Questões de Sociologia
4.127 Questões
Questão 17 14436092
UFT Tarde 2025/1O Código Penal Brasileiro define, no artigo 216-A, o crime de assédio sexual como o ato de: “constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função”. Somente na metade do ano de 2023, o Ministério do Trabalho registrou o dobro de denúncias de assédio comparado ao ano inteiro de 2022.
Fonte:https://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2023/08/16/denuncias-por assedio-moral-e-sexual-disparam-no-brasil-em-2023.ghtml (Adaptado).
De acordo com os dados apresentados, assinale a alternativa INCORRETA.
Questão 16 14436085
UFT Tarde 2025/1O conceito de forças produtivas capitalistas deve ser entendido, no presente contexto, como um tipo de desenvolvimento das forças produtivas cuja natureza e ritmo estão determinados por um processo de acumulação de capital. (Adaptado).
Fonte: CATANI, A. M. O que é capitalismo. 23ª. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1986, p. 106.
Considerando o excerto, assinale a alternativa CORRETA:
Questão 14 14436049
UFT Tarde 2025/1“A plenitude dos sentidos e a atividade do corpo foram de tal forma erodidas que a sociedade atual aparece como um fenômeno histórico sem precedentes. Os primeiros indícios dessa transformação são perceptíveis, (...) a partir das mudanças de caráter da população das cidades. A massa de corpos que antes aglomerava-se nos centros urbanos hoje está dispersa, reunindo-se em pólos comerciais, mais preocupada em consumir do que com qualquer outro propósito mais complexo, político ou comunitário”.
Fonte: SENNETT, R. Carne e pedra: o corpo e a cidade na civilização ocidental. 3ª. Ed. Rio de Janeiro: BestBolso, 2014, p. 19.
De acordo com o excerto, assinale a alternativa CORRETA.
Questão 32 14366017
UNICAMP Conhecimento Gerais 2025Texto 1
No final do século XIX, a escritora Charlotte Perkins Gilman observava a necessidade de reformas urbanas e habitacionais que combinassem a privacidade da família com a vida em coletivo. Ela defendia que grandes cidades fossem equipadas com conjuntos amplos de apartamentos que contariam com cozinhas comuns e com pessoas contratadas coletivamente pelas famílias para serviços domésticos. A atenção às crianças seria garantida por cuidadores profissionais e professores dentro das creches.
(Adaptado de GILMAN, C.P. Mulheres e economia. In: DAFLON, V.; SORJ, B. Clássicos do pensamento social. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, p.129-130, 2021.)
Texto 2
Quase um século depois, em 1996, o então presidente dos EUA Bill Clinton implementou reformas nas políticas de proteção social daquele país. Entre as mudanças, o Estado deixou de prover auxílio financeiro a mães pobres que criam os filhos sozinhas e essa responsabilidade passou para o pai biológico da criança. Essa reforma acentuou um vínculo social entre mulheres e homens, vinculo esse que elas não necessariamente gostariam de manter. A reforma tornou sobretudo dependentes economicamente deles.
(Adaptado de COOPER, M. Family values: between neoliberalism and the new social conservatism. New York: Zone Books, p. 67-68, 2017)
Considerando os textos 1 e 2, é correto afirmar que os efeitos, para as relações sociais, das reformas neles descritas
Questão 95 14255581
UNICENTRO Vestibular 2025Leia a charge e o texto a seguir.
(Disponível em: https://www.brasil247.com/charges/as-enchentes-no-rs-e-o-estado-minimo. Acesso em: 20 ago. 2024.)
O mundo está em perigo e a globalização tem uma parte de responsabilidade, de acordo com o sociólogo britânico Anthony Giddens. Ele acredita que a modernidade produziu um "mundo desembestado", no qual governos e indivíduos enfrentam riscos globais, como a mudança climática. Uma de suas contribuições para essa importante área é oferecer uma explicação sociológica de por que governos e pessoas relutam em tomar medidas imediatas para lidar com as causas do aquecimento global. Essa globalização da modernidade e suas consequências marcam um novo estágio da civilização humana, o qual Giddens chama de "modernidade tardia". Ele usa a analogia de "dirigir uma jamanta" para ilustrar como o mundo moderno parece estar "fora de controle" e difícil de dirigir. Se a vida na modernidade tardia é, às vezes, "gratificante" e "animadora", as pessoas têm que se defrontar com novas incertezas depositando confiança em sistemas abstratos e gerenciando novos desafios e riscos.
(Adaptado de: THORPE, C. et al A mudança climática é uma questão de baixa prioridade. Anthony Giddens. In: THORPE, C. et al O Livro da Sociologia. São Paulo: GloboLivros, 2016. p.148.)
Com base no papel do Estado diante das mudanças climáticas na era da modernidade tardia, como ilustrado pela charge e debatido pelo texto, considere as afirmativas a seguir.
I. O Estado deve adotar uma postura de abstenção, permitindo que o mercado e as forças econômicas solucionem os problemas ambientais de forma autônoma.
II. O Estado deve implementar políticas públicas eficazes e regulamentos ambientais rigorosos para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
III. O Estado deve promover a conscientização pública e incentivar a participação dos cidadãos na adoção de práticas sustentáveis e na mitigação dos impactos ambientais.
IV. O Estado deve cooperar com outras nações e organizações internacionais para desenvolver soluções globais e coordenadas no combate às mudanças climáticas.
Assinale a alternativa correta.
Questão 94 14255580
UNICENTRO Vestibular 2025O conceito de "indocumentados" refere-se a indivíduos que, por diferentes razões, não possuem documentos de identificação oficiais, como a certidão de nascimento. Mesmo diante de políticas públicas para reduzir o sub-registro, como as implementadas a partir de 2003, ainda existem milhões de brasileiros nessa situação.
Sobre o registro civil e o exercício da cidadania, assinale a alternativa correta.
Pastas
06