Questões de Sociologia - Movimentos Sociais - Movimentos Agrários (MST e outros)
24 Questões
Questão 63 6916599
UnB 1° Dia 2022Em 2019, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 50 municípios com maior valor da produção agrícola do país, 22 encontravam-se no estado de Mato Grosso, 6 em Goiás, 6 no Mato Grosso do Sul, 6 na Bahia e 10 em outras unidades da Federação. Os referidos municípios tiveram, em média, uma participação alta de seu produto interno bruto (PIB) agropecuário no PIB total do município. Para os 50 municípios considerados mais ricos no que se refere ao valor da produção, a média da participação do PIB agro no PIB total do município foi de 36,8%, enquanto, para o Brasil, essa participação foi de 5,4%.
A expansão do agronegócio pelo território brasileiro é marcada por conflitos pela posse de terras envolvendo os interesses de grandes agricultores e os de povos originários, comunidades tradicionais, pequenos agricultores, movimentos sociais e de qualquer grupo ou liderança que se oponha ao discurso da modernização do campo.
Questão 88 5328685
UFU 2° Dia 2020/2“Neste novo século, na América Latina, os indígenas estão re-emergindo como a grande novidade no cenário das lutas e movimentos sociais na região. Sabe-se que a luta dos indígenas, de resistência à colonização europeia e branca, é secular. Na atualidade, o elemento novo é a forma e o caráter que essas lutas têm assumido – não apenas de resistência, mas também de luta por direitos: reconhecimento de suas culturas e da própria existência, redistribuição de terras em territórios de seus ancestrais, escolarização na própria língua, etc.”
Gohn, Maria da Glória. Abordagens teóricas no estudo dos movimentos sociais na América Latina. Caderno CRH, Salvador. v. 21, n. 54, p. 439-455. Set/Dez. 2008.
De acordo com o texto, os movimentos indígenas contemporâneos têm buscado
Questão 66 598246
FDSM 2017Indivíduo que vende títulos falsos de terras que não lhe pertencem é conhecido como:
Questão 3 150616
ENEM 3ª Aplicação - 1° Dia 2016De alcance nacional, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) representa a incorporação à vida política de parcela importante da população, tradicionalmente excluída pela força do latifúndio. Milhares de trabalhadores rurais se organizaram e pressionaram o governo em busca de terra para cultivar e de financiamento de safras. Seus métodos – a invasão de terras públicas ou não cultivadas – tangenciam a ilegalidade, mas, tendo em vista a opressão secular de que foram vítimas e a extrema lentidão dos governos em resolver o problema agrário, podem ser considerados legítimos
CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o longo caminho.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006 (adaptado).
Argumenta-se que as reivindicações apresentadas por movimentos sociais, como o descrito no texto, têm como objetivo contribuir para o processo de
Questão 35 155996
UFT 2015A Constituição brasileira de 1988 prevê no artigo 186 a função social da propriedade rural. Considerando as orientações constitucionais é CORRETO afirmar que a terra no Brasil deve ser:
Questão 73 11144290
UECE 1ª Fase 2023/2Para Nancy Fraser, cientista social norte-americana, as reivindicações dos movimentos sociais por justiça social, a partir do final do século XX, passaram a dividir-se em dois tipos: as reivindicações redistributivas e as de reconhecimento. O primeiro tipo de reivindicações pretende buscar uma distribuição mais justa de recursos materiais e riquezas dentro de uma sociedade. As reivindicações do tipo reconhecimento traçam metas, no geral, que visam, dentre outros fins, a uma sociedade onde se acolha amistosamente as diferenças sociais e culturais.
Considerando esses tipos de reivindicações dos movimentos sociais, avalie as proposições a seguir:
I. O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), no Brasil, fazem parte do tipo de reivindicações redistributivas.
II. O Occupy Wall Street, de 2011, produziu uma reivindicação do tipo reconhecimento nesse distrito financeiro dos EUA, pois lutava contra a disparidade socioeconômica.
III. As organizações dos movimentos negro, feminista e LGBTQIAP + produzem reivindicações redistributivas uma vez que lutam contra discriminações e por igualdade de direitos.
IV. As reivindicações das pessoas com deficiência são do tipo reconhecimento considerando-se que buscam pela inclusão social e por tratamento justo em ambientes como empresas e escolas.
É correto o que se afirma somente em
Pastas
06