Questões de Português - Leitura e interpretação de textos - Gêneros textuais - Verbais/Descritivo - notícia
48 Questões
Questão 34 13442994
ENEM PPL 1º Dia (Azul – Reaplicação) 2023Disponível em: www.fapcom.edu.br. Acesso em: 20 nov. 2021.
Nesse texto, ao combinar os gêneros anúncio e manchete de notícia, o autor pretende
Questão 15 9426836
ETEC 2023/2Uma das atrações turísticas da ilha de São Vicente, no estado de São Paulo, é a Ponte Pênsil localizada entre os morros do Japuí e dos Barbosas. Ela é responsável pela ligação da ilha ao continente e é considerada um marco na construção desse tipo de ponte no Brasil.
Em 1910, a Comissão de Saneamento de Santos, liderada pelo engenheiro sanitarista Saturnino de Brito, sugeriu a construção da ponte com o propósito de servir de suporte à instalação de uma tubulação a fim de conduzir o esgoto coletado nas cidades de Santos e de São Vicente para lançamento no Oceano Atlântico, na Ponta de Itaipu, localizada na cidade de Praia Grande. Os canais de Santos também fizeram parte deste plano de saneamento. Boa parte da população da região, no início do século XX, era vítima de doenças ocasionadas pela ausência de saneamento básico, como febre amarela, cólera, leptospirose e peste bubônica.
A ponte foi inaugurada em 21 de maio de 1914.
https://tinyurl.com/2jw6yrhf%20Acesso%20em:%2014.03.2023.%20Adaptado.
De acordo com o texto, é correto afirmar que
Questão 6 6084854
ENEM 1° Dia (Prova Azul) 2021Um asteroide de cerca de um mil metros de diâmetro, viajando a 288 mil quilômetros por hora, passou a uma distância insignificante — em termos cósmicos — da Terra, pouco mais do dobro da distância que nos separa da Lua. Segundo os cálculos matemáticos, o asteroide cruzou a órbita da Terra e somente não colidiu porque ela não estava naquele ponto de interseção. Se ele tivesse sido capturado pelo campo gravitacional do nosso planeta e colidido, o impacto equivaleria a 40 bilhões de toneladas de TNT, ou o equivalente à explosão de 40 mil bombas de hidrogênio, conforme calcularam os computadores operados pelos astrônomos do programa de Exploração do Sistema Solar da Nasa; se caísse no continente, abriria uma cratera de cinco quilômetros, no mínimo, e destruiria tudo o que houvesse num raio de milhares de outros: se desabasse no oceano, provocaria maremotos que devastariam imensas regiões costeiras. Enfim, uma visão do Apocalipse.
Disponível em. http://bdjur.stj.jus.br. Acesso em: 23 abr. 2010.
Qual estratégia caracteriza o texto como uma notícia alarmante?
Questão 20 7928158
IFRN 2020Texto 1
Mudança climática ameaça Himalaia
Desde o início do século, as geleiras têm perdido quase meio metro de gelo ao ano — o dobro do derretimento de 1975 a 2000
O aquecimento global tem ameaçado, em escala preocupante, as geleiras do Himalaia – mais alta cadeia de montanhas do planeta, onde fica a mais alta delas, o Everest –, alerta novo estudo publicado na revista Science Advances. Desde o início do século, as geleiras têm perdido quase meio metro de gelo ao ano – o dobro do derretimento de 1975 a 2000.
O trabalho é de cientistas da Universidade de Columbia (EUA). Estendendo-se por 2 mil quilômetros e concentrando 600 bilhões de toneladas de gelo, o Himalaia é, muitas vezes, chamado de “terceiro polo”. As geleiras desse conjunto de montanhas contribuem com o abastecimento de água de cerca de 800 milhões de pessoas. Nos últimos anos, revela o estudo, as geleiras perderam 8 bilhões de toneladas de água anualmente.
Tamanha perda já ameaça o abastecimento em toda a Ásia, onde a água de geleiras é usada não só para beber, mas também para a irrigação e para a geração de energia. Há ainda risco mais imediato de inundações, segundo explicou o principal autor do estudo, Joshua Maurer. “Conforme o gelo derrete, se formam enormes lagos que já estão afetando as comunidades locais”, disse o pesquisador. “Se entrarem em colapso, podem causar inundações graves, com consequências severas para as comunidades”.
