
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Sociologia - Movimentos Sociais
Questão 66 1133354
Unichristus 2017/1Em dezembro de 2010, um jovem tunisiano, desempregado, ateou fogo ao próprio corpo como manifestação contra as condições de vida no país. Ele não sabia, mas o ato desesperado, que terminou com a própria morte, seria o pontapé inicial de um movimento. Protestos se espalharam pela Tunísia, levando o presidente Zine el-Abdine Ben Ali a fugir para a Arábia Saudita apenas dez dias depois. Ben Ali estava no poder desde novembro de 1987.
Inspirados no “sucesso” dos protestos na Tunísia, os egípcios foram às ruas. A saída do presidente Hosni Mubarak, que estava no poder havia 30 anos, demoraria um pouco mais. Enfraquecido, ele renunciou dezoito dias depois do início das manifestações populares, concentradas na praça Tahrir (ou praça da Libertação, em árabe), no Cairo, a capital do Egito. Mais tarde, Mubarak seria internado e, mesmo em uma cama hospitalar, seria levado a julgamento.
Disponível em: http://topicos.estadao.com.br/primavera-arabe. Acesso em: 30 de setembro de 2016.
No cenário tratado no texto, as manifestações fazem parte de um processo democrático conhecido como
Questão 129 165452
ENEM PPL 2° Dia 2016Essa história em quadrinhos aborda a padronização da imagem corporal na oontemporaneidade. O fator que pode ser identificado como influenciador do comportamento obsessivo retratado nos quadrinhos é o
Questão 19 101085
ENEM 1° Dia 2015Não nos resta a menor dúvida de que a principal contribuição dos diferentes tipos de movimentos sociais brasileiros nos últimos vinte anos foi no plano da reconstrução do processo de democratização do país. E não se trata apenas da reconstrução do regime político, da retomada da democracia e o do fim do Regime Militar Trata-se da reconstrução ou construção de novos rumos para a cultura do país, do preenchimento de vazios na condução da luta pela redemocratização, constituindo-se como agentes interlocutores que dialogam diretamente com a população e com o Estado.
GOHN, M. G. M. Os sem-terras, ONGs e cidadania. São Paulo: Cortez, 2003 (adaptado).
No processo da redemocratização brasileira, os novos movimentos sociais contribuíram para
Questão 21 101020
ENEM PPL 1° Dia 2012Ao longo dos anos 1990, a luta pelas condições de circulação por parte das pessoas com necessidades especiais foi uma constante na sociedade. Tal mobilização ocasionou ações como o rebaixamento das calçadas, construção de rampas para acesso a pisos superiores, para possibilitar o acesso ao transporte coletivo, entre outras.
SOUZA, M. A. Movimentos sociais no Brasil contemporâneo: participação e possibilidades das práticas democráticas. Disponível em: http://ces.uc.pt. Acesso em: 30 abr. 2010.
As lutas pelo direito à acessibilidade, movidas, principalmente, a partir dos anos de 1990, visavam garantir a
Questão 18 39829
ENEM 1° Dia 2011Na década de 1990, os movimentos sociais camponeses e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos. Na sociedade brasileira, a ação dos movimentos sociais vem construindo lentamente um conjunto de práticas democráticas no interior das escolas, das comunidades, dos grupos organizados e na interface da sociedade civil com o Estado. O diálogo, o confronto e o conflito têm sido os motores no processo de construção democrática.
SOUZA, M. A. Movimentos sociais no Brasil contemporâneo: participação e possibilidades das práticas democráticas. Disponível em: http://www.ces.uc.pt. Acesso em: 30 abr. 2010 (adaptado).
Segundo o texto, os movimentos sociais contribuem para o processo de construção democrática, porque
Questão 65 1101066
FGV-RJ Administração, Economia, C. Sociais e Direito 2019/1Em 2018, circulou nas redes sociais a imagem de uma nota de dois reais com a pergunta "Quem matou Marielle?" carimbada. Tratava-se de uma referência anônima a duas obras famosas do Projeto Cédulas do artista plástico carioca Cildo Meireles. Em 1975, o artista produziu "Quem matou Herzog?", repetindo o seu próprio gesto em 2013, com "Cadê Amarildo?".
Considerando as imagens, analise as afirmações a seguir:
I A escolha de um objeto cotidiano como veículo temporário de obra de arte visa minar o controle das informações pela TV, pelo rádio e pela imprensa escrita, ao burlar clandestinamente a censura.
II O ato de carimbar cédulas do mais baixo valor com indagações de cunho ético permite registrar e divulgar opiniões críticas, ao fazêlas circular de modo abrangente e aleatório.
III A repetição anônima dos gestos de Cildo Meireles reitera a relação entre arte e engajamento político, ao denunciar a impunidade e o assassinato de intelectuais e lideranças populares.
É correto o que se informa em