apesar de ter sido muito reformada – foram 80 emendas em 25 anos –, os "princípios fundamentais" da Constituição de 1988 sofreram poucas alterações. O que muda bastante, cerca de 70% dos acréscimos ou remodelações, são os dispositivos que tratam de políticas públicas sociais. São normas importantes, mas que, pela própria natureza, nem precisavam estar na Carta Magna. Poderiam existir como lei convencional.
[...]
"Em 1988, a Constituição virou um estuário de demandas sociais. É por isso que nasceu grande", diz Couto. "Muitas vezes isso é criticado. Mas na comparação internacional, as constituições que mais duram são as grandes. Ados EUA, enxuta e duradoura, é exceção".
Para ele, as emendas são frequentes justamente pelo fato de algumas políticas sociais terem sido constitucionalizadas. As alterações ocorrem, diz, por uma necessidade lógica: para implementar ou atualizar seus programas, os governantes sempre terão que mexer na Constituição.
O aspecto danoso, diz, está na consequência dessa necessidade: "Para mexer na Constituição, o presidente terá que ter uma maioria muito grande no Congresso. O preço disso é que acaba sendo alto, com a divisão da administração entre os partidos".
TEXTO III
Em relação ao propósito comunicativo, o texto 1 se propõe a
Questão 11 458560
IFRN 2014/1TEXTO
COMPORTAMENTO: A ERA DO EXIBICIONISMO DIGITAL
O país na rede: perfil do usuário de Internet no Brasil
Tabela 1: Perfil do Usuário de Internet no Brasil por Faixa Etária
Tabela 2: Perfil do Usuário de Internet no Brasil por Classe Social
Tabela 3: Perfil do Usuário de Internet no Brasil por Sexo.
Tabela 4: Perfil do Usuário de Internet no Brasil por Grau de Instrução.
Tabela 5: Perfil do Usuário de Internet no Brasil por Frequência de Uso.
Quais são as redes sociais mais utilizadas pelos usuários que querem se mostrar na Internet?
Facebook - Criada por Mark Zuckerberg, a rede social continua sendo a mais usada no Brasil. Lançada em 2004, conta com 693 milhões de usuários. A cada ano, a rede lança uma série de novidades que integram cada vez mais as pessoas às outras redes sociais.
Youtube - O site de compartilhamento de vídeos foi lançado em 2005, em São Francisco, na Califórnia. Um grupo de amigos teve a ideia porque era demorado enviar vídeos por e-mail. Em 2007, a Google comprou a plataforma por US$ 1,65 bilhão.
Instagram - Criado para compartilhamento de fotos, o aplicativo possui diversos “filtros” para melhorar as imagens. A plataforma possui atualmente 150 milhões de usuários e lançou o “Instagram Direct”, serviço que possibilita a troca de fotos e vídeos em mensagens particulares.
Google plus - Concorrente do Facebook e do Twitter. Permite o compartilhamento de informações e imagens. Seus principais atrativos são os “círculos” de amizade, os “hangouts” (chats para conversas) e os jogos.
Wechat - Criado na China, o aplicativo chegou ao mercado para concorrer com o WhatsApp. Com 300 milhões de usuários, permite às pessoas trocarem mensagens de texto e voz. Possui a curiosa ferramenta “Agitar”, na qual os usuários movem os aparelhos para se conectar.
Snapchat - O diferencial do aplicativo é o tempo de duração do conteúdo publicado. Fotos ou vídeos ficam no ar de um a dez segundos. Mensagens publicadas nos “murais” permanecem até 24 horas. A plataforma conquistou o público por transmitir a ideia de privacidade.
Twitter - Criado em 2006, o microblog surgiu inicialmente como uma ferramenta para publicar textos em até 140 caracteres. Depois, permitiu o compartilhamento de fotos e vídeos. A rede social enfrenta uma queda de popularidade e possui 200 milhões de usuários.
Comportamento: a era do exibicionismo digital. Revista IstoÉ. Editora Três: Ano 37, n. 2300, 18 dez. 2013, p. 60- 66. Texto adaptado para uso nesta avaliação.
Leia as afirmativas a seguir referentes ao perfil dos usuários de internet.
I. Estão entre 16 e 24 anos.
II. Pertencem à classe A.
III. São do sexo masculino.
IV. Têm nível superior.
Com relação ao perfil comum à maioria dos internautas, segundo as informações do Texto, estão corretas apenas as afirmativas
Questão 104 101299
ENEM PPL 2° Dia 2012Em variados momentos de nossa vida, precisamos interpretar as diferentes linguagens dos sistemas de comunicação. O gráfico é um desses sistemas, que, no caso apresentado, indica que as habilidades associadas à inteligência humana variam de acordo com a idade.