Os cientistas revisaram 40 anos de observações via satélite na Índia, na China, no Nepal e no Butão. O grupo constatou a rápida retração das geleiras desde 2000 em razão de um aumento médio de temperatura de 1°C na região.“Este é um dos retratos mais claros da situação vistos até agora sobre a rapidez do derretimento da cobertura de gelo do Himalaia”. “O aquecimento da atmosfera parece, realmente, ser a principal razão para a perda de gelo”. afirmou Joshua Maurer à rede de TV americana CNN.
Na última semana, a imagem de um trenó de gelo puxado por cães no meio da água se espalhou pelas redes sociais e também se tornou um símbolo dos efeitos do aquecimento global. Segundo o cientista do Instituto de Meteorologia da Dinamarca Steffen Olsen, que fez a foto no dia 13, nesta época do ano, a região ainda estaria completamente coberta de gelo. No Twitter, Olsen lembrou que as comunidades da região dependem do gelo “para transporte, caça e pesca”.
De acordo com cientistas, a Groenlândia perdeu 40% de sua cobertura de gelo em apenas um dia – movimento atípico para esta época do ano. Normalmente, a maior parte do degelo sazonal na região costuma ser no mês de julho.
Texto adaptado para fins pedagógicos. Disponível em: https://exame.abril.com.br/mundo/mudanca-climatica-ameaca-himalaia/ Acesso em 14 ago de 2019.
Texto 2
Texto 3
A rosa de Hiroxima
Vinícius de Moraes, Rio de Janeiro, 1954.
1. Pensem nas crianças
2. Mudas telepáticas
3. Pensem nas meninas
4. Cegas inexatas
5. Pensem nas mulheres
6. Rotas alteradas
7. Pensem nas feridas
8. Como rosas cálidas
9. Mas oh não se esqueçam
10. Da rosa da rosa
11. Da rosa de Hiroxima
12. A rosa hereditária
13. A rosa radioativa
14. Estúpida e inválida
15. A rosa com cirrose
16. A antirrosa atômica
17. Sem cor sem perfume
18. Sem rosa sem nada.
(MORAES, Vinícius. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1974, p. 265.)
Os Textos 1, 2 e 3 configuram-se, respectivamente, como
Questão 105 1367202
UnB 1° dia 2019 Em 10 de dezembro de 1948, a Organização das
Nações Unidas promulgava a Declaração Universal dos
Direitos Humanos (DUDH). Era uma resposta imediata às
atrocidades cometidas nas duas guerras mundiais, mas não
[5] só isso. Era o estabelecimento de um ideário arduamente
construído durante pelo menos 2.500 anos visando
garantir, para qualquer ser humano, em qualquer país e sob
quaisquer circunstâncias, condições mínimas de
sobrevivência e crescimento em ambiente de respeito e
[10] paz, igualdade e liberdade.
O caráter universal constituiu-se em uma das
principais novidades do documento, além da abrangência
de sua temática, uma vez que países individualmente já
haviam emitido peças de princípios ou textos legais
[15] firmando direitos fundamentais inerentes à condição
humana. O caso mais célebre é o da Declaração dos
Direitos do Homem e do Cidadão, firmada em outubro de
1789 pela França revolucionária.
Com um preâmbulo e 30 artigos que tratam de
[20] questões como a liberdade, a igualdade, a dignidade, a
alimentação, a moradia, o ensino, a DUDH é hoje o
documento mais traduzido no mundo — já alcança 500
idiomas e dialetos. Tanto inspirou outros documentos
internacionais e sistemas com o mesmo fim quanto
[25] penetrou nas constituições de novos e velhos países por
meio do instituto dos princípios e direitos fundamentais.
Na Constituição Brasileira de 1946, os direitos
fundamentais já eram consignados, mas é na Carta de 1988
que se assinala a “prevalência dos direitos humanos”.
Internet: www.senado.leg.br (com adaptações).
