Questões de Português - Leitura e interpretação de textos - Gêneros textuais - Verbais/Narrativos - mito
5 Questões
Questão 19 1009199
UEA - SIS 1ª Etapa 2013O boto seduz as moças ribeirinhas aos principais afluentes do rio Amazonas e é o pai de todos os filhos de responsabilidade desconhecida. Nas primeiras horas da noite transforma-se num bonito rapaz, alto, branco, forte, grande dançador e bebedor, e aparece nos bailes, namora, conversa, frequenta reuniões e comparece fielmente aos encontros femininos. Antes da madrugada pula para água e volta a ser o boto.
(Câmara Cascudo. Dicionário do folclore brasileiro, 1972.)
O excerto revela um tipo de narrativa
Questão 6 401949
UNIFEV 2015/2Leia o texto de Bruna Frachetto e Yonne Leite para responder à questão.
A busca de conhecimentos sobre o passado remoto da humanidade e sobre a origem de nossos ancestrais está presente, com diversas roupagens, em todas as épocas e é objeto de explicações da mais variada natureza, para vários povos.
Para os karajás, povo indígena que habita a ilha do Bananal (TO), sua origem vem dos aruanãs, peixes que habitavam águas profundas. Um aruanã, afoito e curioso, nada para muito longe e segue um raio de luz que lhe permite ver a sua sombra. Diverte-se com ela, mas, com medo, volta ao seu grupo. Sonha, então, com estranhas regiões. Torna a seguir o raio de luz e, ao chegar à superfície, fascinado, depara-se com um mundo de luz e calor, árvores, pássaros, lagos, céu e água. Transforma-se em gente de verdade e corre pelos prados, ouve o canto dos pássaros, come as frutas silvestres, sente o perfume das flores. Mas ali também estão o sofrimento, o perigo e a morte. Volta para o mundo dos aruanãs e vira peixe de novo. Um grupo de aruanãs, maravilhado com o relato do companheiro, resolve repetir sua experiência. Um a um sobem à superfície e se transformam em gente de verdade. Para que sua transformação se complete, a fim de se adaptarem às novas condições de vida na Terra, têm de adquirir a mobilidade que já existia nos primeiros habitantes. Assim, no processo de hominização dos aruanãs, um traço fundamental é o da aquisição de movimento, que passa a constituir o traço distintivo do homem de verdade, opondo-se, então, à imobilidade dos pré-humanos do mundo subaquático.
(Origens da linguagem, 2004.)
É correto afirmar, segundo a narrativa mítica, que os aruanãs
Questão 41 291750
UPE 1° Fase 1° Dia 2013Atente ao texto a seguir sobre o mito no mundo atual:
A função fabuladora persiste não só nos contos populares, no folclore como também na vida diária do homem ao proferir certas palavras ricas de ressonâncias míticas. Ainda na exaltação de personalidades que os meios de comunicação se incumbem de transformar em imagens exemplares, como artistas, políticos, esportistas, e que, no imaginário das pessoas, representam todos os tipos de anseios: sucesso, poder, liderança, sexualidade.
ARANHA, Arruda. Filosofando – introdução à filosofia, 1993, p. 59. (Adaptado)
Com relação a esse assunto, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) A propaganda é elemento fundamental das sociedades capitalistas, pois cria nos indivíduos a necessidade do sucesso, despertando, no imaginário das pessoas, a função fabuladora.
( ) A mídia tem o poder de induzir o comportamento do homem na busca de modelos exemplares do mundo artístico, tornando-os componentes expressivos na condução da vida em sociedade.
( ) O desenvolvimento das técnicas de propaganda multiplica a eficácia das representações coletivas, fabricadas peça por peça pelos meios de comunicação e impostas ao homem.
( ) Na sociedade atual, são impostas às pessoas estruturas míticas fortemente presentes nas imagens e nos comportamentos que são armadilhas apregoadas e propagadas pelos meios de comunicação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA
Questão 59 95477
UFTM 2011/2Instrução: Leia o texto para responder à questão.
Foi na terceira semana de abril que o embaixador do Sacramento tomou posse de sua cadeira no Conselho da Organização dos Estados Americanos. Ao entrar no edifício da União PanAmericana, foi logo atraído por vozes estrídulas que despertaram o menino que dormia dentro dele. Afastou-se dos assessores que o acompanhavam e precipitou-se para o Pátio Tropical, onde duas araras de cores tão rútilas que pareciam recender ainda a tinta – escarlate, verde, azul, amarelo – gingavam e gritavam, assanhadas, nos seus poleiros. Gabriel Heliodoro aproximou-se duma delas, tentou pegar-lhe o bico, o que excitou ainda mais a colorida criatura, e ficou depois a dizer-lhe coisas numa língua que Titito Villalba jamais ouvira em sua vida. Em vão o secretário tentava mostrar a seu chefe as outras curiosidades do pátio. Sem dar-lhe atenção, o embaixador aproximou-se da outra arara e repetiu a brincadeira.
(Érico Veríssimo, O senhor embaixador.)
De acordo com as informações textuais, o gesto do embaixador do Sacramento de tentar pegar o bico da arara deixou-a
Questão 6 6325367
CESMAC Medicina 1° Dia 2022/1Vimos como é particularizado o processo de aprendizagem da escrita. Mas, existem crenças ou mitos, em relação às características específicas da escrita. Identifique, nas alternativas abaixo, uma afirmação que desmente tais crenças ou mitos.
Ou seja, na verdade, a percepção da escrita, hoje, carrega alguns desses mitos, embora haja quem acredite que:
Pastas
06