Considerando essa informação, constata-se que
Questão 43 403377
Mackenzie 2018/1 O futuro é uma página em branco na qual podemos escrever nosso destino, respeitando as limitações e as circunstâncias históricas. O futuro da economia e da população depende das decisões que se tomam no presente e das medidas colocadas em prática nas décadas subsequentes. Em relação ao futuro da população mundial, as projeções da Divisão de População da ONU apontam para três cenários até 2100, que variam de 6 a 16 bilhões de habitantes. O número que será atingido vai depender, fundamentalmente, do comportamento das taxas de fecundidade. A redução das taxas de mortalidade e o aumento da esperança de vida também afetam o resultado final, mas em uma proporção bem menor do que o ritmo dos nascimentos.
A Divisão de População estima que a esperança de vida média do mundo vai aumentar de 68 anos em 2010 para 81 anos em 2100. O que é um cenário bastante positivo e otimista e mostra que as pessoas devem viver mais tempo e obter maiores retornos dos investimentos em educação e qualidade de vida.
Disponível em: https://www.ecodebate.com.br/2012/05/30/o-mundo-pode-escolher-entre- 6-e-16-bilhoes-de-habitantes-em-2100-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/ Acesso em 25 mar.2018
Baseado no gráfico e no texto, é correto afirmar que
Questão 53 803753
FIP-Moc Medicina 2017/2Sobre o texto são feitas duas afirmativas (asserção e razão) ligadas pela palavra PORQUE:
Os termos “distorcida” e “miséria”/“pobreza” constituem palavras-chave nesse texto.
PORQUE
O visual impactante da imagem é confirmado com o uso de “distorcida” e justificado com o emprego “miséria”/“pobreza”.
Marque:
Questão 30 945217
PUC-RS Verão 2016INSTRUÇÃO: Responder à questão com base na leitura dos textos 1, 2, 3 e 4.
TEXTO 1
Para quase todos os brasileiros, o último 20 de julho
não passou de mais um dia comum. É uma pena que seja
assim, pois o dia deveria ser reverenciado por todos nós,
brasileiros, como uma das grandes datas da nossa histó-
[5] ria. Poucos sabem, mas nesse dia comemora-se o ani-
versário do maior e mais consagrado cientista brasileiro
de todos os tempos. Há 130 anos nascia Alberto Santos
Dumont (1873-1932), um mineiro que ousou voar como
os pássaros e teve o desplante de realizar seu sonho aos
[10] olhos de todo o mundo. Nada de voos secretos, numa
praia deserta da Carolina do Norte, sem documentação
imparcial, como fizeram os irmãos Wright. Não. Santos
Dumont “matou a cobra”, repetidamente, para o delírio do
povo de Paris, que testemunhou a audácia, a coragem e
[15] o jeitinho brasileiro de fazer ciência.
Adaptado de: NICOLELIS, Miguel A.L. É preciso sonhar grande. Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993, ECT611130-1726,00.html. Publicado em 2003 e acessado em 09 set. 2015.
TEXTO 2
Dois caminhos se abriram diante do paulista Marcus
Smolka em 2007, quando ele concluiu o pós-doutorado
no Ludwig Institute for Cancer Research, em San Diego
(EUA).
[5] Um deles era retornar ao Brasil e associar-se a um
centro de pesquisa dotado de espectrômetro de massa,
um equipamento novo, que ele dominava como poucos.
Nesse caso, trabalharia como uma espécie de operador
da máquina, rodando os trabalhos de outros cientistas.
[10] Nas horas vagas, poderia usá-la para dar continuidade
a suas próprias pesquisas. A outra opção era aceitar um
convite da Universidade Cornell, no Estado de Nova York.
Por essa proposta, ganharia um laboratório e teria um
espectrômetro só para si, aos 33 anos de idade.
[15] Para Smolka, nenhuma das duas opções era a ideal.
O que ele queria mesmo era voltar ao Brasil e ter um
espectrômetro. Mas a proposta que apresentou ao Fundo
de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) esbarrou
no custo do equipamento, da ordem de US$ 1 milhão. O
[20] brasileiro acabou escolhendo Cornell.
Smolka é hoje parte de uma expressiva comunidade
de cientistas brasileiros que estão radicados no Exterior,
produzindo pesquisa de ponta e ajudando a mudar os
rumos do conhecimento. Tradicionalmente encarado
[25] como fuga de cérebros, o fenômeno é, na verdade, uma
tendência global.
Adaptado de: Histórias de cientistas brasileiros ajudam a explicar o fenômeno da exportação de cérebros. Zero Hora, Planeta Ciência. 24/7/2015
TEXTO 3
TEXTO 4
As transformações que _____ ocorrido na socieda-
de contemporânea, em especial a partir dos anos 70,
_____ propiciando mudanças nas relações científicas
estabelecidas com o ambiente internacional. Um evento
[5] norteador das transformações societais e decisivo para
essas mudanças foi a globalização, que _____ fortes
evidências do entrosamento entre ciência e sociedade
e _____ a dinâmica de produção do conhecimento, com
efeitos no ensino superior sobretudo, realçando a impor-
[10] tância da internacionalização nas funções de transmitir
e produzir conhecimento.
Universidade, ciência, inovação e sociedade. 36º Encontro Anual da ANPOCS. (Texto adaptado)
Assinale a alternativa correta sobre a relação entre os textos.