Questões de Sociologia - Movimentos Sociais - Movimento LGBTQIA+
16 Questões
Questão 19 8850450
UFT Tarde 2023/1Segundo dados do Relatório elaborado pelo Grupo Gay da Bahia, “300 LGBTQIA+ sofreram morte violenta no Brasil em 2021, 8% a mais do que no ano anterior: 276 homicídios (92%) e 24 suicídios (8%). O Brasil continua sendo o país do mundo onde mais LGBTQIA+ são assassinados: uma morte a cada 29 horas.” (Com adaptação).
Fonte: mortes-violentas-de-lgbt-2021-versao-final.pdf wordpress.com
Esses dados demonstram que concepções baseadas em preconceito e discriminação sobre o grupo LGBTQIA+ acabam acarretando em violência e mortes.
Assinale a alternativa que corresponde à concepção de respeito à diversidade.
Questão 111 12875705
UECE 2ª fase 2ª dia 2022/2As pessoas que não seguem a heteronormatividade dominante e possuem gêneros e sexualidades diferentes não são mais referidas pelas antigas siglas GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes) e LGBT (Lésbicas, Bissexuais e Transexuais). Mais recentemente, criou-se a sigla LGBTQIA+ que engloba uma variedade maior de identidades de gênero e sexualidades para além das já conhecidas. Essa sigla consegue representar hoje, pessoas que são transgêneros, travestis, queer, intersexuais, assexuais, agêneros, demissexuais, dentre outras. Uma das razões para tal mudança é que a mais recente sigla une, de forma mais coerente, tanto gênero como sexualidade, como explica Rita Von Hunty em vídeos do seu canal Tempero Drag no site Youtube.
“Rita em 5 minutos: LGBTQIA+”, Canal Tempero Drag, Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EREoc40JBr8 Acesso em: 25/04/2022
A respeito da recente sigla LGBTQIA+, é correto dizer que
Questão 76 6747073
UECE 1ª Fase 2022/1O tema gênero e sexualidade, atualmente, é mote de muitos debates acalorados e polêmicos na sociedade brasileira. Porém, é forçoso reconhecer a pertinência desses debates a favor de mais inclusão social para o convívio em uma sociedade que deve prezar por valores democráticos como os das liberdades individuais. Em tempo, partindo de uma compreensão geral das ciências sociais, gênero e sexualidade são produtos da relação entre a subjetividade individual (algo que é de cada pessoa) e a cultura (questão coletiva). Assim, o “ser homem”, o “ser mulher” e as orientações sexuais passam pelo crivo intrincado de decisões pessoais e socioculturais. E essa perspectiva das ciências sociais em torno do tema aponta para o melhor convívio nas democracias contemporâneas.
Assim, considerando o tema gênero e sexualidade nas ciências sociais, avalie as proposições a seguir:
I. A sigla LGBTQIA+ procura representar, da forma mais inclusiva possível, os diferentes modos de ser e de se orientar pelo gênero e sexualidade.
II. As livres expressões da sexualidade causam prejuízos para a liberdade sexual de todos aqueles que não se enquadram nessas formas indefinidas de gênero.
III. Nem a cultura nem questões psicológicas conseguem mudar o fato biológico natural que distingue o que significa ser do sexo masculino ou do sexo feminino.
IV. A sociodiversidade de gêneros e de orientações sexuais ainda hoje enfrenta os males dos preconceitos que julgam como anormais as pessoas não heterossexuais.
Está correto o que se afirma somente em
Questão 69 5473824
ENEM PPL 1° Dia 2017No Brasil, assim como em vários outros países, os modernos movimentos LGBT representam um desafio as formas de condenação e perseguição social contra desejos e comportamentos sexuais anticonvencionais associados à vergonha, imoralidade, pecado, degeneração, doença. Falar do movimento LGBT implica, portanto, chamar a atenção para a sexualidade como fonte de estigmas, intolerância, opressão.
SIMÕES, J. Homossexualidade e movimento LGBT: estigma, diversidade e cidadania. In: BOTELHO, A.; SCHWARCZ, L. M. Cidadania, um projeto em construção. São Paulo: Claro Enigma, 2012 (adaptado)
O movimento social abordado justifica-se pela defesa do direito de
Questão 51 156072
UFU 1° Dia 2016/2A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) liberou nesta quarta-feira (25) o uso de todos os banheiros da instituição por qualquer pessoa, conforme o gênero com que se identifica. A iniciativa se deu pela adoção da campanha “Libera meu xixi”, voltada ao combate da transfobia em espaços públicos. Nos próximos dias, banheiros de todo o campus receberão uma placa com a frase “Aqui você é livre para usar o banheiro correspondente ao gênero com que se identifica”.
Disponível em: <http://www.ufjf.br/secom/2015/11/25/libera-meu-xixi-ufjf-lanca-campanha-em-prol-do-respeito-a-diversidade/>.
Para se entender as motivações para o desenvolvimento de uma política pública como a descrita, é necessário saber que:
Questão 73 11144290
UECE 1ª Fase 2023/2Para Nancy Fraser, cientista social norte-americana, as reivindicações dos movimentos sociais por justiça social, a partir do final do século XX, passaram a dividir-se em dois tipos: as reivindicações redistributivas e as de reconhecimento. O primeiro tipo de reivindicações pretende buscar uma distribuição mais justa de recursos materiais e riquezas dentro de uma sociedade. As reivindicações do tipo reconhecimento traçam metas, no geral, que visam, dentre outros fins, a uma sociedade onde se acolha amistosamente as diferenças sociais e culturais.
Considerando esses tipos de reivindicações dos movimentos sociais, avalie as proposições a seguir:
I. O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), no Brasil, fazem parte do tipo de reivindicações redistributivas.
II. O Occupy Wall Street, de 2011, produziu uma reivindicação do tipo reconhecimento nesse distrito financeiro dos EUA, pois lutava contra a disparidade socioeconômica.
III. As organizações dos movimentos negro, feminista e LGBTQIAP + produzem reivindicações redistributivas uma vez que lutam contra discriminações e por igualdade de direitos.
IV. As reivindicações das pessoas com deficiência são do tipo reconhecimento considerando-se que buscam pela inclusão social e por tratamento justo em ambientes como empresas e escolas.
É correto o que se afirma somente em
Pastas
06