Tendo como referência o texto precedente, que trata da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), promulgada pela ONU em 1948, julgue o item subsequente.
O texto apresentado é de natureza predominantemente informativa, pois expõe informações a respeito da DUDH sem se posicionar a respeito de um ponto de vista específico.
Questão 4 448058
IFRN 2018/2TEXTO
Copa do Mundo: Rússia espera receber número recorde de turistas
Mais de um milhão de turistas estrangeiros são esperados na Rússia para as partidas da Copa do Mundo de 2018, que vão ser disputadas em estádios de 11 cidades ao redor do país, segundo Vitaly Mutko, porta-voz do Comitê Organizador Local. Ainda segundo ele, apenas a Copa das Confederações, disputada em junho do ano passado, aumentou a presença de turistas no território russo em 17%. O número é o mesmo que o anunciado pelo chefe do gabinete hoteleiro do Departamento de Esporte e Turismo de Moscou, Aleksey Tikhnenko, durante visita a Tóquio, no Japão, em setembro passado. "As reservas de quartos estão muito ativas na capital. Acho que as pessoas podem até ir para outras cidades onde as partidas serão disputadas", comentou, à época, o chefe de gabinete.
Turistas da Europa e da América Latina estão entre os mais esperados, segundo o diretor-executivo da Associação de Operadores Turísticos da Rússia, Maya Lomidze. "Eles mostram um interesse especial no torneio", afirmou ele. As companhias nestes continentes já ajustam os preços para oferecer passagens aéreas baratas para o evento. Apesar disso, algumas publicações internacionais começaram o ano do Mundial apontando o aumento dos preços de alguns serviços oferecidos pela Rússia durante o evento: o próprio jornal "Moscow Times" publicou, em janeiro, que os valores dos hotéis na capital podem aumentar em até cinco vezes para hospedagens em junho. Ainda segundo a publicação, a Agência Federal de Turismo russa publicou uma lista de 41 estabelecimentos que já estão praticando preços abusivos.
O jornal mostrou o caso de um hotel em Kaliningrado que, de cerca de US$ 42 por dia, passou a cobrar US$ 2,3 mil para cada diária durante a Copa. "Entre todos os hotéis, esses abusivos da lista são uma pequena quantidade. A tendência é que a maioria dos estabelecimentos cumpra a lei", disse Vadim Prasov, vicepresidente da Federação dos Restaurantes e Hotéis da Rússia, ao portal RBC.
A revista norte-americana "Forbes", por sua vez, desacredita no sucesso da Copa na Rússia: em um artigo publicado em novembro do ano passado, a publicação lista três "desastres" para a organização do evento: o custo adicional de US$ 600 milhões que o Mundial obrigou o governo a gastar, aumentando os valores totais para US$ 11 bilhões, a ausência de seleções cujos turistas costumam gastar mais dinheiro quando viajam, casos de China, Estados Unidos e Itália, e, enfim, a fraqueza da seleção russa, que não deve passar da primeira fase da Copa. "Isso deve se tornar um desastre fiscal, esportivo e de relações públicas para Vladimir Putin, mesmo que ele jamais admita nada dessas coisas em público", diz um trecho da reportagem.
A Rússia adquiriu, em 2010, o direito de organizar a Copa do Mundo de 2018, durante o Congresso da FIFA na Guatemala. A vitória aconteceu contra os projetos da Inglaterra, de Portugal junto com a Espanha, Bélgica e Holanda. O último Mundial de futebol disputado na Europa foi em 2006, quando a Alemanha recepcionou as seleções. Desde então, o torneio rodou pela África do Sul e pelo Brasil. Os jogos da Copa do Mundo da Rússia acontecerão entre os dias 14 de junho e 15 de julho. A final será no estádio Luzhniki, em Moscou.
Disponível em: < https://catracalivre.com.br/geral/viagem-livre/indicacao/copa-do-mundo-russia-espera-recebernumero-recorde>. Acesso em: 20 mar. 2018. Adaptado para uso nesta avaliação.
De acordo com o Texto, na Copa do Mundo, a Rússia espera
Pastas
06